As provas das quatro áreas do Enem vistas como prova única na ótica de modelos da teoria da resposta ao item uni e multidimensional
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169668 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2016. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaVieira, Nara NúbiaBarbetta, Pedro Alberto2016-10-19T13:25:30Z2016-10-19T13:25:30Z2016342536https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169668Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2016.Este trabalho usou a Teoria da Resposta ao Item Uni e Multidimensional (TRI e TRIM, respectivamente) para estudar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 como prova única com 180 itens com o objetivo de verificar como os avaliados, os itens e as áreas do conhecimento se interagem. Primeiramente, ajustou-se aos dados um modelo unidimensional observando que, em termos matemáticos, pode-se gerar uma medida unidimensional de proficiência, e que esta medida é bem representada pela média aritmética das notas das quatro provas objetivas calculadas pelo Inep. Em seguida, ao verificar as possíveis dimensões da prova, foi observado que se destacaram dois traços latentes: raciocínio lógico e leitura e interpretação de textos. Ensaios com mais de duas dimensões foram feitos, mas os modelos não pareceram apontar claramente para alguma outra característica interpretável do teste. Por fim, os itens de alguns modelos foram posicionados na mesma escala de proficiência dos avaliados para analisar como cada uma das áreas do conhecimento interage em relação aos traços latentes.<br>Abstract : This research used the Unidimensional and Multidimensional Item Response Theory (IRT and MIRT, respectively) to study the Brazilian high school national exam (Enem) from 2012 as a single test with 180 items in order to verify how the students, items and the areas of knowledge interact. First, a unidimensional model was fitted to the data and it was pointed out that, in mathematical terms, it is possible to create a unidimensional proficiency measure, and this measure is well represented by the simple average of the four proficiency tests calculated by Inep. Then, observing the possible exam dimensions, it was verified that two latent traits were highlighted: logical thinking and reading and text interpretation. Essays with more than two dimensions were done, but the models didn t appear to clearly point to some other interpretable test characteristic. Finally, some model's items were positioned in the same students proficiency scale to analyze how each one of the areas of knowledge interacts with the latent traits.109 p.| il., grafs., tabs.porCiênciaMetodologiaTeoria da Resposta do ÍtemAs provas das quatro áreas do Enem vistas como prova única na ótica de modelos da teoria da resposta ao item uni e multidimensionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL342536.pdfapplication/pdf3318915https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169668/1/342536.pdf0a59d5d6c40814b5448842e3ccd5ef15MD51123456789/1696682016-10-19 11:25:30.965oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169668Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T13:25:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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