O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Rodrigo de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182741
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
id UFSC_8b36a578895363d19f1990c02814d0f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182741
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Carlos Rodrigo deOliveira, Leandra Cristina de2018-01-16T03:23:42Z2018-01-16T03:23:42Z2017348932https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182741Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.Com o objetivo de discutir o tratamento e/ou potencialidades para uma abordagem intercultural, este estudo, vinculado à Linguística Aplicada, analisa três das oito disciplinas de Língua Espanhola do Curso de Letras Espanhol na modalidade Educação a Distância, 2ª edição, da Universidade Federal de Santa Catarina. A partir da coleta dos Materiais digitais e das ementas dessas disciplinas no ambiente virtual de cada uma, e seguindo metodologia de base qualitativa, a análise acontece em torno de três questões: (i) Quais proposições didáticas e/ou potencialidades para uma abordagem intercultural são observadas nas disciplinas de Língua Espanhola? (ii) Como acontece, ou poderia acontecer, a articulação entre língua e a cultura nesse contexto do curso? (iii) Quais representações culturais, estereotipadas ou não, predominam sobre os países hispano-falantes? Assentados nos aprofundamentos teóricos sobre conceitos como ?língua?, ?cultura?, ?identidade? e ?interculturalidade?, a pesquisa aponta que as disciplinas Língua Espanhola IV e Língua Espanhola VIII, mesmo tendo ementas mais rígidas, oferecem atividades explicitamente interculturais, enquanto a Língua Espanhola I, com ementa mais maleável, apresenta apenas atividades com potencial para tal abordagem. Mostra também que há um engajamento nas três disciplinas em apresentar a língua em seu uso social, porém a sua relação com a cultura só fica mais evidenciada em atividades das disciplinas IV e VIII. No que se refere às representações culturais, aponta a predominância de representações nacionais na Disciplina I, a qual traz: a Salsa como ritmo de Cuba, Flamenco da Espanha e Tango da Argentina; o Día de los Muertos como festa popular do México, e o Carnaval de Oruro da Bolívia; a Isla de Pascua no Chile e Machu Picchu no Peru representando o Turismo Cultural desses países; e Fernando Botero e Eduardo Galeano como grandes nomes da arte e literatura colombiana e uruguaia respectivamente.Abstract : With the aims to discussing the intercultural approach treatment and/or potencialities, this study, linked to Applied Linguistics, analyzes three of the eight disciplines of the Spanish Language of the Spanish Language Course Distance education, 2º edition, of the Santa Catarina Federal University. Starting at digital materials collected and those menu disciplines in the virtual environment of each one, and following a methodology of qualitative basis, the analysis was around of three questions: (i) Which for a intercultural approach didactics propositions and/or potentialities are observed in the Spanish Language Disciplines? (ii) How, or could, it be happening the language and culture articulation in this course context? (iii) Which cultural representations, stereotyped or not, predominate over the speaking-Spanish countries? this research indicate that Spanish Language IV and Spanish Language VIII disciplines, even though they have more rigid syllabus, offer intercultural activities explicitly, as long Spanish Language I, with more malleable syllabus, presents just activities with such aproach potential. It also shows that there is an engagement in the three disciplines in to present the language in its social use, but the culture relationship is only more evident in the IV and VIII discipline activities. Regarding cultural representations, indicates that cultural national representations predominance in Discipline I, which brings: The salsa as rhythm cuban, Flamenco of Spain and Tango of Argentina; the "dead's day" as the popular festival in Mexico, and the Carnaval in the Bolívia Oruro; The Pascoa island in Chile and Machu Picchu in Peru representing the Cultural Turism of these countries; and Fernando Botero and Eduardo Galeno as biggest names in colombian and Uruguayan art and literature, respectively.143 p.| il.porLingüísticaEducação multiculturalLíngua espanholaEstudo e ensinoEnsino à distânciaO ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL348932.pdfapplication/pdf1848666https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/182741/1/348932.pdfcd935ed2f4615cc3633aea40e6d68a25MD51123456789/1827412018-01-16 01:23:43.05oai:repositorio.ufsc.br:123456789/182741Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-16T03:23:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
title O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
spellingShingle O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
Oliveira, Carlos Rodrigo de
Lingüística
Educação multicultural
Língua espanhola
Estudo e ensino
Ensino à distância
title_short O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
title_full O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
title_fullStr O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
title_full_unstemmed O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
title_sort O ensino de espanhol em um curso de letras EaD: uma análise a partir da perspectiva da interculturalidade
author Oliveira, Carlos Rodrigo de
author_facet Oliveira, Carlos Rodrigo de
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Carlos Rodrigo de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Leandra Cristina de
contributor_str_mv Oliveira, Leandra Cristina de
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Lingüística
Educação multicultural
Língua espanhola
Estudo e ensino
Ensino à distância
topic Lingüística
Educação multicultural
Língua espanhola
Estudo e ensino
Ensino à distância
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-16T03:23:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-01-16T03:23:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182741
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 348932
identifier_str_mv 348932
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 143 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/182741/1/348932.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd935ed2f4615cc3633aea40e6d68a25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805409675345920