Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOZA, Maria Teresa Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
Texto Completo: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica.
id UFTM_bc1d60b2b31347a539afb2216cdc5a8c
oai_identifier_str oai:bdtd.uftm.edu.br:tede/938
network_acronym_str UFTM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository_id_str
spelling Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógicoHistória da matemática.Recurso pedagógico.Funções.Functions.History of mathematics.Pedagogical resource.MatemáticaEste trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica.This work aims to propose activities using the History of Mathematics as a pedagogical resource for the teaching and learning of Functions, proposed content to be taught in Basic Education and which becomes the basis for the teaching of Di erential and Integral Calculus. We hope that the student, when approaching the knowledge of the History of Mathematics, understands that Mathematics is a science under construction, and thus has the condition to have a critical look at the processes of formalization of mathematical concepts and practices. The work was developed in the form of a bibliographical research, where we analyzed articles and dissertations of authors who speci ed their works in the teaching of functions, as well as original digitized works and made available on official websites. We work with the book by the author Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas, a useful tool for the research developed and reaching the proposed objective. We relate History of Mathematics and Function, with activities proposed for the classroom, in speci c to the ninth year of Basic Education of Basic Education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal do Triângulo MineiroInstituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em MatemáticaBrasilUFTMPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede NacionalMARTINES, Mônica de Cássia Siqueira27223568801http://lattes.cnpq.br/6625047361725116BARBOZA, Maria Teresa Costa2020-01-16T17:27:44Z2019-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfBARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTMinstname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)instacron:UFTM2020-01-17T04:00:18Zoai:bdtd.uftm.edu.br:tede/938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.uftm.edu.br/PUBhttp://bdtd.uftm.edu.br/oai/requestbdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.bropendoar:2020-01-17T04:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
title Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
spellingShingle Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
BARBOZA, Maria Teresa Costa
História da matemática.
Recurso pedagógico.
Funções.
Functions.
History of mathematics.
Pedagogical resource.
Matemática
title_short Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
title_full Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
title_fullStr Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
title_sort Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico
author BARBOZA, Maria Teresa Costa
author_facet BARBOZA, Maria Teresa Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINES, Mônica de Cássia Siqueira
27223568801
http://lattes.cnpq.br/6625047361725116
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOZA, Maria Teresa Costa
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática.
Recurso pedagógico.
Funções.
Functions.
History of mathematics.
Pedagogical resource.
Matemática
topic História da matemática.
Recurso pedagógico.
Funções.
Functions.
History of mathematics.
Pedagogical resource.
Matemática
description Este trabalho tem como objetivo propor atividades utilizando a Historia da Matematica como recurso pedagógico para o ensino e aprendizagem de Funções, conteúdo proposto a ser ensinado na Educação Básica e que se torna a base para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral. Desejamos que o aluno ao se aproximar do conhecimento da História da Matemática, compreenda que a Matemática foi e ainda e uma ciência em construção, e assim tenha condição de ter um olhar crítico nos processos de formalização dos conceitos e das práticas matematicas. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliografica, onde analisamos, artigos e dissertações de autores que especificaram seus trabalhos no ensino de funções, bem como obras originais digitalizadas e disponibilizadas em sites oficiais. Trabalhamos com o livro da autora Tatiana Roque, Historia da Matematica - Uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas - ferramenta util para a pesquisa desenvolvida e alcance do objetivo proposto. Relacionamos História da Matemática e Função com atividades propostas para a sala de aula, em específico para o nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
2020-01-16T17:27:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938
identifier_str_mv BARBOZA, Maria Teresa Costa. Uma proposta de ensino de funções usando a história da matemática como recurso pedagógico. 2019. 68f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2019 .
url http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE::Curso de Licenciatura em Matemática
Brasil
UFTM
Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
instname:Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron:UFTM
instname_str Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
instacron_str UFTM
institution UFTM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFTM - Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@uftm.edu.br||bdtd@uftm.edu.br
_version_ 1797221130118889472