Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Rute Soares |
Data de Publicação: |
2018 |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Idioma: |
por |
Título da fonte: |
Repositório Institucional da UFT |
Texto Completo: |
http://hdl.handle.net/11612/1062
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Resumo: |
Este trabalho, com o tema sistema de ensino e planos de educação, tem por objetivo analisar perspectivas e contradições dos Planos Nacional e Municipais de Educação no Estado do Tocantins para o processo de institucionalização efetiva do Sistema Nacional de Educação (SNE) e para a definição das políticas públicas e a gestão da educação. A pesquisa apresenta o enfoque epistemológico do materialismo histórico-dialético, uma abordagem qualitativa, com informações coletadas por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados reiteram a necessária e direta relação entre os planos de educação nacional e municipais, o movimento de institucionalização efetiva do SNE, a definição de políticas públicas para a educação e sua gestão, sendo os planos um dos elementos articuladores deste movimento; desvelam o movimento dos sistemas privados de ensino inseridos nas disputas em termos de concepções e alteração da noção de sistema no campo da educação; e defendem a importância do monitoramento e da avaliação dos PME no Estado do Tocantins, com vistas à implementação do PNE e a institucionalização efetiva do SNE. Todavia, destaca um cenário atual cujas intencionalidades em disputa dificultam esse movimento que exige coerência e continuidade na gestão educacional. |