Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Campo - Território |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/37897 |
Resumo: | O presente texto visa discutir as relações étnico-raciais na Educação do Campo (EC), voltando o olhar para o campesinato negro. A EC surge a partir dos movimentos sociais do campo, que buscam consolidar uma movimentação sociopolítica e cultural pela luta por uma educação que seja DO campo. Dentro dessa luta está o campesinato negro. Assim, a partir de levantamento bibliográfico e analise documental buscou-se realizar reflexões sobre a importância da EC pautar as relações étnico-raciais. Nota-se uma carência de produções que relacionam a EC e a importância de se tratar as relações étnico-raciais. A EC deve olhar de maneira mais intensa para relações étnico-raciais, pois existe um campesinato negro, que deve ser pautado de maneira mais específica, sobre seus processos históricos e culturais não só como camponeses, mas como sujeitos negros. Pontua-se, primeiro, as estruturas de opressões econômicas e sociais não perpassam somente as classe, mas as desigualdades étnico-raciais; segundo, a educação de modo geral, deve superar qualquer reprodução de desigualdade. Assim, tratar as questões das relações étnico-raciais é fundamental para consolidar uma EC potente para realizar movimentos contra-hegemônicos nas relações de desigualdade, e para consolidar uma Educação Libertadora. |
id |
UFU-10_42d98e7c90a20f69ede5558a17badc78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37897 |
network_acronym_str |
UFU-10 |
network_name_str |
Campo - Território |
repository_id_str |
|
spelling |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantryEducação do campo e as relações étnico-raciais: olhares para o campesinato negroO presente texto visa discutir as relações étnico-raciais na Educação do Campo (EC), voltando o olhar para o campesinato negro. A EC surge a partir dos movimentos sociais do campo, que buscam consolidar uma movimentação sociopolítica e cultural pela luta por uma educação que seja DO campo. Dentro dessa luta está o campesinato negro. Assim, a partir de levantamento bibliográfico e analise documental buscou-se realizar reflexões sobre a importância da EC pautar as relações étnico-raciais. Nota-se uma carência de produções que relacionam a EC e a importância de se tratar as relações étnico-raciais. A EC deve olhar de maneira mais intensa para relações étnico-raciais, pois existe um campesinato negro, que deve ser pautado de maneira mais específica, sobre seus processos históricos e culturais não só como camponeses, mas como sujeitos negros. Pontua-se, primeiro, as estruturas de opressões econômicas e sociais não perpassam somente as classe, mas as desigualdades étnico-raciais; segundo, a educação de modo geral, deve superar qualquer reprodução de desigualdade. Assim, tratar as questões das relações étnico-raciais é fundamental para consolidar uma EC potente para realizar movimentos contra-hegemônicos nas relações de desigualdade, e para consolidar uma Educação Libertadora.EDUFU2018-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/3789710.14393/RCT122613Revista Campo-Território; v. 12 n. 26 Abr. (2017)1809-6271reponame:Campo - Territórioinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/37897/2228710.14393/RCT122613Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Magno NunesFaleiro, Wender2020-06-29T19:12:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37897Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorioPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/oaijcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br1809-62711809-6271opendoar:2020-06-29T19:12:26Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry Educação do campo e as relações étnico-raciais: olhares para o campesinato negro |
title |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry |
spellingShingle |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry Farias, Magno Nunes |
title_short |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry |
title_full |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry |
title_fullStr |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry |
title_full_unstemmed |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry |
title_sort |
Field education and ethnic-racial relations: looks at the black peasantry |
author |
Farias, Magno Nunes |
author_facet |
Farias, Magno Nunes Faleiro, Wender |
author_role |
author |
author2 |
Faleiro, Wender |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Magno Nunes Faleiro, Wender |
description |
O presente texto visa discutir as relações étnico-raciais na Educação do Campo (EC), voltando o olhar para o campesinato negro. A EC surge a partir dos movimentos sociais do campo, que buscam consolidar uma movimentação sociopolítica e cultural pela luta por uma educação que seja DO campo. Dentro dessa luta está o campesinato negro. Assim, a partir de levantamento bibliográfico e analise documental buscou-se realizar reflexões sobre a importância da EC pautar as relações étnico-raciais. Nota-se uma carência de produções que relacionam a EC e a importância de se tratar as relações étnico-raciais. A EC deve olhar de maneira mais intensa para relações étnico-raciais, pois existe um campesinato negro, que deve ser pautado de maneira mais específica, sobre seus processos históricos e culturais não só como camponeses, mas como sujeitos negros. Pontua-se, primeiro, as estruturas de opressões econômicas e sociais não perpassam somente as classe, mas as desigualdades étnico-raciais; segundo, a educação de modo geral, deve superar qualquer reprodução de desigualdade. Assim, tratar as questões das relações étnico-raciais é fundamental para consolidar uma EC potente para realizar movimentos contra-hegemônicos nas relações de desigualdade, e para consolidar uma Educação Libertadora. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/37897 10.14393/RCT122613 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/37897 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCT122613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/37897/22287 10.14393/RCT122613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 CAMPO - TERRITÓRIO: REVISTA DE GEOGRAFIA AGRÁRIA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Campo-Território; v. 12 n. 26 Abr. (2017) 1809-6271 reponame:Campo - Território instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Campo - Território |
collection |
Campo - Território |
repository.name.fl_str_mv |
Campo - Território - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
jcleps@ufu.br || campoterritorio@ig.ufu.br |
_version_ |
1754575643750694912 |