Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_841e3f83bd85a0907bef4f5f5494d894 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87058 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMangili, Silvia HelenaRodriguez Martins, Alejandro2012-10-21T14:02:14Z2012-10-21T14:02:14Z20042004224582http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem como objetivo a proposição de um modelo de design educacional para o ensino de graduação presencial com disciplinas na modalidade à distância. Com base na pesquisa realizada e nas necessidades dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, criou-se um modelo de design fundamentado principalmente na união dos princípios pedagógicos Construtivista de Boyle, Colaborativa de Paas, e das oito Dimensões do E-learning propostas por Khan. O modelo apresenta um ambiente que dá ao aluno a oportunidade de construir seu conhecimento, ao mesmo tempo em que, colabora e interage com os demais atores envolvidos no processo, tendo ainda o acesso a outros autores além daqueles indicados na disciplina, isto dentro de uma estrutura totalmente integrada em oito dimensões institucionais. Permite que o professor realize o planejamento da disciplina não como apenas um transmissor, mas como um mediador do conhecimento. Possibilita ao tutor e monitor o acompanhamento e evolução do aluno a partir da gerência do tempo. Também, elaborou-se um protótipo do modelo para sua aplicação nas disciplinas EAD no curso de Ciência de Computação tendo como base a disciplina de teoria dos grafos ; um estudo comparativo do funcionamento da mesma na modalidade presencial e à distância é apresentado como estudo de caso parcial a organização do conteúdo da disciplina de teoria dos grafos do curso de ciência da computação presencial da UNISUL, campus Araranguá, Santa Catarina. Concluiu-se que o modelo de design aqui proposto possibilitou a criação de um ambiente de aprendizagem integrado para conteúdos, exercícios, pesquisa e interação com meio acadêmico, evitando os trabalhos em duplicidade por parte dos atores envolvidos. Anda permite ao professor autor planejar e organizar sua disciplina de forma que o aluno possa construir seu conhecimento dentro de sua disponibilidade de tempo, sem precisar obedecer uma ordem de conteúdo estabelecida pelo professor, método comumente utilizado no ensino tradicional.135 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAmbiente de sala de aulaTecnologia educacionalEnsino a distanciaAvaliaçãoAnálise de interação em educaçãoComunicação na educaçãoModelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL224582.pdfapplication/pdf2274742https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/1/224582.pdf745bba6f770bbfabf77a1565b1b139e0MD51TEXT224582.pdf.txt224582.pdf.txtExtracted Texttext/plain290765https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/2/224582.pdf.txtcfe359744c4128b1daf64efcb8f1792bMD52THUMBNAIL224582.pdf.jpg224582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/3/224582.pdf.jpg3e133e172ac129cdc6a7ec1b8c119f64MD53123456789/870582013-05-01 08:37:39.09oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87058Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T11:37:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
title |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
spellingShingle |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial Mangili, Silvia Helena Engenharia de produção Ambiente de sala de aula Tecnologia educacional Ensino a distancia Avaliação Análise de interação em educação Comunicação na educação |
title_short |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
title_full |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
title_fullStr |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
title_full_unstemmed |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
title_sort |
Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial |
author |
Mangili, Silvia Helena |
author_facet |
Mangili, Silvia Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mangili, Silvia Helena |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro |
contributor_str_mv |
Rodriguez Martins, Alejandro |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ambiente de sala de aula Tecnologia educacional Ensino a distancia Avaliação Análise de interação em educação Comunicação na educação |
topic |
Engenharia de produção Ambiente de sala de aula Tecnologia educacional Ensino a distancia Avaliação Análise de interação em educação Comunicação na educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-21T14:02:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-21T14:02:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
224582 |
identifier_str_mv |
224582 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
135 f.| il., grafs. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/1/224582.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/2/224582.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/3/224582.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
745bba6f770bbfabf77a1565b1b139e0 cfe359744c4128b1daf64efcb8f1792b 3e133e172ac129cdc6a7ec1b8c119f64 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805309216522240 |