Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas

Bibliographic Details
Main Author: Cattani,Cristhiane Stecanella de Oliveira
Publication Date: 2013
Other Authors: Fuchs,Pedro Ivo Pinheiro, Cirolini,Andréia, Vieira,Cleide Rosana Werneck
Format: Article
Language: por
Source: Ciência Rural
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000600014
Summary: Micro-organismos estão presentes em toda a cadeia de processamento da carne, desde a matéria-prima até o produto final e compete aos programas de qualidade industrial verificar se existe contaminação na matéria-prima e nos produtos finais para, dessa forma, garantir um produto seguro ao consumidor. Para tanto, faz-se necessário utilizar metodologias alternativas à convencional na rotina diagnóstica dos laboratórios para obtenção de resultados confiáveis e em menor tempo possível. Com objetivo de verificar e comparar a correlação e o tempo de processamento, da metodologia convencional com as metodologias alternativas do sistema PetrifilmTM (3M) e sistema TEMPO® (bioMeriéux), foi realizada contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e de Escherichia coli. As amostras foram coletadas da superfície de carcaças suínas em um abatedouro com Inspeção Federal no Estado de Santa Catarina, Brasil. A contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e Escherichia coli foi feita por meio de ensaios realizados com os métodos alternativos TEMPO®, Petrifilm™ e o método convencional de contagem de micro-organismos em placas. Após análise estatística, o coeficiente de correlação de Pearson (r) demonstrou fortes correlações, acima de 0.70 entre as metodologias utilizadas para a contagem de enterobactérias e micro-organismos mesófilos, porém demonstrou moderada correlação, entre 0.30 a 0.70, para o diagnóstico de Escherichia coli. O uso dos métodos alternativos testados em substituição à metodologia convencional pode ser utilizado para diagnóstico de Escherichia coli, enterobactérias e micro-organismos mesófilos, por haver concordância entre os resultados encontrados, acrescido da rapidez dessas metodologias com benefício direto para a indústria de carne suína.
id UFSM-2_dfaef1388b7b46f4610c2c1003d6c69a
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782013000600014
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínasmétodoscarcaçassuínosmicro-organismosMicro-organismos estão presentes em toda a cadeia de processamento da carne, desde a matéria-prima até o produto final e compete aos programas de qualidade industrial verificar se existe contaminação na matéria-prima e nos produtos finais para, dessa forma, garantir um produto seguro ao consumidor. Para tanto, faz-se necessário utilizar metodologias alternativas à convencional na rotina diagnóstica dos laboratórios para obtenção de resultados confiáveis e em menor tempo possível. Com objetivo de verificar e comparar a correlação e o tempo de processamento, da metodologia convencional com as metodologias alternativas do sistema PetrifilmTM (3M) e sistema TEMPO® (bioMeriéux), foi realizada contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e de Escherichia coli. As amostras foram coletadas da superfície de carcaças suínas em um abatedouro com Inspeção Federal no Estado de Santa Catarina, Brasil. A contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e Escherichia coli foi feita por meio de ensaios realizados com os métodos alternativos TEMPO®, Petrifilm™ e o método convencional de contagem de micro-organismos em placas. Após análise estatística, o coeficiente de correlação de Pearson (r) demonstrou fortes correlações, acima de 0.70 entre as metodologias utilizadas para a contagem de enterobactérias e micro-organismos mesófilos, porém demonstrou moderada correlação, entre 0.30 a 0.70, para o diagnóstico de Escherichia coli. O uso dos métodos alternativos testados em substituição à metodologia convencional pode ser utilizado para diagnóstico de Escherichia coli, enterobactérias e micro-organismos mesófilos, por haver concordância entre os resultados encontrados, acrescido da rapidez dessas metodologias com benefício direto para a indústria de carne suína.Universidade Federal de Santa Maria2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000600014Ciência Rural v.43 n.6 2013reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/S0103-84782013005000072info:eu-repo/semantics/openAccessCattani,Cristhiane Stecanella de OliveiraFuchs,Pedro Ivo PinheiroCirolini,AndréiaVieira,Cleide Rosana Werneckpor2014-02-21T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
title Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
spellingShingle Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
Cattani,Cristhiane Stecanella de Oliveira
métodos
carcaças
suínos
micro-organismos
title_short Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
title_full Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
title_fullStr Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
title_full_unstemmed Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
title_sort Métodos alternativos para contagem de micro-organismos em carcaças suínas
author Cattani,Cristhiane Stecanella de Oliveira
author_facet Cattani,Cristhiane Stecanella de Oliveira
Fuchs,Pedro Ivo Pinheiro
Cirolini,Andréia
Vieira,Cleide Rosana Werneck
author_role author
author2 Fuchs,Pedro Ivo Pinheiro
Cirolini,Andréia
Vieira,Cleide Rosana Werneck
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cattani,Cristhiane Stecanella de Oliveira
Fuchs,Pedro Ivo Pinheiro
Cirolini,Andréia
Vieira,Cleide Rosana Werneck
dc.subject.por.fl_str_mv métodos
carcaças
suínos
micro-organismos
topic métodos
carcaças
suínos
micro-organismos
description Micro-organismos estão presentes em toda a cadeia de processamento da carne, desde a matéria-prima até o produto final e compete aos programas de qualidade industrial verificar se existe contaminação na matéria-prima e nos produtos finais para, dessa forma, garantir um produto seguro ao consumidor. Para tanto, faz-se necessário utilizar metodologias alternativas à convencional na rotina diagnóstica dos laboratórios para obtenção de resultados confiáveis e em menor tempo possível. Com objetivo de verificar e comparar a correlação e o tempo de processamento, da metodologia convencional com as metodologias alternativas do sistema PetrifilmTM (3M) e sistema TEMPO® (bioMeriéux), foi realizada contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e de Escherichia coli. As amostras foram coletadas da superfície de carcaças suínas em um abatedouro com Inspeção Federal no Estado de Santa Catarina, Brasil. A contagem de micro-organismos mesófilos, de enterobactérias e Escherichia coli foi feita por meio de ensaios realizados com os métodos alternativos TEMPO®, Petrifilm™ e o método convencional de contagem de micro-organismos em placas. Após análise estatística, o coeficiente de correlação de Pearson (r) demonstrou fortes correlações, acima de 0.70 entre as metodologias utilizadas para a contagem de enterobactérias e micro-organismos mesófilos, porém demonstrou moderada correlação, entre 0.30 a 0.70, para o diagnóstico de Escherichia coli. O uso dos métodos alternativos testados em substituição à metodologia convencional pode ser utilizado para diagnóstico de Escherichia coli, enterobactérias e micro-organismos mesófilos, por haver concordância entre os resultados encontrados, acrescido da rapidez dessas metodologias com benefício direto para a indústria de carne suína.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000600014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782013000600014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-84782013005000072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.43 n.6 2013
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140544333807616