Trajetórias negras e racismos: memórias da convivência inter-racial na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sandra Tanhote
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215891
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSousa, Sandra TanhoteLeite, Ilka Boaventura2020-10-21T21:23:14Z2020-10-21T21:23:14Z2020369960https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215891Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2020.O presente trabalho procurou trazer um debate sobre racismo, enfocando esse fenômeno nas experiências infantis com base nas memórias de sujeitos adultos de como se deram seus primeiros contatos com o racismo quando ainda crianças. Busca também problematizar a persistência desse fenômeno e suas complexidades, olhando para como ele ocorre cotidianamente mesmo quando não é percebido e como se renova no meio social, tomando algumas referências teóricas fundadoras, como a noção de dupla consciência de Willian Edward Burghardt Du Bois (1935) e mais recentemente, o debate sobre racismo cotidiano de Grada Kilomba (2019). No primeiro capítulo a dissertação aborda a questão da racialização e seus intercruzamentos, enquanto questão identitária, de gênero e sobretudo do racismo vivido na infância por sujeitos negros. Faz algumas ponderações sobre as memórias de racismo acionadas para debater a questão atual, como ela emerge através da internet, considerando o papel da estética e da emotividade. O segundo capítulo traz algumas vozes negras a partir de suas memórias sobre os primeiros contatos com o racismo e propõe pensá-las a partir de narrativas pessoais (as que emergem de conversas\entrevistas presenciais) e narrativas públicas (as que são divulgadas através de publicações e se tornam discursos públicos). Como duas dimensões que se interconectam e dialogam, essas percepções dos sujeitos permitem recuperar as memórias sobre o racismo na infância. No terceiro capítulo o trabalho procura abordar o papel da memória de maneira mais geral, discutindo o racismo, o antirracismo na diáspora africana e as memórias suprimidas pela narrativa hegemônica. Nas considerações finais, alguns pontos importantes sobre a temática do racismo são retomados para chegar a algumas das muitas indagações que a pesquisa suscitou.Abstract : The current work has sought to bring about a debate on racism, focusing on the phenomenon of children's experiences based on memories of adult subjects of how they got along with their first contacts with racism when they were still children. It draws its conceptual framework from founding theoretical concepts such as William Edward Burkhart Du Bois' (1935) \"double consciousness\" and \"everyday racism\" by Grada Kilomba (2019). It seeks to problematize and examine its occurrences and persistence in our daily existence and its complexities, even when they go unnoticed, and how it reproduces itself in the social milieu. Chapter one examines racism and its intersection, particularly in terms of gender identity, and, above all, how it emerges during the childhood of pter two focuses on the recollection of the subjects' first encounter with racism, emerging from conversations and interviews held with them, as well as from public discourse appearing through various publications that, eventually, constitute part of the public opinion. These two discourses - that of the childhood memories together with the common sense - are analyzed as two elements that intercept and enter into conversation, allowing us to recuperate those memories of first encounter with racism. In chapter three, the dissertation engages the role of memory in a more general way and discusses racism and anti-racism in the African diaspora, as well as the memories erased by the hegemonic narrative. In the final chapter, some key points about racism are revisited in order to underscore some of the many questions raised by and in the dissertation.110 p.| il.porAntropologia socialRacismoInfânciaCrianças negrasAntirracismoTrajetórias negras e racismos: memórias da convivência inter-racial na infânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPASO0525-D.pdfPASO0525-D.pdfapplication/pdf1286507https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215891/-1/PASO0525-D.pdfe90983018d9436f5c073e350573fcd44MD5-1123456789/2158912020-10-21 18:23:14.251oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215891Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:23:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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