Análise de aditivos de valor e de prazo nos contratos de obras em duas instituições federais de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CORRÊA, Bruna dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/694
Resumo: A construção civil tem uma grande movimentação de recursos, com destaque para os investimentos realizados pela Administração Pública. Apesar de a Lei n° 8.666/93 regular a contratação pública, prevendo elaboração do projeto básico e toda documentação para as obras, tanto mídia comercial quanto literatura acadêmica enfatizam que as obras públicas apresentam considerável número de aditivos contratuais, principalmente de valor e de prazo. Um pequeno número de pesquisas com foco em instituições de ensino relata elevada ocorrência dessas alterações. Assim, foram escolhidos a UFTM e o IFTM, pois receberam parte do investimento na expansão e adequação da infraestrutura física das instituições de ensino pelo governo federal e por se situarem na mesma região geográfica. Para tanto, o objetivo principal foi analisar as ocorrências dos aditivos de prazo e de valor nos contratos das obras realizadas pela UFTM e pelo IFTM, desde a criação destas instituições, em 2005 e 2008, respectivamente. Foi analisada a prevalência da ocorrência dos aditivos, bem como identificadas as causas que mais impactaram no custo e/ ou no prazo das obras pública, para auxiliar os gestores destas instituições a tomarem decisões mais apropriadas, afim de diminuir a incidência desses aditamentos, contribuir com o planejamento de obras das instituições, e facilitar o planejamento orçamentário. Para a coleta dos dados, foi realizada a consulta dos processos de contratação das obras realizadas nas duas instituições. A UFTM apresentou todas as obras com aditivo de valor, com uma média de 22%, e 82% das obras tiveram aditivo de prazo, com média de 83,9%. Já o IFTM teve 45% das obras com aditivo de valor, com uma média de 11%, e 79% das obras tiveram aditivo de prazo, tendo uma média de 136%. Ressalta-se, que quando foi considerado o porte das obras, as médias de aditivo de valor não são significativamente diferentes tanto das construções novas como das reformas de médio porte do IFTM e da UFTM, ao nível de significância de 5%. Para os aditivos de prazo, a média do IFTM foi coincidente com a literatura e a da UFTM foi abaixo. Estatisticamente, destacaram-se as médias de aditivo de prazo das obras de médio e grande portes do IFTM e da UFTM por se apresentarem iguais. As principais causas tiveram, em sua maioria, como motivador a(o) contratante e foram relacionadas a alterações nos projetos. Assim, diante dos resultados e a análise realizada nesta pesquisa, os gestores poderão buscar o aprimoramento na elaboração dos projetos, obtendo planejamentos mais realistas e melhorando o uso dos recursos públicos.
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Assim, foram escolhidos a UFTM e o IFTM, pois receberam parte do investimento na expansão e adequação da infraestrutura física das instituições de ensino pelo governo federal e por se situarem na mesma região geográfica. Para tanto, o objetivo principal foi analisar as ocorrências dos aditivos de prazo e de valor nos contratos das obras realizadas pela UFTM e pelo IFTM, desde a criação destas instituições, em 2005 e 2008, respectivamente. Foi analisada a prevalência da ocorrência dos aditivos, bem como identificadas as causas que mais impactaram no custo e/ ou no prazo das obras pública, para auxiliar os gestores destas instituições a tomarem decisões mais apropriadas, afim de diminuir a incidência desses aditamentos, contribuir com o planejamento de obras das instituições, e facilitar o planejamento orçamentário. Para a coleta dos dados, foi realizada a consulta dos processos de contratação das obras realizadas nas duas instituições. A UFTM apresentou todas as obras com aditivo de valor, com uma média de 22%, e 82% das obras tiveram aditivo de prazo, com média de 83,9%. Já o IFTM teve 45% das obras com aditivo de valor, com uma média de 11%, e 79% das obras tiveram aditivo de prazo, tendo uma média de 136%. Ressalta-se, que quando foi considerado o porte das obras, as médias de aditivo de valor não são significativamente diferentes tanto das construções novas como das reformas de médio porte do IFTM e da UFTM, ao nível de significância de 5%. Para os aditivos de prazo, a média do IFTM foi coincidente com a literatura e a da UFTM foi abaixo. Estatisticamente, destacaram-se as médias de aditivo de prazo das obras de médio e grande portes do IFTM e da UFTM por se apresentarem iguais. As principais causas tiveram, em sua maioria, como motivador a(o) contratante e foram relacionadas a alterações nos projetos. Assim, diante dos resultados e a análise realizada nesta pesquisa, os gestores poderão buscar o aprimoramento na elaboração dos projetos, obtendo planejamentos mais realistas e melhorando o uso dos recursos públicos.Civil construction implies in a large movement of resources, especially the investments made by the government. Although Law n° 8.666/ 93 regulates public contracting, providing for the preparation of the basic projects and documentation for construction, both, commercial media and academic literature, emphasize that public constructions have contractual additives, as value and deadline mainly. A small number of researches focusing on educational institutions, such as universities, report a