Atribuição de falsas crenças no desenvolvimento de linguagem de crianças com síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Pires Da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Amanda Fernandes Da, Tamanaha, Ana Carina [UNIFESP], Perissinoto, Jacy [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5560
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200011
Resumo: OBJETIVO: Avaliar atribuição de falsa crença em indivíduos com Síndrome de Down. MÉTODOS: Onze crianças usuárias de comunicação verbal, com síndrome de Down, retardo mental de grau leve a grave, de ambos os sexos, na faixa etária entre quatro e oito anos e atendidas em instituição compuseram o Grupo Down (GD). Além disso, 85 crianças sem alterações do desenvolvimento, na faixa etária entre quatro e seis anos, matriculadas em EMEI, constituíram o Grupo Controle (GC). Foram utilizados o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody (TVIP) para a comparação do nível de compreensão verbal dos grupos, e o teste dos smarties adaptado, para avaliar a atribuição de falsa crença. RESULTADOS: Na análise do TVIP verificou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos, sendo que o GD apresentou pontuação abaixo do terceiro desvio-padrão e, as crianças do GC, abaixo do primeiro desvio-padrão. Em relação à análise da atribuição de falsa crença, o GC apresentou progressão de acertos em todas as questões conforme o aumento da faixa etária. O mesmo não foi observado para o GD, sendo que os melhores resultados foram os dos indivíduos com maior tempo de terapia fonoaudiológica na instituição. Não houve correlação entre o nível de vocabulário receptivo e a habilidade de falsa crença. CONCLUSÃO: Em todas as questões houve melhor desempenho do GC em comparação ao GD. Sendo assim, foi possível analisar a falsa crença em crianças com síndrome de Down.
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Além disso, 85 crianças sem alterações do desenvolvimento, na faixa etária entre quatro e seis anos, matriculadas em EMEI, constituíram o Grupo Controle (GC). Foram utilizados o Teste de Vocabulário por Imagem Peabody (TVIP) para a comparação do nível de compreensão verbal dos grupos, e o teste dos smarties adaptado, para avaliar a atribuição de falsa crença. RESULTADOS: Na análise do TVIP verificou-se diferença estatisticamente significante entre os grupos, sendo que o GD apresentou pontuação abaixo do terceiro desvio-padrão e, as crianças do GC, abaixo do primeiro desvio-padrão. Em relação à análise da atribuição de falsa crença, o GC apresentou progressão de acertos em todas as questões conforme o aumento da faixa etária. O mesmo não foi observado para o GD, sendo que os melhores resultados foram os dos indivíduos com maior tempo de terapia fonoaudiológica na instituição. Não houve correlação entre o nível de vocabulário receptivo e a habilidade de falsa crença. CONCLUSÃO: Em todas as questões houve melhor desempenho do GC em comparação ao GD. Sendo assim, foi possível analisar a falsa crença em crianças com síndrome de Down.PURPOSE: To evaluate the attribution of false belief in individuals with Down syndrome. METHODS: Eleven children of both genders with Down syndrome and ages between four and eight years composed the Down Group (DG). All subjects used verbal communication, had mild to severe mental retardation, and were attended at the same institution. In addition, 85 children within normal development with ages between four and six years were recruited at an elementary school, constituting the Control Group (CG). The Peabody Picture Vocabulary Test (PPVT) was used to compare the level of verbal comprehension of the groups, and the adaptation of the smarties test was used to assess the attribution of false belief. RESULTS: The analysis of the PPVT showed a statistically significant difference between the groups, with the DG presenting scores below the third standard deviation, and the CG, below the first standard deviation. Regarding the false belief analysis, the CG presented increasing scores in all questions as the age group increased. The same was not observed for the DG, whose subjects with best results were those that attended speech-language therapy for a longer time at the institution. No correlation was found between receptive vocabulary level and the ability of false belief. CONCLUSION: The CG showed a better performance in all questions of the false belief test, when compared to the DG. Thus, it was possible to evaluate false belief in children with Down syndrome.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Transtornos GlobaisUniversidade Federal de SergipeUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de FonoaudiologiaUNIFESP, Laboratório de Investigação Fonoaudiológica nos Transtornos GlobaisUNIFESP, Depto. de FonoaudiologiaSciELO213-218porSociedade Brasileira de FonoaudiologiaRevista da Sociedade Brasileira de FonoaudiologiaSíndrome de DownLinguagem infantilDesenvolvimento infantilProcessos mentaisCogniçãoDown syndromeChild languageChild developmentMental processesCognitionAtribuição de falsas crenças no desenvolvimento de linguagem de crianças com síndrome de DownAttribution of false beliefs in the language development of children with Down syndromeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS1516-80342010000200011.pdfapplication/pdf327416${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5560/1/S1516-80342010000200011.pdf852916d693b5266a8181ba628036931dMD51open accessTEXTS1516-80342010000200011.pdf.txtS1516-80342010000200011.pdf.txtExtracted texttext/plain27216${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5560/2/S1516-80342010000200011.pdf.txte96e0a27f3462cb36afc495d511c50e2MD52open access11600/55602021-10-01 11:33:18.014open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5560Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:17:21.529844Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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