O ensino sobre saúde do idoso nos cursos técnicos de enfermagem do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Neusa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1410
Resumo: O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e a equipe multiprofissional em saúde, da qual faz parte o Técnico de Enfermagem, precisa estar capacitada para assistência integral ao idoso. Este estudo transversal descritivo, exploratório e com abordagem quantitativa objetivou analisar o cenário do ensino sobre a saúde do idoso nos Cursos Técnicos de Enfermagem do Brasil. Foi desenvolvido com 85 Cursos cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e com Projetos Pedagógicos disponíveis nas páginas institucionais da internet. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sob protocolo n° 4.741.457. Os dados foram submetidos a análise descritiva, média, desvio padrão, testes t Student e Exato de Fischer (p < 0,001). Os resultados demonstraram que 75,3% dos Cursos Técnicos de Enfermagem estão no Sudeste; 70,6% são da Rede Federal; 54,1% públicos; 30,6% subsequentes; 92,9% presenciais; 14,1% alternam turno diurno/noturno e são ofertados anualmente. 28,2% têm ingresso por processo seletivo com descrição no Projeto Pedagógico dos Cursos; 65,9% dos Projetos foram publicados em 2020. A média de duração dos Cursos é dois anos (± 0,272); média de vagas 34,12 (± 4,352); média de carga horária teórica 1.232,31 horas (± 56,849) e de Estágio 586,45 horas (± 84,306). Em relação à oferta da disciplina sobre a saúde do idoso 98,8% dos Cursos ofertam uma disciplina; 60,0% são mistas; 35,3% são ministradas no segundo período/semestre/módulo e 24,7% têm estágio nesta temática. Em média, a carga horária da disciplina específica é 43,97 horas (± 8,623); a carga horária da disciplina mista 1 é 127,42 horas (± 35,277) e da disciplina mista 2 é 67,00 horas. As políticas públicas são abordadas em 49,4% das ementas das disciplinas mistas; alterações morfofisiológicas do processo de envelhecimento e Doenças Crônicas Não Transmissíveis estão em 34,1% dos conteúdos das específicas. As instituições públicas possuem maior carga horária teórica do Curso em relação as privadas (p ≤ 0,001). Entre os Cursos de instituições públicas constavam mais a descrição da forma de ingresso nos Projetos Pedagógicos em relação aos privados (p < 0,001). As instituições públicas têm Cursos Técnicos de Enfermagem com disciplinas específicas sobre a saúde do idoso, enquanto as privadas possuem disciplinas mistas (p < 0,001). Conclui-se que a formação do Técnico de Enfermagem, no cuidado gerontológico, apresenta lacunas ocasionadas pela escassez de conteúdos, principalmente, relacionados a promoção da saúde e Envelhecimento Ativo e/ou Saudável. Faz-se necessária a reformulação de Projetos Pedagógicos e planos de disciplinas para que, futuramente, o idoso seja assistido integralmente por este profissional. Constituíram fragilidade para este estudo a falta de informações nos documentos pedagógicos e nos sites institucionais, assim como as dificuldades de acesso às instituições e Coordenadores de Cursos. Esta pesquisa contribuiu para reiterar a relevância do ensino sobre a saúde do idoso na formação dos Técnicos de Enfermagem, que constituem a maior parcela da categoria de Enfermagem no Brasil. Espera-se que possa motivar pesquisas semelhantes em face das mudanças atuais e futuras decorrentes do envelhecimento populacional.
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spelling O ensino sobre saúde do idoso nos cursos técnicos de enfermagem do BrasilEducação em enfermagem.Técnicos de enfermagem.Saúde do idoso.Nursing education.Nursing technicians.Health of the elderly.CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMO envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e a equipe multiprofissional em saúde, da qual faz parte o Técnico de Enfermagem, precisa estar capacitada para assistência integral ao idoso. Este estudo transversal descritivo, exploratório e com abordagem quantitativa objetivou analisar o cenário do ensino sobre a saúde do idoso nos Cursos Técnicos de Enfermagem do Brasil. Foi desenvolvido com 85 Cursos cadastrados no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação e com Projetos Pedagógicos disponíveis nas páginas institucionais da internet. Foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, sob protocolo n° 4.741.457. Os dados foram submetidos a análise descritiva, média, desvio padrão, testes t Student e Exato de Fischer (p < 0,001). Os resultados demonstraram que 75,3% dos Cursos Técnicos de Enfermagem estão no Sudeste; 70,6% são da Rede Federal; 54,1% públicos; 30,6% subsequentes; 92,9% presenciais; 14,1% alternam turno diurno/noturno e são ofertados anualmente. 