Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301 |
Resumo: | Esta tese partiu da hipótese de que as obras ficcionais do escritor congolês Emmanuel Boundzéki Dongala comportam, em alguma medida, uma estratégia estética pautada em uma prática irônica. As análises aqui apresentadas seguiram um percurso teórico balizado pela Filosofia a partir dos estudos kierkegaardianos sobre as práticas irônicas de Sócrates. No decorrer da pesquisa, essa linha teórica torna-se mais específica quando incorporada à teoria literária, sendo arrematada com os estudos de Richard Rorty, que contribuíram com as análises na medida em que sua teoria contempla ironia, contingências e solidariedade e que, além de fomentarem as discussões, indicam um caminho analítico de maior aprofundamento no corpus. O percurso contemplou, ainda, uma incursão no universo mais amplo da historiografia das literaturas africanas de língua francesa, a partir da abordagem eurocêntrica de Lilyan Kesteloot, afrocêntrica de Makouta Mboukou e de uma perspectiva oriunda dos ciclos artísticos proposta por David N’Goran. No intuito de discutir os processos de representação e de construções discursivas envolvidos na constituição da África e do africano na modernidade, foram expostos alguns estudos do sociólogo camaronês Achille Mbembe. As conclusões alcançadas, a partir da análise de seis obras de Dongala, Um fuzil na mão, um poema no bolso (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002), Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) e Photo de groupe au bord du fleuve (2010), confirmaram a hipótese inicial na medida em que foi possível comprovar a presença da ironia, tanto em sua natureza dialética, que se evidencia nas discussões que foram levantadas ao longo da pesquisa, quanto no seu emprego como recurso estético original e intenso na representação de uma África permanentemente contrastante. |
id |
UFU_85ec41ec5c2f575e18e6e0969141ef38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/26834 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
2019-08-26T20:25:35Z2019-08-26T20:25:35Z2019-06-24MARTINS, Gisele Pimentel. Tensões Irônicas na África de Emmanuel Boundzéki Dongala. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301Esta tese partiu da hipótese de que as obras ficcionais do escritor congolês Emmanuel Boundzéki Dongala comportam, em alguma medida, uma estratégia estética pautada em uma prática irônica. As análises aqui apresentadas seguiram um percurso teórico balizado pela Filosofia a partir dos estudos kierkegaardianos sobre as práticas irônicas de Sócrates. No decorrer da pesquisa, essa linha teórica torna-se mais específica quando incorporada à teoria literária, sendo arrematada com os estudos de Richard Rorty, que contribuíram com as análises na medida em que sua teoria contempla ironia, contingências e solidariedade e que, além de fomentarem as discussões, indicam um caminho analítico de maior aprofundamento no corpus. O percurso contemplou, ainda, uma incursão no universo mais amplo da historiografia das literaturas africanas de língua francesa, a partir da abordagem eurocêntrica de Lilyan Kesteloot, afrocêntrica de Makouta Mboukou e de uma perspectiva oriunda dos ciclos artísticos proposta por David N’Goran. No intuito de discutir os processos de representação e de construções discursivas envolvidos na constituição da África e do africano na modernidade, foram expostos alguns estudos do sociólogo camaronês Achille Mbembe. As conclusões alcançadas, a partir da análise de seis obras de Dongala, Um fuzil na mão, um poema no bolso (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002), Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) e Photo de groupe au bord du fleuve (2010), confirmaram a hipótese inicial na medida em que foi possível comprovar a presença da ironia, tanto em sua natureza dialética, que se evidencia nas discussões que foram levantadas ao longo da pesquisa, quanto no seu emprego como recurso estético original e intenso na representação de uma África permanentemente contrastante.Cette thèse s’est reposée sur l'hypothèse selon laquelle les ouvrages fictionnels de l'écrivain congolais Emmanuel Boundzéki Dongala mettent en œuvre, dans une certaine mesure, une stratégie esthétique basée sur une pratique ironique. Les analyses ici présentées proposent un itinéraire théorique fondé sur la philosophie provenant des études kierkegaardiennes sur les pratiques ironiques de Socrate. Au cours de la recherche, cette ligne théorique devient plus spécifique lorsqu’elle est incorporée à la théorie littéraire, notamment aux études de Richard Rorty, qui ont contribué aux analyses dans la mesure où sa théorie comprend l'ironie, les contingences et la solidarité indiquant, outre le fait d’encourager les discussions, une trajectoire analytique plus profondie dans le corpus. Le parcours a également considéré une incursion dans l'univers plus étendu de l'historiographie des littératures africaines de langue française, basée sur l'approche eurocentrique de Lilyan Kesteloot, afrocentrique de Makouta Mboukou et une perspective provenant des cycles artistiques proposée par David N'Goran. Afin de discuter les processus de représentation et de constructions discursives prennant part à la constitution de l'Afrique et de l’Africain dans la modernité, on a utilisé les études du sociologue camerounais Achille Mbembe. Les conclusions obtenues à partir de l'analyse de six ouvrages de Dongala, Un fusil dans la main, un poème dans la poche (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002) Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) et Photo de groupe au bord du fleuve (2010), ont confirmé l'hypothèse initiale dans la mesure où il a été possible de démontrer, la présence de l’ironie aussi bien dans sa nature dialectique, qui devient évidente dans les discussions soulevées au cours de la recherche, que dans son emploi comme ressource esthétique originale et intense dans la représentation d’une Afrique en continuel contraste.