Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes

Bibliographic Details
Main Author: Silva, Liudmila de Andrade Bezerra da Costa
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFSC
Download full: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133090
Summary: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015
id UFSC_8ee85cc013c3585668dba4c0a9295167
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133090
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Liudmila de Andrade Bezerra da CostaFarias, Gelcemar Oliveira2015-05-26T04:08:47Z2015-05-26T04:08:47Z2015333882https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133090Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015O presente estudo buscou contribuir com o avanço na formação inicial, no que se refere aos conhecimentos sobre a ginástica. O objetivo geral foi analisar o conhecimento dos docentes sobre a GPT nos cursos de formação inicial em Educação Física de Universidades da Grande Florianópolis. Para tanto foi necessário: realizar uma revisão sistemática dos estudos primários que abordam a ginástica na formação inicial em Educação Física; identificar a GPT como conteúdo nos planos de ensino de disciplinas ministradas nos cursos de bacharelado e de licenciatura em Educação Física na Grande Florianópolis/SC; identificar as fontes de conhecimentos dos docentes que ministram disciplinas de ginástica e apresentam a GPT como conteúdo na formação inicial em Educação Física na Grande Florianópolis/SC e constatar as estratégias pedagógicas adotadas e relatadas pelos docentes na abordagem do conteúdo GPT na formação inicial em Educação Física. Esta investigação caracteriza-se como aplicada, de abordagem qualitativa, descritiva com procedimento técnico empírico. Fizeram parte da mesma dois docentes universitários que ministram disciplinas de Ginástica e/ou disciplinas as quais uma ou mais unidades didática estejam relacionadas a GPT, nos cursos de formação Inicial em Educação Física (licenciatura e bacharelado) de Universidades públicas e privadas da Região da Grande Florianópolis. Para coleta de informação foi utilizada a entrevista semiestruturada com os docentes e os planos de ensino das disciplinas de ginásticas das Universidades investigadas. Na análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) para os dados qualitativos. Os resultados mostraram que dos dez estudos primários que abordam a Ginástica nos curso de formação inicial em Educação Física todos apresentam limitações quanto à sua prática nos distintos campos de intervenção. Quanto ao conhecimento da GPT na formação em Educação Física, verificou-se uma produção do conhecimento pouco recente e limitada no contexto escolar e em grupos universitários de IES. Em relação as disciplinas de ginástica e planos de ensino, somente três das 13 disciplinas analisadas apresentaram elementos da GPT como conteúdo de ensino. Sobre o conhecimento dos docentes, encontrou-se como categorias de análise: experiências formativas anteriores, formação inicial, conhecimento do conteúdo, experiência profissional, fontes do conhecimento e estratégias metodológicas. Concluiu-se que o conhecimento dos docentes que ministram disciplinas de Ginástica nos cursos de formação inicial em Educação Física da Grande Florianópolis acerca da GPT está sustentado na ideia da Ginástica em Geral, pois não utilizaram-se de elementos específicos e atualizados da modalidade ao conceituá-la. E, quanto às fontes de conhecimento, suas lembranças relatadas se dão a partir de experiências práticas do período da Educação Física escolar na educação básica, na formação inicial em Educação Física com as aulas de Ginástica e nos estágios obrigatórios em escolas, além de utilizarem como recursos metodológicos de ensino vídeos de ginástica disponíveis em sites de livre circulação e a proposição de coreografias montadas por subgrupos de discentes.<br>Abstract : This study aimed to contribute to the advancement graduation, with regard to knowledge of gymnastics. The general objective was to analyze the knowledge of teachers on the GFA in the graduation courses in Universities of Physical Education in Florianopolis. Therefore it was necessary: identify the GFA as content in educational disciplines plans taught in the graduation courses in Physical Education in Florianopolis/SC; identify the sources of knowledge of teachers who teach gymnastics disciplines and have the GFA as content in Physical Education graduation in Florianópolis / SC and note pedagogical strategies adopted and reported by teachers about GFA content approach in the Physical Education graduation. This research is characterized as applied, qualitative, descriptive approach with empirical technical procedure. Were part of the same, university teachers who teach gymnastics disciplines and / or disciplines which one or more didactic units are related to GFA in the Physical Education graduation from public and private universities in Florianópolis. For collecting information was used semistructured interviews with teachers and teaching plans of gymnastics disciplines from the investigated Universities. For data analysis was used the content analysis (BARDIN, 2011) for qualitative data. Results showed that the ten primary studies addressing Gymnastics at the Physical Education graduation, all have limitations as to their practice in the different areas of intervention. As for knowledge of the GFA Physical Education graduation, it was found that knowledge production is somewhat recent and limited in the school context and in university groups in HEIs. Regarding the gymnastics disciplines and plans / teaching programs, only three of the 13 disciplines have submitted elements of GFA as a teaching content. About the teachers knowledge, were found as categories of analysis: previous formative experiences, graduation, content knowledge, professional experience, knowledge sources and methodological strategies. It was concluded that teachers knowledge who teach gymnastics disciplines in Physical Education graduation courses ofFlorianópolis about the GFA is supported on an idea in the General Gymnastics, because they were not used specific and updated elements of the modality to conceptualize it. And as for the sources of knowledge, their reported reminders are given from practical experiences of the period of physical education school, basic education and Physical Education graduation with the gymnastics disciplines and required internships in schools, besides using as methodological teaching resources some GFA available videos on free movement sites and choreography proposition developed by students subgroups.159 p.| il., tabs.porEducação físicaProfessores de educação fisicaFormaçãoFlorianopolis, Regiao Metropolitana de (SC)GinasticaGinástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL333882.pdfapplication/pdf963634https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133090/1/333882.pdf68905c34cf13ee1eaf398b0fa3cb88c2MD51123456789/1330902016-03-07 15:57:23.639oai:repositorio.ufsc.br:123456789/133090Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
title Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
spellingShingle Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
Silva, Liudmila de Andrade Bezerra da Costa
Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Florianopolis, Regiao Metropolitana de (SC)
Ginastica
title_short Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
title_full Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
title_fullStr Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
title_full_unstemmed Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
title_sort Ginástica para todos na formação inicial em educação física na Grande Florianópolis-SC: o conhecimento dos docentes
author Silva, Liudmila de Andrade Bezerra da Costa
author_facet Silva, Liudmila de Andrade Bezerra da Costa
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Liudmila de Andrade Bezerra da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Gelcemar Oliveira
contributor_str_mv Farias, Gelcemar Oliveira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Florianopolis, Regiao Metropolitana de (SC)
Ginastica
topic Educação física
Professores de educação fisica
Formação
Florianopolis, Regiao Metropolitana de (SC)
Ginastica
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-26T04:08:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-26T04:08:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133090
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 333882
identifier_str_mv 333882
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 159 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/133090/1/333882.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 68905c34cf13ee1eaf398b0fa3cb88c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805470522114048