Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danelon, Márcio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63933
Resumo: Neste número 63, a Revista Educação e Filosofia apresenta mais um número composto por dois dossiês temáticos, sendo um da área da Educação e outro na área da Filosofia. Por se constituir num conjunto de textos temáticos, os dossiês refletem uma viva, pulsante e atual discussão teórica, a qual a Revista Educação e Filosofia procura documentar e publicizar. Com essa publicação, a revista cumpre um importante papel no âmbito de sua politica editorial de divulgação das produções acadêmico-científicas especializadas e propicia aos seus leitores o aprofundamento teórico em duas temáticas de relevo para a Educação e para a Filosofia. No campo da Educação, publicamos o dossiê Diferenças e educação – explorações conceituais entre o Brasil e a França, organizado pelo professor doutor Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas/Brasil, e pelo professor doutor Hubert Vincent, da Université de Rouen/França. Este dossiê é um dos resultados das ações de um projeto de cooperação internacional entre universidades brasileiras (Unicamp; UNIFESP; UFSJ; UFRJ; UNESP – Marília) e universidades francesas (Université de Rouen; Université de Paris 8; Université de Nantes; Université de Lille) financiado pelo acordo CAPES-COFECUB e com vigência entre os anos de 2015 e 2018. Conforme afirmar os organizadores, o objetivo deste dossiê “é o de oferecer distintas abordagens conceituais do tema, evidenciando as contribuições que a Filosofia da Educação pode oferecer para pensar os problemas contemporâneos”. Na área da Filosofia, publicamos o dossiê Artes e oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari, organizado pela professora doutora Juliana Soares Bom Tempo e pelo professor doutor Humberto Guido, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Este dossiê foi idealizado na esteira das homenagens que marcaram os 20 anos da morte de Gilles Deleuze (1925-1995), num “movimento de discussão do legado do pensamento deleuziano, cujo propósito ultrapassa o ensejo de uma simples homenagem e pretende intensificar as experimentações conceituais para vislumbrar, na criação artística, um disparador de encontros ético-político-estéticos, o que confere ao dossiê uma abordagem transdisciplinar da filosofia de Deleuze – e também Guattari”.
id UFU-2_6740d4d5e0688506f66a5c04d88bdd70
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/63933
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017EducaçãoFilosofiaArtes e oficinasDiferenças e educaçãoExplorações conceituaisNeste número 63, a Revista Educação e Filosofia apresenta mais um número composto por dois dossiês temáticos, sendo um da área da Educação e outro na área da Filosofia. Por se constituir num conjunto de textos temáticos, os dossiês refletem uma viva, pulsante e atual discussão teórica, a qual a Revista Educação e Filosofia procura documentar e publicizar. Com essa publicação, a revista cumpre um importante papel no âmbito de sua politica editorial de divulgação das produções acadêmico-científicas especializadas e propicia aos seus leitores o aprofundamento teórico em duas temáticas de relevo para a Educação e para a Filosofia. No campo da Educação, publicamos o dossiê Diferenças e educação – explorações conceituais entre o Brasil e a França, organizado pelo professor doutor Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas/Brasil, e pelo professor doutor Hubert Vincent, da Université de Rouen/França. Este dossiê é um dos resultados das ações de um projeto de cooperação internacional entre universidades brasileiras (Unicamp; UNIFESP; UFSJ; UFRJ; UNESP – Marília) e universidades francesas (Université de Rouen; Université de Paris 8; Université de Nantes; Université de Lille) financiado pelo acordo CAPES-COFECUB e com vigência entre os anos de 2015 e 2018. Conforme afirmar os organizadores, o objetivo deste dossiê “é o de oferecer distintas abordagens conceituais do tema, evidenciando as contribuições que a Filosofia da Educação pode oferecer para pensar os problemas contemporâneos”. Na área da Filosofia, publicamos o dossiê Artes e oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari, organizado pela professora doutora Juliana Soares Bom Tempo e pelo professor doutor Humberto Guido, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Este dossiê foi idealizado na esteira das homenagens que marcaram os 20 anos da morte de Gilles Deleuze (1925-1995), num “movimento de discussão do legado do pensamento deleuziano, cujo propósito ultrapassa o ensejo de uma simples homenagem e pretende intensificar as experimentações conceituais para vislumbrar, na criação artística, um disparador de encontros ético-político-estéticos, o que confere ao dossiê uma abordagem transdisciplinar da filosofia de Deleuze – e também Guattari”.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63933Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1327 - 13281982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63933/32879Copyright (c) 2021 Márcio Danelonhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDanelon, Márcio2022-10-06T20:05:15Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/63933Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-06T20:05:15Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
title Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
spellingShingle Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
Danelon, Márcio
Educação
Filosofia
Artes e oficinas
Diferenças e educação
Explorações conceituais
title_short Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
title_full Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
title_fullStr Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
title_full_unstemmed Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
title_sort Editorial v.31 n.63 set./dez. 2017
author Danelon, Márcio
author_facet Danelon, Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Danelon, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Filosofia
Artes e oficinas
Diferenças e educação
Explorações conceituais
topic Educação
Filosofia
Artes e oficinas
Diferenças e educação
Explorações conceituais
description Neste número 63, a Revista Educação e Filosofia apresenta mais um número composto por dois dossiês temáticos, sendo um da área da Educação e outro na área da Filosofia. Por se constituir num conjunto de textos temáticos, os dossiês refletem uma viva, pulsante e atual discussão teórica, a qual a Revista Educação e Filosofia procura documentar e publicizar. Com essa publicação, a revista cumpre um importante papel no âmbito de sua politica editorial de divulgação das produções acadêmico-científicas especializadas e propicia aos seus leitores o aprofundamento teórico em duas temáticas de relevo para a Educação e para a Filosofia. No campo da Educação, publicamos o dossiê Diferenças e educação – explorações conceituais entre o Brasil e a França, organizado pelo professor doutor Sílvio Gallo, da Universidade Estadual de Campinas/Brasil, e pelo professor doutor Hubert Vincent, da Université de Rouen/França. Este dossiê é um dos resultados das ações de um projeto de cooperação internacional entre universidades brasileiras (Unicamp; UNIFESP; UFSJ; UFRJ; UNESP – Marília) e universidades francesas (Université de Rouen; Université de Paris 8; Université de Nantes; Université de Lille) financiado pelo acordo CAPES-COFECUB e com vigência entre os anos de 2015 e 2018. Conforme afirmar os organizadores, o objetivo deste dossiê “é o de oferecer distintas abordagens conceituais do tema, evidenciando as contribuições que a Filosofia da Educação pode oferecer para pensar os problemas contemporâneos”. Na área da Filosofia, publicamos o dossiê Artes e oficinas: incursões na filosofia de Deleuze-Guattari, organizado pela professora doutora Juliana Soares Bom Tempo e pelo professor doutor Humberto Guido, ambos da Universidade Federal de Uberlândia. Este dossiê foi idealizado na esteira das homenagens que marcaram os 20 anos da morte de Gilles Deleuze (1925-1995), num “movimento de discussão do legado do pensamento deleuziano, cujo propósito ultrapassa o ensejo de uma simples homenagem e pretende intensificar as experimentações conceituais para vislumbrar, na criação artística, um disparador de encontros ético-político-estéticos, o que confere ao dossiê uma abordagem transdisciplinar da filosofia de Deleuze – e também Guattari”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63933
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63933/32879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Márcio Danelon
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Márcio Danelon
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1327 - 1328
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355385174786048