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASLiteraturas AfricanasLiteraturaEmmanuel DongalaIronia SocráticaIroniaLittératures africainesEmmanuel DongalaIronie socratiqueIronie romantiqueTensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki DongalaTensions ironiques dans la représentation de l’Afrique d’Emmanuel Boundzéki Dongalainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCarmo, Maria Suzana Moreira dohttp://lattes.cnpq.br/6671584446075333Leite, Guacira Marcondes MachadoAlavarce, Camila da SilvaCosta, Daniel Padilha Pacheco daPinheiro-Mariz, Josilenehttp://lattes.cnpq.br/7769203531176182Martins, Gisele Pimentel23160950418reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALTensõesIrônicasRepresentação.pdfTensõesIrônicasRepresentação.pdfapplication/pdf2169532https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/1/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdfc11db788c91b810ff235b839800a569cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTTensõesIrônicasRepresentação.pdf.txtTensõesIrônicasRepresentação.pdf.txtExtracted texttext/plain583126https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/4/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtc4842d7bb9a1400e397899aa5dde211eMD54THUMBNAILTensõesIrônicasRepresentação.pdf.jpgTensõesIrônicasRepresentação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/5/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgc01eab631c0dbaee66aa92cc51060791MD55123456789/268342019-08-27 03:09:16.221oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T14:54:58.812511Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Tensions ironiques dans la représentation de l’Afrique d’Emmanuel Boundzéki Dongala |
title |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala |
spellingShingle |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala Martins, Gisele Pimentel CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Literaturas Africanas Literatura Emmanuel Dongala Ironia Socrática Ironia Littératures africaines Emmanuel Dongala Ironie socratique Ironie romantique |
title_short |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala |
title_full |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala |
title_fullStr |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala |
title_full_unstemmed |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala |
title_sort |
Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala |
author |
Martins, Gisele Pimentel |
author_facet |
Martins, Gisele Pimentel |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carmo, Maria Suzana Moreira do |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6671584446075333 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leite, Guacira Marcondes Machado |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Alavarce, Camila da Silva |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Costa, Daniel Padilha Pacheco da |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Pinheiro-Mariz, Josilene |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7769203531176182 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Gisele Pimentel |
contributor_str_mv |
Carmo, Maria Suzana Moreira do Leite, Guacira Marcondes Machado Alavarce, Camila da Silva Costa, Daniel Padilha Pacheco da Pinheiro-Mariz, Josilene |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS Literaturas Africanas Literatura Emmanuel Dongala Ironia Socrática Ironia Littératures africaines Emmanuel Dongala Ironie socratique Ironie romantique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literaturas Africanas Literatura Emmanuel Dongala Ironia Socrática Ironia Littératures africaines Emmanuel Dongala Ironie socratique Ironie romantique |
description |
Esta tese partiu da hipótese de que as obras ficcionais do escritor congolês Emmanuel Boundzéki Dongala comportam, em alguma medida, uma estratégia estética pautada em uma prática irônica. As análises aqui apresentadas seguiram um percurso teórico balizado pela Filosofia a partir dos estudos kierkegaardianos sobre as práticas irônicas de Sócrates. No decorrer da pesquisa, essa linha teórica torna-se mais específica quando incorporada à teoria literária, sendo arrematada com os estudos de Richard Rorty, que contribuíram com as análises na medida em que sua teoria contempla ironia, contingências e solidariedade e que, além de fomentarem as discussões, indicam um caminho analítico de maior aprofundamento no corpus. O percurso contemplou, ainda, uma incursão no universo mais amplo da historiografia das literaturas africanas de língua francesa, a partir da abordagem eurocêntrica de Lilyan Kesteloot, afrocêntrica de Makouta Mboukou e de uma perspectiva oriunda dos ciclos artísticos proposta por David N’Goran. No intuito de discutir os processos de representação e de construções discursivas envolvidos na constituição da África e do africano na modernidade, foram expostos alguns estudos do sociólogo camaronês Achille Mbembe. As conclusões alcançadas, a partir da análise de seis obras de Dongala, Um fuzil na mão, um poema no bolso (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002), Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) e Photo de groupe au bord du fleuve (2010), confirmaram a hipótese inicial na medida em que foi possível comprovar a presença da ironia, tanto em sua natureza dialética, que se evidencia nas discussões que foram levantadas ao longo da pesquisa, quanto no seu emprego como recurso estético original e intenso na representação de uma África permanentemente contrastante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-26T20:25:35Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-26T20:25:35Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MARTINS, Gisele Pimentel. Tensões Irônicas na África de Emmanuel Boundzéki Dongala. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Gisele Pimentel. Tensões Irônicas na África de Emmanuel Boundzéki Dongala. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834 http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/1/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/2/license_rdf https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/3/license.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/4/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/5/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c11db788c91b810ff235b839800a569c 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3 c4842d7bb9a1400e397899aa5dde211e c01eab631c0dbaee66aa92cc51060791 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1797425477013471232 |