high occurrence of these changes. Therefore, it was selected UFTM and IFTM because they have recently received investments to expand and adapt their physical infrastructure from the federal government and both are located at the same geographic region. The main objective of this research is to study and analyze the occurrences of deadline and value additives in the construction contracts carried out by UFTM and IFTM since the creation of these institutions, in 2005 and 2008, respectively. Statistical always of the occurrence of the additives, as well identification the causes that most affected the cost and/ or the deadline of the public constructions. This research helps the managers of these institutions to make appropriate decisions in order to reduce the incidence of these additions, contributing to the planning of this kind of construction and facilitating budgetary planning. An enquiry of the contracting process, in both institutions, it was made in order to collect the data. The UFTM’s constructions presented in their majority additive value (22% on average) and deadline (83% on average). IFTM had 45% of the constructions with value (11% on average) and 79% with additive deadline (136% on average). It should be noted that when considering the size of the works the additive value is not significantly different for the new constructions as well as the medium-sized reforms of IFTM and UFTM, at a significance level of 5%. For the additive deadlines, the average of IFTM was consistent with the literature and the one of UFTM was below what says literature. Statistically, the averages of the additive value and deadline of the medium and large-sized constructions of the IFTM and UFTM were highlighted because they were the same. The main causes were, in their majority, related to the contractors and the changes in the projects that point to the opportunity of improvement for the institutions. Thus, in view of the results and the analysis carried out in this work, managers can seek for improvements in project design, obtaining even more realistic planning and also improve the use of public resources.Universidade Federal do Triângulo MineiroPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede NacionalSHIH, Heloísa Helena Oliveira Martins04014686825http://lattes.cnpq.br/0339498596951063CORRÊA, Bruna dos Santos2019-06-26T12:33:43Z2018-10-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCORREA, Bruna dos Santos. Análise de aditivos de valor e de prazo nos contratos de obras em duas instituições federais de ensino. 2018. 149f. 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UFTM.
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UFTM.
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Administração Pública
description A construção civil tem uma grande movimentação de recursos, com destaque para os investimentos realizados pela Administração Pública. Apesar de a Lei n° 8.666/93 regular a contratação pública, prevendo elaboração do projeto básico e toda documentação para as obras, tanto mídia comercial quanto literatura acadêmica enfatizam que as obras públicas apresentam considerável número de aditivos contratuais, principalmente de valor e de prazo. Um pequeno número de pesquisas com foco em instituições de ensino relata elevada ocorrência dessas alterações. Assim, foram escolhidos a UFTM e o IFTM, pois receberam parte do investimento na expansão e adequação da infraestrutura física das instituições de ensino pelo governo federal e por se situarem na mesma região geográfica. Para tanto, o objetivo principal foi analisar as ocorrências dos aditivos de prazo e de valor nos contratos das obras realizadas pela UFTM e pelo IFTM, desde a criação destas instituições, em 2005 e 2008, respectivamente. Foi analisada a prevalência da ocorrência dos aditivos, bem como identificadas as causas que mais impactaram no custo e/ ou no prazo das obras pública, para auxiliar os gestores destas instituições a tomarem decisões mais apropriadas, afim de diminuir a incidência desses aditamentos, contribuir com o planejamento de obras das instituições, e facilitar o planejamento orçamentário. Para a coleta dos dados, foi realizada a consulta dos processos de contratação das obras realizadas nas duas instituições. A UFTM apresentou todas as obras com aditivo de valor, com uma média de 22%, e 82% das obras tiveram aditivo de prazo, com média de 83,9%. Já o IFTM teve 45% das obras com aditivo de valor, com uma média de 11%, e 79% das obras tiveram aditivo de prazo, tendo uma média de 136%. Ressalta-se, que quando foi considerado o porte das obras, as médias de aditivo de valor não são significativamente diferentes tanto das construções novas como das reformas de médio porte do IFTM e da UFTM, ao nível de significância de 5%. Para os aditivos de prazo, a média do IFTM foi coincidente com a literatura e a da UFTM foi abaixo. Estatisticamente, destacaram-se as médias de aditivo de prazo das obras de médio e grande portes do IFTM e da UFTM por se apresentarem iguais. As principais causas tiveram, em sua maioria, como motivador a(o) contratante e foram relacionadas a alterações nos projetos. Assim, diante dos resultados e a análise realizada nesta pesquisa, os gestores poderão buscar o aprimoramento na elaboração dos projetos, obtendo planejamentos mais realistas e melhorando o uso dos recursos públicos.
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