28,2% têm ingresso por processo seletivo com descrição no Projeto Pedagógico dos Cursos; 65,9% dos Projetos foram publicados em 2020. A média de duração dos Cursos é dois anos (± 0,272); média de vagas 34,12 (± 4,352); média de carga horária teórica 1.232,31 horas (± 56,849) e de Estágio 586,45 horas (± 84,306). Em relação à oferta da disciplina sobre a saúde do idoso 98,8% dos Cursos ofertam uma disciplina; 60,0% são mistas; 35,3% são ministradas no segundo período/semestre/módulo e 24,7% têm estágio nesta temática. Em média, a carga horária da disciplina específica é 43,97 horas (± 8,623); a carga horária da disciplina mista 1 é 127,42 horas (± 35,277) e da disciplina mista 2 é 67,00 horas. As políticas públicas são abordadas em 49,4% das ementas das disciplinas mistas; alterações morfofisiológicas do processo de envelhecimento e Doenças Crônicas Não Transmissíveis estão em 34,1% dos conteúdos das específicas. As instituições públicas possuem maior carga horária teórica do Curso em relação as privadas (p ≤ 0,001). Entre os Cursos de instituições públicas constavam mais a descrição da forma de ingresso nos Projetos Pedagógicos em relação aos privados (p < 0,001). As instituições públicas têm Cursos Técnicos de Enfermagem com disciplinas específicas sobre a saúde do idoso, enquanto as privadas possuem disciplinas mistas (p < 0,001). Conclui-se que a formação do Técnico de Enfermagem, no cuidado gerontológico, apresenta lacunas ocasionadas pela escassez de conteúdos, principalmente, relacionados a promoção da saúde e Envelhecimento Ativo e/ou Saudável. Faz-se necessária a reformulação de Projetos Pedagógicos e planos de disciplinas para que, futuramente, o idoso seja assistido integralmente por este profissional. Constituíram fragilidade para este estudo a falta de informações nos documentos pedagógicos e nos sites institucionais, assim como as dificuldades de acesso às instituições e Coordenadores de Cursos. Esta pesquisa contribuiu para reiterar a relevância do ensino sobre a saúde do idoso na formação dos Técnicos de Enfermagem, que constituem a maior parcela da categoria de Enfermagem no Brasil. Espera-se que possa motivar pesquisas semelhantes em face das mudanças atuais e futuras decorrentes do envelhecimento populacional.Population aging is a worldwide phenomenon and the multi-professional health team, of which the nursing technician is a member, needs to be trained to provide integral care to the elderly. This cross-sectional descriptive, exploratory study with a quantitative approach aimed to analyze the scenario of teaching about the health of the elderly in Technical Nursing Courses in Brazil. It was developed with 85 courses registered in the National Information System of Vocational and Technological Education of the Ministry of Education and with pedagogical projects available in institutional web pages. It was approved by the Ethics Committee for Research with Human Beings of the Federal University of the Triângulo Mineiro, under protocol number 4,741,457. The data were submitted to descriptive analysis, mean, standard deviation, Student's t test and Fisher's Exact test (p < 0.001). The results showed that 75.3% of Technical Nursing Courses are in the Southeast; 70.6% are from the Federal Network; 54.1% are public; 30.6% are subsequent; 92.9% are on-site; 14.1% alternate day/night shifts and are offered annually. Thus, 28.2% have admission through a selection process described in the Pedagogical Project of the Courses; 65.9% of the Projects were published in 2020. The average duration of the courses is two years (± 0.272); average number of vacancies 34.12 (± 4.352); average theoretical workload 1,232.31 hours (± 56.849) and internship 586.45 hours (± 84.306). Regarding the courses on elderly health, 98.8% of the courses offer one subject; 60.0% are mixed; 35.3% are taught in the second period/semester/module and 24.7% have an internship on this subject. On average, the workload of the specific subject is 43.97 hours (± 8.623); the workload of the mixed subject 1 is 127.42 hours (± 35.277) and of the mixed subject 2 is 67.00 hours. Public policies are addressed in 49.4% of the mixed subjects' menus; morphophysiological changes in the aging process and Non-transmissible Chronic Diseases are in 34.1% of the specific subjects' contents. Public institutions have more theoretical course hours than private ones (p ≤ 0.001). Among the courses in public institutions, there was more description of the form of entry in the Pedagogical Projects than in private ones (p < 0.001). Public institutions have Technical Nursing Courses with specific subjects about elderly health, while the private ones have mixed subjects (p < 0.001). It is concluded that the training of the Nursing Technician in gerontological care presents gaps caused by the lack of content, especially related to health promotion and Active and/or Healthy Aging. It is necessary to reformulate the Pedagogical Projects and discipline plans so that, in the future, the elderly will be fully assisted by this professional. The lack of information in pedagogical documents and in institutional websites, as well as the difficulties of access to the institutions and Course Coordinators constituted weaknesses for this study. This research contributed to reiterate the relevance of teaching about the health of the elderly in the training of Nursing Technicians, who constitute the largest portion of the Nursing category in Brazil. It is hoped that it can motivate similar research in view of the current and future changes resulting from population aging.Universidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências da Saúde - ICS::Curso de Graduação em EnfermagemBrasilUFTMPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção à SaúdeTAVARES, Darlene Mara dos Santos04101982856http://lattes.cnpq.br/9664733721946290SILVA, Neusa da2022-10-20T12:39:26Z2022-01-212022-10-20T12:39:26Z2022-01-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://bdtd.uftm.edu.br/handle/123456789/1410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2022-10-21T02:02:47Zoai:bdtd.uftm.edu.br:123456789/1410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2022-10-21T02:02:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
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