Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Frederico Reis [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4663124
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50246
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar novas formas de ensino mediadas pela tecnologia (em particular a Educação à Distância para cursos superiores), quanto às suas potencialidades e limitações, de forma reflexivo-filosófica. A hipótese levantada neste estudo é dividida em duas bases: (1) a de que a tecnologia pode ser entendida como uma oportunidade de educação em novos territórios, sem parte dos limites existentes na educação convencional, ampliando possibilidades; mas (2) a educação mediada pela tecnologia tem sido utilizada no Brasil de forma a apenas reproduzir os vícios pré-existentes no sistema educacional, como reprodução do modelo educacional vigente, seus limites, hábitos e ferramentas disciplinares ou de controle. O método selecionado para este trabalho foi o de pesquisa bibliográfica exploratória e revisão crítica de literatura acerca do tema da Educação à Distância (EAD), acionando um referencial teórico clássico da filosofia e da educação para garantir a correta avaliação sobre as tecnologias e seu uso no ensino-aprendizagem. O fiocondutor deste pensamento é a teoria de cibercultura de Pierre Levy, provocando o diálogo deste com outros autores a cada tópico abordado. Com isso, a relevância deste trabalho está no aprofundamento da análise crítica sobre o uso da tecnologia, com uma visão efetiva de ferramenta de aprendizagem, sem deslumbre tecnológico. O limite desta análise circunscreve-se à utilização da tecnologia para o ensino à distância no nível superior do território brasileiro. Esta visão espera-se que seja relevante para contribuir com a construção de microiniciativas que possibilitem uma educação mais inclusiva e focada na experiência do aluno.
id UFSP_aa821c22ef979e3b9a81ed2f09959bec
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/50246
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Pacheco, Frederico Reis [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)de Carvalho, Alexandre Filordi [UNIFESP]2019-06-19T14:57:38Z2019-06-19T14:57:38Z2017-01-31https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4663124http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/502462017-0398.pdf08 - Frederico Reis Pacheco.pdfO objetivo deste estudo é avaliar novas formas de ensino mediadas pela tecnologia (em particular a Educação à Distância para cursos superiores), quanto às suas potencialidades e limitações, de forma reflexivo-filosófica. A hipótese levantada neste estudo é dividida em duas bases: (1) a de que a tecnologia pode ser entendida como uma oportunidade de educação em novos territórios, sem parte dos limites existentes na educação convencional, ampliando possibilidades; mas (2) a educação mediada pela tecnologia tem sido utilizada no Brasil de forma a apenas reproduzir os vícios pré-existentes no sistema educacional, como reprodução do modelo educacional vigente, seus limites, hábitos e ferramentas disciplinares ou de controle. O método selecionado para este trabalho foi o de pesquisa bibliográfica exploratória e revisão crítica de literatura acerca do tema da Educação à Distância (EAD), acionando um referencial teórico clássico da filosofia e da educação para garantir a correta avaliação sobre as tecnologias e seu uso no ensino-aprendizagem. O fiocondutor deste pensamento é a teoria de cibercultura de Pierre Levy, provocando o diálogo deste com outros autores a cada tópico abordado. Com isso, a relevância deste trabalho está no aprofundamento da análise crítica sobre o uso da tecnologia, com uma visão efetiva de ferramenta de aprendizagem, sem deslumbre tecnológico. O limite desta análise circunscreve-se à utilização da tecnologia para o ensino à distância no nível superior do território brasileiro. Esta visão espera-se que seja relevante para contribuir com a construção de microiniciativas que possibilitem uma educação mais inclusiva e focada na experiência do aluno.The aim of this study is to evaluate new forms of teaching mediated by technology (in particular Distance Learning for higher education), in terms of its potentialities and limitations, in a reflexive philosophical way. The hypothesis raised in this study is divided into two bases: (1) that technology can be understood as an opportunity for education in new territories, without part of the limits existing in conventional education, expanding possibilities; but (2) technology-mediated education has been used in Brazil to reproduce pre-existent addictions in the educational system, such as the reproduction of the current educational model, its limits, habits, and disciplinary or control engines. The method selected for this work was the exploratory bibliographical research and critical literature review on the theme of Distance Learning (e-learning), triggering a classical theoretical reference of philosophy and education to ensure the correct evaluation of the technologies and their use in the teaching-learning process. The leading thread of this thinking is Pierre Levy's theory of cyberculture, provoking his dialogue with other authors on each topic addressed. Thus, the relevance of this work is on deepening of a critical analysis on the use of technology, with a focus as learning tool, without technological dazzle. The limit of this analysis is the use of technology for distance learning in the upper level of the Brazilian territory. This vision is expected to be relevant to contribute to the construction of micro-initiatives that will enable a more inclusive education focused on student's experience.