A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010508 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52710 |
Resumo: | A Presente Pesquisa Tem Como Título: "A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente" E Teve Por Objetivo Investigar A Organização Do Ensino Da Matemática Por Professores Dos Sextos Anos E Sua Relação Com Os Sentidos Atribuídos, Por Esses Professores, Às Especificidades Da Atividade De Ensino E Da Atividade De Aprendizagem Nessa Etapa Da Educação Básica. Os Referenciais Teóricos Adotados Envolvem A Perspectiva Histórico-Cultural E, Em Particular, A Teoria Da Atividade. Adotamos Como Método De Investigação O Materialismo Histórico Dialético, Por Meio De Um Experimento Formativo Que Se Objetivou Em Vinte E Dois Encontros Com Um Grupo Singular De Professores De Matemática Dos Sextos Anos. Para Que Pudéssemos Observar O Movimento Dos Sentidos Atribuídos Pelos Professores, Foram Propostas Situações Desencadeadoras De Aprendizagem, Pautadas No Conceito De Atividade Orientadora De Ensino, De Modo Que Os Professores, Na Coletividade, Se Apropriassem De Elementos Que Constit |
id |
UFSP_c0d4478e886660d531878c096f3c188c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52710 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Branco, Adriane Romero [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP]2020-03-25T12:10:24Z2020-03-25T12:10:24Z2018-12-10https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010508https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/527102018-0652.pdfA Presente Pesquisa Tem Como Título: "A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente" E Teve Por Objetivo Investigar A Organização Do Ensino Da Matemática Por Professores Dos Sextos Anos E Sua Relação Com Os Sentidos Atribuídos, Por Esses Professores, Às Especificidades Da Atividade De Ensino E Da Atividade De Aprendizagem Nessa Etapa Da Educação Básica. Os Referenciais Teóricos Adotados Envolvem A Perspectiva Histórico-Cultural E, Em Particular, A Teoria Da Atividade. Adotamos Como Método De Investigação O Materialismo Histórico Dialético, Por Meio De Um Experimento Formativo Que Se Objetivou Em Vinte E Dois Encontros Com Um Grupo Singular De Professores De Matemática Dos Sextos Anos. Para Que Pudéssemos Observar O Movimento Dos Sentidos Atribuídos Pelos Professores, Foram Propostas Situações Desencadeadoras De Aprendizagem, Pautadas No Conceito De Atividade Orientadora De Ensino, De Modo Que Os Professores, Na Coletividade, Se Apropriassem De Elementos Que ConstitThe Present Research Has As Title: "The Teaching Activity Of Sixth Grade Mathematics Teacher: Directions Of Teaching Practice" Aimed To Investigate The Organization Of Mathematics Teaching By Sixth Grade Teachers And Their Relation To The Meanings Attributed By These Teachers, The Specificities Of The Teaching Activity And The Learning Activity In This Stage Of Basic Education. The Theoretical Frameworks Adopted Involve The Historical-Cultural Perspective And, In Particular, The Theory Of Activity. We Adopted As A Method Of Investigation Historical Dialectical Materialism, Through A Formative Experiment That Was Objectified In Twenty-Two Meetings With A Singular Group Of Sixth-Grade Mathematics Teachers. In Order To Be Able To Observe The Movement Of The Senses Attributed By The Teachers, It Was Proposed Situations Triggering Learning, Based On The Concept Of Teaching Activity, So That Teachers, In The Collective, Appropriated Elements That Constitute The Specificities That Involve The Universe Of The Six GraDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)111 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Atividade De EnsinoTeoria Histórico-CulturalSentidos PessoaisProfessores De Matemática Do Sexto AnoFormação De ProfessoresTeaching ActivityHistoric-Cultural TheoryPersonals SensesSixth Year TeachersActivity Of The Sixth YearA Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL2018-0652.pdfapplication/pdf1438042${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52710/1/2018-0652.pdf7c20497ea456a5aa96eb137aa4e7b3b1MD51open accessTEXT2018-0652.pdf.txt2018-0652.pdf.txtExtracted texttext/plain237343${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52710/5/2018-0652.pdf.txt70c389ab2dd69a35311f41d9e143799fMD55open accessTHUMBNAIL2018-0652.pdf.jpg2018-0652.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3635${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52710/7/2018-0652.pdf.jpg8b347fb59cd4124622d096611418d73eMD57open access11600/527102023-05-15 10:37:55.314open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52710Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:35:15.214419Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente |
title |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente |
spellingShingle |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente Branco, Adriane Romero [UNIFESP] Atividade De Ensino Teoria Histórico-Cultural Sentidos Pessoais Professores De Matemática Do Sexto Ano Formação De Professores Teaching Activity Historic-Cultural Theory Personals Senses Sixth Year Teachers Activity Of The Sixth Year |
title_short |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente |
title_full |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente |
title_fullStr |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente |
title_full_unstemmed |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente |
title_sort |
A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente |
author |
Branco, Adriane Romero [UNIFESP] |
author_facet |
Branco, Adriane Romero [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Adriane Romero [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Moretti, Vanessa Dias [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade De Ensino Teoria Histórico-Cultural Sentidos Pessoais Professores De Matemática Do Sexto Ano Formação De Professores |
topic |
Atividade De Ensino Teoria Histórico-Cultural Sentidos Pessoais Professores De Matemática Do Sexto Ano Formação De Professores Teaching Activity Historic-Cultural Theory Personals Senses Sixth Year Teachers Activity Of The Sixth Year |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Activity Historic-Cultural Theory Personals Senses Sixth Year Teachers Activity Of The Sixth Year |
description |
A Presente Pesquisa Tem Como Título: "A Atividade De Ensino Do Professor De Matemática Do Sexto Ano: Sentidos Da Prática Docente" E Teve Por Objetivo Investigar A Organização Do Ensino Da Matemática Por Professores Dos Sextos Anos E Sua Relação Com Os Sentidos Atribuídos, Por Esses Professores, Às Especificidades Da Atividade De Ensino E Da Atividade De Aprendizagem Nessa Etapa Da Educação Básica. Os Referenciais Teóricos Adotados Envolvem A Perspectiva Histórico-Cultural E, Em Particular, A Teoria Da Atividade. Adotamos Como Método De Investigação O Materialismo Histórico Dialético, Por Meio De Um Experimento Formativo Que Se Objetivou Em Vinte E Dois Encontros Com Um Grupo Singular De Professores De Matemática Dos Sextos Anos. Para Que Pudéssemos Observar O Movimento Dos Sentidos Atribuídos Pelos Professores, Foram Propostas Situações Desencadeadoras De Aprendizagem, Pautadas No Conceito De Atividade Orientadora De Ensino, De Modo Que Os Professores, Na Coletividade, Se Apropriassem De Elementos Que Constit |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010508 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52710 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0652.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7010508 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52710 |
identifier_str_mv |
2018-0652.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
111 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52710/1/2018-0652.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52710/5/2018-0652.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52710/7/2018-0652.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c20497ea456a5aa96eb137aa4e7b3b1 70c389ab2dd69a35311f41d9e143799f 8b347fb59cd4124622d096611418d73e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1783460311693524992 |