Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87454 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística |
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Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Ana Cláudia deCabral, Loni GrimmRodrigues, Cassio2012-10-21T20:21:25Z2012-10-21T20:21:25Z20042004208259http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87454Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em LinguísticaNeste estudo, investigaram-se alguns dos processos implicados no ato da leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, evidenciando as diferenças cognitivas individuais, em termos de capacidade da memória de trabalho, como agentes no processamento e na compreensão do texto escrito. Para conduzir a pesquisa, trabalhou-se com 40 participantes, estudantes do Curso de Letras da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Aplicaram-se principalmente quatro instrumentos de coleta de dados: 1) teste de amplitude da memória de trabalho vinculado a uma tarefa de processamento específica e dependente, para mensurar a capacidade deste sistema de memória na leitura # reading span test # (DANEMAN; CARPENTER, 1980; TURNER; ENGLE, 1989); 2) teste de amplitude da memória de trabalho independente de estratégias relacionadas a atividades específicas, para mensurar a capacidade geral deste sistema de memória # operation-word span test # (TURNER; ENGLE, 1989); 3) técnica dos protocolos verbais, para analisar os processos monitorados e verbalizados de leitura (ERICSSON; SIMON, 1993); e 4) teste de competência em leitura, para examinar aspectos relativos à identificação e recuperação da informação, interpretação e reflexão, com ênfase nas metáforas pedagógicas que constituem o cerne do texto (BRASIL, 2001; KIRSCH, 2001; ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT, 1999, 2002). Os dados obtidos foram analisados por meio dos pacotes estatísticos SPSS (Statistical Package for Social Science) e SPAD (Système Portable pour l'Analyse Données). Confirmando as hipóteses de pesquisa, os resultados indicaram forte correlação significativa entre a compreensão da metáfora deliberada e a compreensão do texto, e moderada correlação significativa entre capacidade de memória de trabalho e a competência em leitura geral e específica à metáfora. No tocante aos dados dos protocolos verbais, analisados em termos exploratórios, observaram-se comportamentos semelhantes dos participantes quanto à abordagem estratégica do texto, o que possibilitou o agrupamento dos indivíduos em cinco classes. Relacionando essas classes, constituídas a partir da configuração de estratégias de leitura, às estimativas de capacidade de memória de trabalho e à competência em leitura, observou-se que apenas as classes de maior e menor desempenho se diferenciaram das médias gerais.231 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCLinguisticaPsicolinguisticaLeituraCompreensao na leituraMetaforaMemoriaProcessamento da informacao humanaLeitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL208259.pdfapplication/pdf1024489https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87454/1/208259.pdf15721c39a6d0c54c8ce2dcb8fd0393aaMD51TEXT208259.pdf.txt208259.pdf.txtExtracted Texttext/plain413720https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87454/2/208259.pdf.txtaf8c7b9f469b4b230ca55c1c0ddb523eMD52THUMBNAIL208259.pdf.jpg208259.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1029https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87454/3/208259.pdf.jpg5bbce9ee018da57f0fd83aca7e9a0d24MD53123456789/874542013-05-03 15:41:53.341oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87454Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T18:41:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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