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)117p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)CiberculturaEnsino À DistânciaEducação À DistânciaEadTecnologia Na EducaçãoCybercultureDistance LearningOdlMoocTechnology On EducationEducação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINAL08 - Frederico Reis Pacheco.pdf08 - Frederico Reis Pacheco.pdfapplication/pdf1720459${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50246/1/08%20-%20Frederico%20Reis%20Pacheco.pdfedfe66e8c37b93a51da1176eae2510beMD51open accessTEXT08 - Frederico Reis Pacheco.pdf.txt08 - Frederico Reis Pacheco.pdf.txtExtracted texttext/plain327610${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50246/5/08%20-%20Frederico%20Reis%20Pacheco.pdf.txtb19b68d5252af6ced97d8db6ad781990MD55open accessTHUMBNAIL08 - Frederico Reis Pacheco.pdf.jpg08 - Frederico Reis Pacheco.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4399${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50246/7/08%20-%20Frederico%20Reis%20Pacheco.pdf.jpg4fc5abb02b937459b50dfbe1251db72bMD57open access11600/502462023-05-15 10:34:57.959open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50246Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:29:22.442614Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
title Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
spellingShingle Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
Pacheco, Frederico Reis [UNIFESP]
Cibercultura
Ensino À Distância
Educação À Distância
Ead
Tecnologia Na Educação
Cyberculture
Distance Learning
Odl
Mooc
Technology On Education
title_short Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
title_full Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
title_fullStr Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
title_full_unstemmed Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
title_sort Educação À Distância (Ead) E Cibercultura: Para Além Da Reprodução Na Educação
author Pacheco, Frederico Reis [UNIFESP]
author_facet Pacheco, Frederico Reis [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacheco, Frederico Reis [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv de Carvalho, Alexandre Filordi [UNIFESP]
contributor_str_mv de Carvalho, Alexandre Filordi [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Ensino À Distância
Educação À Distância
Ead
Tecnologia Na Educação
topic Cibercultura
Ensino À Distância
Educação À Distância
Ead
Tecnologia Na Educação
Cyberculture
Distance Learning
Odl
Mooc
Technology On Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Cyberculture
Distance Learning
Odl
Mooc
Technology On Education
description O objetivo deste estudo é avaliar novas formas de ensino mediadas pela tecnologia (em particular a Educação à Distância para cursos superiores), quanto às suas potencialidades e limitações, de forma reflexivo-filosófica. A hipótese levantada neste estudo é dividida em duas bases: (1) a de que a tecnologia pode ser entendida como uma oportunidade de educação em novos territórios, sem parte dos limites existentes na educação convencional, ampliando possibilidades; mas (2) a educação mediada pela tecnologia tem sido utilizada no Brasil de forma a apenas reproduzir os vícios pré-existentes no sistema educacional, como reprodução do modelo educacional vigente, seus limites, hábitos e ferramentas disciplinares ou de controle. O método selecionado para este trabalho foi o de pesquisa bibliográfica exploratória e revisão crítica de literatura acerca do tema da Educação à Distância (EAD), acionando um referencial teórico clássico da filosofia e da educação para garantir a correta avaliação sobre as tecnologias e seu uso no ensino-aprendizagem. O fiocondutor deste pensamento é a teoria de cibercultura de Pierre Levy, provocando o diálogo deste com outros autores a cada tópico abordado. Com isso, a relevância deste trabalho está no aprofundamento da análise crítica sobre o uso da tecnologia, com uma visão efetiva de ferramenta de aprendizagem, sem deslumbre tecnológico. O limite desta análise circunscreve-se à utilização da tecnologia para o ensino à distância no nível superior do território brasileiro. Esta visão espera-se que seja relevante para contribuir com a construção de microiniciativas que possibilitem uma educação mais inclusiva e focada na experiência do aluno.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4663124
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50246
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2017-0398.pdf
08 - Frederico Reis Pacheco.pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4663124
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50246
identifier_str_mv 2017-0398.pdf
08 - Frederico Reis Pacheco.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 117p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50246/1/08%20-%20Frederico%20Reis%20Pacheco.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50246/5/08%20-%20Frederico%20Reis%20Pacheco.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50246/7/08%20-%20Frederico%20Reis%20Pacheco.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv edfe66e8c37b93a51da1176eae2510be
b19b68d5252af6ced97d8db6ad781990
4fc5abb02b937459b50dfbe1251db72b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460238372896768