Inovação social digital: mapas conceituais baseados em uma abordagem integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Aline Cristina Antoneli de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192771
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Aline Cristina Antoneli deBaldessar, Maria JoséDandolini, Gertrudes Aparecida2019-01-05T03:01:53Z2019-01-05T03:01:53Z2018354990https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192771Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2018.Há, atualmente, um grande movimento de empreendedores e inovadores da sociedade civil que está desenvolvendo soluções digitais inspiradoras para os desafios sociais. Convencionou-se denominar de inovações sociais digitais a estas novas soluções habilitadas para as TIC s, que atendem simultaneamente a uma necessidade social mais efetivamente do que a solução existente, aumentando a capacidade dos cidadãos de agir. Ao perceber o estabelecimento de conceitos referentes à Inovação Social Digital (ISD) e ao realizar buscas iniciais sobre fundamentos que estabelecessem uma relação teórica entre a Inovação Social e a cultura digital, surgiu a necessidade de buscar um referencial que dê suporte teórico à emergente área da ISD. Inserida na área de concentração Mídia e Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC), na linha de Pesquisa Mídia e Disseminação do Conhecimento, a presente pesquisa objetiva, portanto, identificar referenciais teóricos que possibilitem fundamentar pesquisas em ISD, buscando compreender quais são os temas trabalhados nas publicações científicas selecionadas que tratam do assunto. Em uma abordagem integrativa de conceitos, utilizando métodos e ferramentas como revisão integrativa, análise temática e mapa conceitual, a pesquisa apresenta a convergência de temáticas referentes à Inovação Social, Inovação Digital, aspectos e comportamentos da cultura digital, que podem fundamentar teoricamente a Inovação Social Digital. Como resultados, foram estruturados mapas conceituais, que localizaram teoricamente a Inovação Social e as definições sobre Inovação Digital, como sendo termos definidores da Inovação Social Digital. Os referenciais teóricos levantados apresentaram também os aspectos da inteligência coletiva, com os comportamentos da era digital como colaboração, engajamento, cooperação e cocriação, juntamente com a infraestrutura do ciberespaço como local híbrido onde as inovações sociais digitais ocorrem. Por abordar aspectos teóricos referentes à ISD, esta pesquisa poderá contribuir com pesquisas empíricas que tratem de iniciativas sociais digitais no Brasil e no mundo.Abstract : We see, nowadays, a great movement of entrepreneurs and innovators from civil society who are developing digital solutions that are inspiring for social challenges. It is conventionally to call these new ICT-enabled solutions as digital social innovations, which simultaneously meet a social need more effectively than the existing solution, increasing the capacity of citizens to act. When we realized the establishment of new concepts related to Digital Social Innovation (DSI) and conducting initial research on foundations that established a theoretical relationship between Social Innovation and digital culture, we need arose to seek the fundamentals reference that supports the emerging area of DSI. This research belongs to the Media and Knowledge area of the Postgraduate Program in Engineering and Knowledge Management (PPGEGC), in the line of Media Research and Dissemination of Knowledge. It aims to identify the fundamentals referential that allows to base researches in DSI, trying to understand which are the subjects worked in the scientific publications that deal with the subject. In an integrative approach of concepts, using methods and tools such as integrative review, thematic analysis and conceptual map, the research presents the convergence of themes related to Social Innovation, Digital Innovation, aspects and behaviors of digital culture. According to Ayesterán (2011) and Moulaert and Van Dyck (2013) and the definitions on Digital Innovation, proposed by Yoo (2010) and Yoo et. al (2010), as the baseline of definition of Digital Social Innovation. As results, conceptual maps were structured, which theoretically located Social Innovation and the definitions on Digital Innovation, as defining terms of Digital Social Innovation. The theoretical references raised also present the aspects of collective intelligence, with the behaviors of the digital era such as collaboration, engagement, cooperation and co-creation, together with the infrastructure of cyberspace as a hybrid place where digital social innovations occurBy addressing theoretical aspects related to ISD, this research would contribute with empirical research that addresses digital social initiatives in Brazil and in the world.138 p.| il.porGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoCultura digitalInovaçãoInovação social digital: mapas conceituais baseados em uma abordagem integrativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0529-D.pdfPEGC0529-D.pdfapplication/pdf2411627https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/192771/-1/PEGC0529-D.pdfcf8992ad0715d313e087a9aadd95186bMD5-1123456789/1927712019-01-05 01:01:53.359oai:repositorio.ufsc.br:123456789/192771Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-01-05T03:01:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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