Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felippe, Maíra Longhinotti
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93842
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
id UFSC_e020797573dc70c200f865d29f22019f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93842
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFelippe, Maíra LonghinottiKuhnen, Ariane2012-10-25T03:55:33Z2012-10-25T03:55:33Z2012-10-25T03:55:33Z287063http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93842Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010Inserido no contexto da violência escolar, o vandalismo reúne um conjunto de atos de agressão contra o patrimônio construído que acarreta prejuízos de ordem financeira, sócio-cultural e educacional. Desse modo, este estudo objetivou identificar características físicas e psicossociais do ambiente da escola que se relacionam à prática do cuidado com a edificação. Adotou delineamento de métodos mistos, empregou estratégia de investigação qualitativa-quantitativa e assumiu perfil descritivo. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública em Florianópolis, Santa Catarina, ao longo de duas etapas: (a) levantamento do estado de conservação e das características de projeto das instalações; (b) administração de questionário auto-aplicável em situação coletiva. Quinhentos e oito estudantes da sétima série do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio responderam ao questionário. O tratamento de dados envolveu análise estatística descritiva e relacional, com auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences, e análise de conteúdo temático-categorial. Além de um conjunto de cognições positivamente valorizadas por estudantes acerca de espaços escolares, foram considerados atributos relacionados ao cuidado com a edificação: as condições espaciais para a vigilância; a possibilidade de construção de uma identidade de lugar; o tempo de contato com o mesmo ambiente; o estado de conservação das instalações; a definição de propriedade do espaço; os tipos de materiais de revestimentos; além de características associadas à pessoa e ao ambiente social, como sexo, motivação intrínseca e sentimentos de raiva ou insatisfação. Seus resultados confirmaram as hipóteses de que tanto o cuidado ambiental, como a experiência de apego ao lugar ocorrem em contextos de características específicas, e que o apego ao lugar é um preditor de cuidado com o ambiente.In the school violence context, vandalism means a set of aggression acts against the built heritage which entails educational, financial and cultural damages. In this way, this work has aimed the identification of physical and psychosocial features of the school environment which are related with the care of the built environment. The research used mixed methods, qualitative and quantitative research strategy, assuming the descriptive profile. It was carried out in a public school of Florianópolis, Santa Catarina, in two steps: (a) evaluation of the conservation state and of the design features of the installations; (b) administration of self-applied survey in collective situation. Five hundred and eight students since the seventh grade of the elementary school until the last year of the high school have answered the survey questions. The data were analyzed by relational and descriptive statistics, with the use of the Statistical Package for Social Sciences software, and also by the analysis of thematic-categorical content. Besides a set of cognitions positively valued by students about the school spaces, Were considered as attributes related to the care of the building: the spatial conditions for the surveillance; the possibility of a place identity development; the contact time with the same environment; the conservation state of the building; the definition of space property; the kind of coating material; well as characteristics associated to the individual and the social environment, such as gender, intrinsic motivation and angry or insatisfaction feelings. The results confirmed the hypothesis that both the environmental care and the experience of place attachment happen in contexts of specific features and, additionally, that place attachment is a predictor of the care to the environment.xiv, 228 p.| il., grafs., tabs.porPsicologia educacionalVandalismo na escolaAmbiente escolarAspectos psicologicosAspectos sociaisViolencia na escolaContribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL287063.pdfapplication/pdf4068593https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93842/1/287063.pdfe65c153926490eaefe52f058317b12bbMD51TEXT287063.pdf.txt287063.pdf.txtExtracted Texttext/plain410334https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93842/2/287063.pdf.txt01af8edb29c3aa9b9293a407e63fcba5MD52THUMBNAIL287063.pdf.jpg287063.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93842/3/287063.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/938422013-05-02 08:50:59.56oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93842Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:50:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
title Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
spellingShingle Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
Felippe, Maíra Longhinotti
Psicologia educacional
Vandalismo na escola
Ambiente escolar
Aspectos psicologicos
Aspectos sociais
Violencia na escola
title_short Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
title_full Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
title_fullStr Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
title_full_unstemmed Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
title_sort Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação
author Felippe, Maíra Longhinotti
author_facet Felippe, Maíra Longhinotti
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Felippe, Maíra Longhinotti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kuhnen, Ariane
contributor_str_mv Kuhnen, Ariane
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia educacional
Vandalismo na escola
Ambiente escolar
Aspectos psicologicos
Aspectos sociais
Violencia na escola
topic Psicologia educacional
Vandalismo na escola
Ambiente escolar
Aspectos psicologicos
Aspectos sociais
Violencia na escola
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-25T03:55:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-25T03:55:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-10-25T03:55:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93842
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 287063
identifier_str_mv 287063
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xiv, 228 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93842/1/287063.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93842/2/287063.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93842/3/287063.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e65c153926490eaefe52f058317b12bb
01af8edb29c3aa9b9293a407e63fcba5
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804976930127872