Maturidade em gestão do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Mileide Marlete Ferreira Leal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122986
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
id UFSC_b14e07393b103e16e8a3631057c9e935
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122986
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSabino, Mileide Marlete Ferreira LealCosta, Alexandre Marino2014-08-06T17:38:53Z2014-08-06T17:38:53Z2013322008https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122986Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.O objetivo deste estudo é o de realizar um diagnóstico do grau de maturidade em gestão do conhecimento na Tutoria dos Cursos de Graduação na modalidade a distância do Departamento de Ciências da Administração da UFSC. Nas universidades a Gestão do Conhecimento (GC) permite que uma organização esteja ciente do conhecimento individual e coletivo que permeia toda sua estrutura, para que possa fazer uso mais eficaz do conhecimento que possui, afinal, são ativos intelectuais. Este estudo aborda o Modelo de Gestão do Conhecimento e sua maturidade, como sendo fundamentais para a evolução dos processos e para o alcance dos resultados na organização. Esta pesquisa buscou realizar uma auto-avaliação do grau de maturidade em Gestão do Conhecimento utilizando o Instrumento para Avaliação da GC na Administração Pública de Batista (2012) e com base nesta auto-avaliação, identificou-se os pontos fortes e oportunidades de melhoria em GC na Tutoria, elaborou-se um Business Case justificando a importância da GC para a Tutoria e por fim, foi proposto ações de gestão do conhecimento para a Tutoria. Este trabalho é decorrente de um estudo de caso com abordagem quantitativa e qualitativa, caracterizando-se, ainda, como uma pesquisa descritiva e aplicada, baseada em uma estrutura teórica e conceitual pertinente ao tema. Aplicou-se um questionário com 43 questões para toda a equipe da Tutoria a fim de identificar a maturidade em GC através da análise de sete critérios: liderança em GC, processo, pessoas, tecnologia, processo de GC, aprendizagem e inovação e resultados de GC. A análise das respostas demonstra que a maioria dos critérios está com o nível baixo de maturidade em GC, com exceção do critério da tecnologia, que se apresentou em primeira colocação em todas as respostas. Os resultados da pesquisa quantitativa mostram um diagnóstico sobre a maturidade emGestão do Conhecimento, apontam os pontos fortes e oportunidades de melhorias da GC, proporcionado uma orientação quanto às ações e iniciativas para a implementação e desenvolvimento de um futuro Modelo de GC para a Tutoria. <br>Abstract : The aim of this study is to perform a diagnosis of the degree of maturity in knowledge management in the tutoring of undergraduate programs in distance Department of Management Sciences, UFSC. Universities in Knowledge Management (KM ) allows an organization to be aware of individual and collective knowledge that permeates the whole structure , so you can make more effective use of the knowledge he has, after all, are intellectual assets . This study addresses the Model for Knowledge Management and its maturity, as fundamental to the evolution of processes and the achievement of results in the organization. This research aimed to conduct a self -assessment of the degree of maturity in Knowledge Management using the Instrument for Assessment of KM in Public Administration Batista (2012) and based on this self -assessment, we identified the strengths and opportunities for improvement in tutoring in GC, elaborated a Business Case justifying the importance of KM for Mentoring and finally proposed management actions for the tutoring knowledge. This work is the result of a case study with quantitative and qualitative approach, characterized also as a descriptive and applied, based on a theoretical and conceptual framework relevant to the topic . We applied a questionnaire with 43 questions for the whole team to identify Tutoring maturity in GC by examining seven criteria: leadership in GC, process, people, technology, process GC, learning and innovation, and results of GC. The analysis of the replies shows that most of the criteria is the low level of maturity in GC, with the exception of the criterion of technology which is presented in first place in all responses. The survey results show a quantitative diagnosis of maturity in knowledge management, point out the strengths and opportunities for improvement of the GC, provided guidance as to theactions and initiatives for the implementation and development of a future model GC for tutoring.197 p.| il., grafs., tabs.porAdministraçãoEnsino a distanciaSanta CatarinaGestão do conhecimentoMaturidade em gestão do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL322008.pdfapplication/pdf2442655https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122986/1/322008.pdf7ccf77ebefd45c656ee92d3c578f9746MD51123456789/1229862014-08-06 14:38:53.263oai:repositorio.ufsc.br:123456789/122986Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:38:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Maturidade em gestão do conhecimento
title Maturidade em gestão do conhecimento
spellingShingle Maturidade em gestão do conhecimento
Sabino, Mileide Marlete Ferreira Leal
Administração
Ensino a distancia
Santa Catarina
Gestão do conhecimento
title_short Maturidade em gestão do conhecimento
title_full Maturidade em gestão do conhecimento
title_fullStr Maturidade em gestão do conhecimento
title_full_unstemmed Maturidade em gestão do conhecimento
title_sort Maturidade em gestão do conhecimento
author Sabino, Mileide Marlete Ferreira Leal
author_facet Sabino, Mileide Marlete Ferreira Leal
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Mileide Marlete Ferreira Leal
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Alexandre Marino
contributor_str_mv Costa, Alexandre Marino
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Ensino a distancia
Santa Catarina
Gestão do conhecimento
topic Administração
Ensino a distancia
Santa Catarina
Gestão do conhecimento
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-06T17:38:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-08-06T17:38:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122986
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 322008
identifier_str_mv 322008
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/122986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 197 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/122986/1/322008.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ccf77ebefd45c656ee92d3c578f9746
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805137266835456