Planos nacional e municipais de educação no Tocantins e institucionalização do Sistema Nacional de Educação: perspectivas e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rute Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFT
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11612/1062
Resumo: Este trabalho, com o tema sistema de ensino e planos de educação, tem por objetivo analisar perspectivas e contradições dos Planos Nacional e Municipais de Educação no Estado do Tocantins para o processo de institucionalização efetiva do Sistema Nacional de Educação (SNE) e para a definição das políticas públicas e a gestão da educação. A pesquisa apresenta o enfoque epistemológico do materialismo histórico-dialético, uma abordagem qualitativa, com informações coletadas por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados reiteram a necessária e direta relação entre os planos de educação nacional e municipais, o movimento de institucionalização efetiva do SNE, a definição de políticas públicas para a educação e sua gestão, sendo os planos um dos elementos articuladores deste movimento; desvelam o movimento dos sistemas privados de ensino inseridos nas disputas em termos de concepções e alteração da noção de sistema no campo da educação; e defendem a importância do monitoramento e da avaliação dos PME no Estado do Tocantins, com vistas à implementação do PNE e a institucionalização efetiva do SNE. Todavia, destaca um cenário atual cujas intencionalidades em disputa dificultam esse movimento que exige coerência e continuidade na gestão educacional.