Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Netto, Mario Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849
Resumo: O ano de 2022 é um ano singular para a sociedade brasileira. Estamos às portas do bicentenário de nossa independência política e nos aproximando de mais uma disputa eleitoral para os cargos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Ambos os eventos requerem de nós (professores, pesquisadores, cidadãos) problematizações, análises e condutas que instiguem a luta contra o aumento das desigualdades sociais e educacionais, bem como a defesa do direito à educação e a sua promoção como potência emancipatória para toda população brasileira. No horizonte destas reflexões e lutas está a esperança de estarmos construindo um momento de transição, uma mudança de ciclos, que nos conduza a novos esforços coletivos por democracia e justiça social. Entre o passado vivido e os horizontes de expectativas, num contexto de incertezas e lutas, a Revista Educação e Filosofia mantém o trabalho acadêmico de divulgação científica comprometido com a transformação social e publica o último número do ano de 2021, número 75, volume 35. São 16 artigos, sendo 9 da área da Educação e 7 da área da Filosofia, e 1 resenha. O número que o leitor tem em mãos corresponde ao último quadrimestre de 2021. Ele nos apresenta uma oportunidade para pensarmos a história que nos trouxe até aqui, ao passo que somos provocados pelos dilemas sociais que se impõem a nós a pensar o presente e projetar o futuro.
id UFU-2_c786d6cf7680e9aebf6cec2ab21862bd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/65849
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021EditorialEducaçãoFilosofiaO ano de 2022 é um ano singular para a sociedade brasileira. Estamos às portas do bicentenário de nossa independência política e nos aproximando de mais uma disputa eleitoral para os cargos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Ambos os eventos requerem de nós (professores, pesquisadores, cidadãos) problematizações, análises e condutas que instiguem a luta contra o aumento das desigualdades sociais e educacionais, bem como a defesa do direito à educação e a sua promoção como potência emancipatória para toda população brasileira. No horizonte destas reflexões e lutas está a esperança de estarmos construindo um momento de transição, uma mudança de ciclos, que nos conduza a novos esforços coletivos por democracia e justiça social. Entre o passado vivido e os horizontes de expectativas, num contexto de incertezas e lutas, a Revista Educação e Filosofia mantém o trabalho acadêmico de divulgação científica comprometido com a transformação social e publica o último número do ano de 2021, número 75, volume 35. São 16 artigos, sendo 9 da área da Educação e 7 da área da Filosofia, e 1 resenha. O número que o leitor tem em mãos corresponde ao último quadrimestre de 2021. Ele nos apresenta uma oportunidade para pensarmos a história que nos trouxe até aqui, ao passo que somos provocados pelos dilemas sociais que se impõem a nós a pensar o presente e projetar o futuro.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849Educação e Filosofia; v. 35 n. 75 (2021); 1169-11741982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849/36854Copyright (c) 2022 Mario Borges Nettohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNetto, Mario Borges2023-09-27T18:05:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/65849Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-09-27T18:05:14Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
title Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
spellingShingle Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
Netto, Mario Borges
Editorial
Educação
Filosofia
title_short Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
title_full Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
title_fullStr Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
title_full_unstemmed Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
title_sort Editorial v.35 n.75 set./dez. 2021
author Netto, Mario Borges
author_facet Netto, Mario Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Netto, Mario Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
Educação
Filosofia
topic Editorial
Educação
Filosofia
description O ano de 2022 é um ano singular para a sociedade brasileira. Estamos às portas do bicentenário de nossa independência política e nos aproximando de mais uma disputa eleitoral para os cargos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Ambos os eventos requerem de nós (professores, pesquisadores, cidadãos) problematizações, análises e condutas que instiguem a luta contra o aumento das desigualdades sociais e educacionais, bem como a defesa do direito à educação e a sua promoção como potência emancipatória para toda população brasileira. No horizonte destas reflexões e lutas está a esperança de estarmos construindo um momento de transição, uma mudança de ciclos, que nos conduza a novos esforços coletivos por democracia e justiça social. Entre o passado vivido e os horizontes de expectativas, num contexto de incertezas e lutas, a Revista Educação e Filosofia mantém o trabalho acadêmico de divulgação científica comprometido com a transformação social e publica o último número do ano de 2021, número 75, volume 35. São 16 artigos, sendo 9 da área da Educação e 7 da área da Filosofia, e 1 resenha. O número que o leitor tem em mãos corresponde ao último quadrimestre de 2021. Ele nos apresenta uma oportunidade para pensarmos a história que nos trouxe até aqui, ao passo que somos provocados pelos dilemas sociais que se impõem a nós a pensar o presente e projetar o futuro.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/65849/36854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Mario Borges Netto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Mario Borges Netto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 35 n. 75 (2021); 1169-1174
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234340487168