Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Gisele Pimentel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301
Resumo: Esta tese partiu da hipótese de que as obras ficcionais do escritor congolês Emmanuel Boundzéki Dongala comportam, em alguma medida, uma estratégia estética pautada em uma prática irônica. As análises aqui apresentadas seguiram um percurso teórico balizado pela Filosofia a partir dos estudos kierkegaardianos sobre as práticas irônicas de Sócrates. No decorrer da pesquisa, essa linha teórica torna-se mais específica quando incorporada à teoria literária, sendo arrematada com os estudos de Richard Rorty, que contribuíram com as análises na medida em que sua teoria contempla ironia, contingências e solidariedade e que, além de fomentarem as discussões, indicam um caminho analítico de maior aprofundamento no corpus. O percurso contemplou, ainda, uma incursão no universo mais amplo da historiografia das literaturas africanas de língua francesa, a partir da abordagem eurocêntrica de Lilyan Kesteloot, afrocêntrica de Makouta Mboukou e de uma perspectiva oriunda dos ciclos artísticos proposta por David N’Goran. No intuito de discutir os processos de representação e de construções discursivas envolvidos na constituição da África e do africano na modernidade, foram expostos alguns estudos do sociólogo camaronês Achille Mbembe. As conclusões alcançadas, a partir da análise de seis obras de Dongala, Um fuzil na mão, um poema no bolso (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002), Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) e Photo de groupe au bord du fleuve (2010), confirmaram a hipótese inicial na medida em que foi possível comprovar a presença da ironia, tanto em sua natureza dialética, que se evidencia nas discussões que foram levantadas ao longo da pesquisa, quanto no seu emprego como recurso estético original e intenso na representação de uma África permanentemente contrastante.
id UFU_85ec41ec5c2f575e18e6e0969141ef38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/26834
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling 2019-08-26T20:25:35Z2019-08-26T20:25:35Z2019-06-24MARTINS, Gisele Pimentel. Tensões Irônicas na África de Emmanuel Boundzéki Dongala. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301Esta tese partiu da hipótese de que as obras ficcionais do escritor congolês Emmanuel Boundzéki Dongala comportam, em alguma medida, uma estratégia estética pautada em uma prática irônica. As análises aqui apresentadas seguiram um percurso teórico balizado pela Filosofia a partir dos estudos kierkegaardianos sobre as práticas irônicas de Sócrates. No decorrer da pesquisa, essa linha teórica torna-se mais específica quando incorporada à teoria literária, sendo arrematada com os estudos de Richard Rorty, que contribuíram com as análises na medida em que sua teoria contempla ironia, contingências e solidariedade e que, além de fomentarem as discussões, indicam um caminho analítico de maior aprofundamento no corpus. O percurso contemplou, ainda, uma incursão no universo mais amplo da historiografia das literaturas africanas de língua francesa, a partir da abordagem eurocêntrica de Lilyan Kesteloot, afrocêntrica de Makouta Mboukou e de uma perspectiva oriunda dos ciclos artísticos proposta por David N’Goran. No intuito de discutir os processos de representação e de construções discursivas envolvidos na constituição da África e do africano na modernidade, foram expostos alguns estudos do sociólogo camaronês Achille Mbembe. As conclusões alcançadas, a partir da análise de seis obras de Dongala, Um fuzil na mão, um poema no bolso (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002), Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) e Photo de groupe au bord du fleuve (2010), confirmaram a hipótese inicial na medida em que foi possível comprovar a presença da ironia, tanto em sua natureza dialética, que se evidencia nas discussões que foram levantadas ao longo da pesquisa, quanto no seu emprego como recurso estético original e intenso na representação de uma África permanentemente contrastante.Cette thèse s’est reposée sur l'hypothèse selon laquelle les ouvrages fictionnels de l'écrivain congolais Emmanuel Boundzéki Dongala mettent en œuvre, dans une certaine mesure, une stratégie esthétique basée sur une pratique ironique. Les analyses ici présentées proposent un itinéraire théorique fondé sur la philosophie provenant des études kierkegaardiennes sur les pratiques ironiques de Socrate. Au cours de la recherche, cette ligne théorique devient plus spécifique lorsqu’elle est incorporée à la théorie littéraire, notamment aux études de Richard Rorty, qui ont contribué aux analyses dans la mesure où sa théorie comprend l'ironie, les contingences et la solidarité indiquant, outre le fait d’encourager les discussions, une trajectoire analytique plus profondie dans le corpus. Le parcours a également considéré une incursion dans l'univers plus étendu de l'historiographie des littératures africaines de langue française, basée sur l'approche eurocentrique de Lilyan Kesteloot, afrocentrique de Makouta Mboukou et une perspective provenant des cycles artistiques proposée par David N'Goran. Afin de discuter les processus de représentation et de constructions discursives prennant part à la constitution de l'Afrique et de l’Africain dans la modernité, on a utilisé les études du sociologue camerounais Achille Mbembe. Les conclusions obtenues à partir de l'analyse de six ouvrages de Dongala, Un fusil dans la main, un poème dans la poche (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002) Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) et Photo de groupe au bord du fleuve (2010), ont confirmé l'hypothèse initiale dans la mesure où il a été possible de démontrer, la présence de l’ironie aussi bien dans sa nature dialectique, qui devient évidente dans les discussions soulevées au cours de la recherche, que dans son emploi comme ressource esthétique originale et intense dans la représentation d’une Afrique en continuel contraste.FAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas GeraisTese (Doutorado)porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em Estudos LiteráriosBrasilhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASLiteraturas AfricanasLiteraturaEmmanuel DongalaIronia SocráticaIroniaLittératures africainesEmmanuel DongalaIronie socratiqueIronie romantiqueTensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki DongalaTensions ironiques dans la représentation de l’Afrique d’Emmanuel Boundzéki Dongalainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisCarmo, Maria Suzana Moreira dohttp://lattes.cnpq.br/6671584446075333Leite, Guacira Marcondes MachadoAlavarce, Camila da SilvaCosta, Daniel Padilha Pacheco daPinheiro-Mariz, Josilenehttp://lattes.cnpq.br/7769203531176182Martins, Gisele Pimentel23160950418reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUORIGINALTensõesIrônicasRepresentação.pdfTensõesIrônicasRepresentação.pdfapplication/pdf2169532https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/1/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdfc11db788c91b810ff235b839800a569cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81792https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/3/license.txt48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3MD53TEXTTensõesIrônicasRepresentação.pdf.txtTensõesIrônicasRepresentação.pdf.txtExtracted texttext/plain583126https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/4/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txtc4842d7bb9a1400e397899aa5dde211eMD54THUMBNAILTensõesIrônicasRepresentação.pdf.jpgTensõesIrônicasRepresentação.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/5/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpgc01eab631c0dbaee66aa92cc51060791MD55123456789/268342019-08-27 03:09:16.221oai:repositorio.ufu.br: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Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2024-04-26T14:54:58.812511Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Tensions ironiques dans la représentation de l’Afrique d’Emmanuel Boundzéki Dongala
title Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
spellingShingle Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
Martins, Gisele Pimentel
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Literaturas Africanas
Literatura
Emmanuel Dongala
Ironia Socrática
Ironia
Littératures africaines
Emmanuel Dongala
Ironie socratique
Ironie romantique
title_short Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
title_full Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
title_fullStr Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
title_full_unstemmed Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
title_sort Tensões irônicas na representação da África de Emmanuel Boundzéki Dongala
author Martins, Gisele Pimentel
author_facet Martins, Gisele Pimentel
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carmo, Maria Suzana Moreira do
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6671584446075333
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leite, Guacira Marcondes Machado
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alavarce, Camila da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Costa, Daniel Padilha Pacheco da
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Pinheiro-Mariz, Josilene
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7769203531176182
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Gisele Pimentel
contributor_str_mv Carmo, Maria Suzana Moreira do
Leite, Guacira Marcondes Machado
Alavarce, Camila da Silva
Costa, Daniel Padilha Pacheco da
Pinheiro-Mariz, Josilene
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Literaturas Africanas
Literatura
Emmanuel Dongala
Ironia Socrática
Ironia
Littératures africaines
Emmanuel Dongala
Ironie socratique
Ironie romantique
dc.subject.por.fl_str_mv Literaturas Africanas
Literatura
Emmanuel Dongala
Ironia Socrática
Ironia
Littératures africaines
Emmanuel Dongala
Ironie socratique
Ironie romantique
description Esta tese partiu da hipótese de que as obras ficcionais do escritor congolês Emmanuel Boundzéki Dongala comportam, em alguma medida, uma estratégia estética pautada em uma prática irônica. As análises aqui apresentadas seguiram um percurso teórico balizado pela Filosofia a partir dos estudos kierkegaardianos sobre as práticas irônicas de Sócrates. No decorrer da pesquisa, essa linha teórica torna-se mais específica quando incorporada à teoria literária, sendo arrematada com os estudos de Richard Rorty, que contribuíram com as análises na medida em que sua teoria contempla ironia, contingências e solidariedade e que, além de fomentarem as discussões, indicam um caminho analítico de maior aprofundamento no corpus. O percurso contemplou, ainda, uma incursão no universo mais amplo da historiografia das literaturas africanas de língua francesa, a partir da abordagem eurocêntrica de Lilyan Kesteloot, afrocêntrica de Makouta Mboukou e de uma perspectiva oriunda dos ciclos artísticos proposta por David N’Goran. No intuito de discutir os processos de representação e de construções discursivas envolvidos na constituição da África e do africano na modernidade, foram expostos alguns estudos do sociólogo camaronês Achille Mbembe. As conclusões alcançadas, a partir da análise de seis obras de Dongala, Um fuzil na mão, um poema no bolso (1974), Jazz et vin de palme (1982), Le feu des origines (1987), Johnny Chien Méchant (2002), Les petits garçons naissent aussi des étoiles (2006) e Photo de groupe au bord du fleuve (2010), confirmaram a hipótese inicial na medida em que foi possível comprovar a presença da ironia, tanto em sua natureza dialética, que se evidencia nas discussões que foram levantadas ao longo da pesquisa, quanto no seu emprego como recurso estético original e intenso na representação de uma África permanentemente contrastante.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-26T20:25:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-26T20:25:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, Gisele Pimentel. Tensões Irônicas na África de Emmanuel Boundzéki Dongala. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301
identifier_str_mv MARTINS, Gisele Pimentel. Tensões Irônicas na África de Emmanuel Boundzéki Dongala. 2019. 230 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/26834
http://dx.doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/1/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/2/license_rdf
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/3/license.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/4/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.txt
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/26834/5/Tens%c3%b5esIr%c3%b4nicasRepresenta%c3%a7%c3%a3o.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c11db788c91b810ff235b839800a569c
42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c
48ded82ce41b8d2426af12aed6b3cbf3
c4842d7bb9a1400e397899aa5dde211e
c01eab631c0dbaee66aa92cc51060791
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1797425477013471232