Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangili, Silvia Helena
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_841e3f83bd85a0907bef4f5f5494d894
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87058
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMangili, Silvia HelenaRodriguez Martins, Alejandro2012-10-21T14:02:14Z2012-10-21T14:02:14Z20042004224582http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem como objetivo a proposição de um modelo de design educacional para o ensino de graduação presencial com disciplinas na modalidade à distância. Com base na pesquisa realizada e nas necessidades dos atores envolvidos no processo de aprendizagem, criou-se um modelo de design fundamentado principalmente na união dos princípios pedagógicos Construtivista de Boyle, Colaborativa de Paas, e das oito Dimensões do E-learning propostas por Khan. O modelo apresenta um ambiente que dá ao aluno a oportunidade de construir seu conhecimento, ao mesmo tempo em que, colabora e interage com os demais atores envolvidos no processo, tendo ainda o acesso a outros autores além daqueles indicados na disciplina, isto dentro de uma estrutura totalmente integrada em oito dimensões institucionais. Permite que o professor realize o planejamento da disciplina não como apenas um transmissor, mas como um mediador do conhecimento. Possibilita ao tutor e monitor o acompanhamento e evolução do aluno a partir da gerência do tempo. Também, elaborou-se um protótipo do modelo para sua aplicação nas disciplinas EAD no curso de Ciência de Computação tendo como base a disciplina de teoria dos grafos ; um estudo comparativo do funcionamento da mesma na modalidade presencial e à distância é apresentado como estudo de caso parcial a organização do conteúdo da disciplina de teoria dos grafos do curso de ciência da computação presencial da UNISUL, campus Araranguá, Santa Catarina. Concluiu-se que o modelo de design aqui proposto possibilitou a criação de um ambiente de aprendizagem integrado para conteúdos, exercícios, pesquisa e interação com meio acadêmico, evitando os trabalhos em duplicidade por parte dos atores envolvidos. Anda permite ao professor autor planejar e organizar sua disciplina de forma que o aluno possa construir seu conhecimento dentro de sua disponibilidade de tempo, sem precisar obedecer uma ordem de conteúdo estabelecida pelo professor, método comumente utilizado no ensino tradicional.135 f.| il., grafs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAmbiente de sala de aulaTecnologia educacionalEnsino a distanciaAvaliaçãoAnálise de interação em educaçãoComunicação na educaçãoModelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL224582.pdfapplication/pdf2274742https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/1/224582.pdf745bba6f770bbfabf77a1565b1b139e0MD51TEXT224582.pdf.txt224582.pdf.txtExtracted Texttext/plain290765https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/2/224582.pdf.txtcfe359744c4128b1daf64efcb8f1792bMD52THUMBNAIL224582.pdf.jpg224582.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1276https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/3/224582.pdf.jpg3e133e172ac129cdc6a7ec1b8c119f64MD53123456789/870582013-05-01 08:37:39.09oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87058Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T11:37:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
title Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
spellingShingle Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
Mangili, Silvia Helena
Engenharia de produção
Ambiente de sala de aula
Tecnologia educacional
Ensino a distancia
Avaliação
Análise de interação em educação
Comunicação na educação
title_short Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
title_full Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
title_fullStr Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
title_full_unstemmed Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
title_sort Modelo de design educacional para disciplina na modalidade EAD em cursos de graduação presencial
author Mangili, Silvia Helena
author_facet Mangili, Silvia Helena
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mangili, Silvia Helena
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
contributor_str_mv Rodriguez Martins, Alejandro
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Ambiente de sala de aula
Tecnologia educacional
Ensino a distancia
Avaliação
Análise de interação em educação
Comunicação na educação
topic Engenharia de produção
Ambiente de sala de aula
Tecnologia educacional
Ensino a distancia
Avaliação
Análise de interação em educação
Comunicação na educação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2004
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-21T14:02:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-21T14:02:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 224582
identifier_str_mv 224582
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 135 f.| il., grafs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/1/224582.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/2/224582.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/87058/3/224582.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 745bba6f770bbfabf77a1565b1b139e0
cfe359744c4128b1daf64efcb8f1792b
3e133e172ac129cdc6a7ec1b8c119f64
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805309216522240