A Expansão da Educação Superior Federal em Uberlândia: tendências político-culturais (2003 - 2014)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Elane
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29184
http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.52
Resumo: O presente estudo inseriu-se na linha de pesquisa “Estado, Políticas e Gestão da Educação” do PPGED/FACED/UFU. Investigou a expansão da educação superior federal em Uberlândia, no âmbito das tendências político-culturais nacionais, destacando-se parte da legislação e os programas: Universidade – expandir até ficar do tamanho do Brasil (2005), REUNI, Decreto n. 6.096 (2007), Diretrizes para o processo de integração das Escolas Técnicas Federais (ETFs) com as Escolas Agrícolas Federais (EAFs), Decreto n. 6.095/2007 e Lei n. 11.892/2008, a qual instituiu a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, além das recomendações dos organismos internacionais. Tais tendências incentivaram a criação de instituições e a ampliação de vagas, cursos e campi. Nesse sentido, o objetivo geral e/ou da questão central desta pesquisa tencionou compreender como se configurou a expansão desta educação no Brasil e como tal reforma materializou-se na cidade supracitada. Para tanto, pesquisamos tais questões nos capítulos 2 a 6, os quais tiveram por finalidade: a) Analisar as funções sociais que as avaliações exercem na exclusão de parte dos alunos oriundos das camadas populares; pesquisar os principais aportes teórico-metodológicos de Bourdieu, enfatizando suas contribuições para refletir sobre as rupturas, continuidades e ambivalências da exclusão na educação superior, dos alunos oriundos das camadas populares, sobretudo daqueles estudantes que exercem alguma atividade remunerada; as relações desta exclusão com a conservação social na contemporaneidade; a atuação do sistema de ensino na reprodução do sistema político e cultural; e as relações entre violência simbólica, capital cultural e exclusão escolar e social. b) Investigar os princípios da reforma administrativa estatal (1995) e da reforma educacional, ocorrida a partir de 2003, e as relações destas com o novo projeto de educação superior federal. c) Pesquisar parte das tendências político-culturais que impulsionaram a expansão da educação superior federal no Brasil, sob a égide da necessária inclusão social e democratização do acesso a este nível de ensino. d) Apresentar um panorama de expansão da educação superior federal no Brasil, no período de 2003 a 2014, referenciando-nos na divulgação das ações dos programas de criação de instituições, ampliação de vagas, cursos e campi. e) Investigar a materialização da referida reforma, no que tange à expansão da educação superior federal em Uberlândia, após os três ciclos expansionistas, no contexto dos programas dos governos sociais liberais (2003-2014), e analisar como se concretizaram as categorias defendidas pelos programas (acesso, permanência e certificação dos alunos), a fim de caracterizarmos o perfil dos discentes dos cursos mais expandidos, a relevância social e profissional destes cursos, além de investigarmos o pressuposto de uma possível mudança na cultura institucional das instituições locais após a implementação dos referidos programas. Desse modo, a culminância do trabalho de campo relacionada com o referencial teórico evidenciou que a expansão da educação superior federal no Brasil, 2003-2014, obteve um impacto sem precedentes em nossa história, totalizando 63 universidades e 321 campi. Já a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica ficou constituída após a promulgação da Lei n. 11.892/2008 pelos 38 Institutos Federais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e CEFET de Minas Gerais, o Colégio Pedro II e as 25 Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais. Isto sem contabilizar os campi dos institutos, os quais somaram 562 unidades com este porte ao final de 2014 que foram também expandidas por microrregiões e Uberlândia foi contemplada com a inauguração do campus IFTM – Centro, em 2010. Sinalizou também que os princípios primordiais dos programas, ou seja, implementar a democratização do acesso e a inclusão social, no sentido de atingir maior número de estudantes de 18 a 24 anos (idade produtiva); oferecer acesso à educação superior para alunos de baixa renda, oriundos de escolas públicas e afrodescendentes; fornecer cotas para assegurar o ingresso e atingir a formação do aluno trabalhador, ampliando cursos e vagas no noturno, foram parcialmente alcançados em nossa localidade, uma vez que dos 134 ingressantes (entre 2013-2014) mais de 32% (44 discentes) declararam possuir alguma atividade remunerada e mais de 61% dos alunos inseriram-se na educação superior federal com idade entre 18 e 24 anos (83 de 134 ingressantes), nos três cursos analisados – Engenharia Agronômica (2013/1), IFTM, Campus Uberlândia Rural; Sistemas de Informação, 2013/2, UFU, Campus Santa Mônica; e tecnologia em Marketing, 2014/2, IFTM, Campus Centro. Dos 134 ingressantes, apenas 36 foram oriundos de escolas particulares, 71 entraram por meio das cotas (L1, L2, L3, L4), um aluno ingressou com cota de portador de deficiência e outro como portador de diploma de ensino superior. Já a diferença de ingressantes entraram por meio da Ampla Concorrência (AC). A certificação do aluno trabalhador, uma das finalidades dos programas, ficou comprometida, pois apenas duas alunas trabalhadoras (que iniciaram o curso com 19 e 21 anos) conseguiram concluir a formação dentro do prazo padrão do curso (dois anos e meio) e considerando que o curso noturno analisado não certificou nenhum educando no prazo padrão. A relevância social e profissional dos cursos para a dinâmica da cidade foi externada em seus projetos pedagógicos, os quais demonstraram a importância do incentivo à agricultura, a necessidade do diálogo com a informática e a relevância de reflexões sobre o marketing e o mercado capitalista. Quanto a permanência, 54 alunos ficaram retidos nos três cursos; deste montante, 23 discentes apresentaram possibilidade de concluí-lo no semestre seguinte; 50 evadiram; 10 transferiram para outros cursos ou instituições; e 20 formaram (egressos), o que representou menos de 15% de certificação no prazo padrão. Tal problemática aprofundou os problemas de retenção e evasão na educação superior federal local e denunciou um importante pressuposto de Bourdieu (1974a;1974b; 1979) e Bourdieu e Passaron (1964; 1982), atinente à atuação do sistema de ensino, sobretudo superior, na reprodução do sistema político-cultural; e às relações entre violência simbólica, capital cultural e exclusão escolar e social. Ao mesmo tempo, demonstrou o caráter ambivalente dessa expansão, evidenciando avanços político-culturais no sentido de incluir, ainda que minimamente nesta educação uma nova clientela: deficiente, afrodescendentes, trabalhadores e mais expressivamente alunos egressos de escolas públicas, assim como iniciar um rudimentar processo de democratização deste nível de ensino no referido município.
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Investigou a expansão da educação superior federal em Uberlândia, no âmbito das tendências político-culturais nacionais, destacando-se parte da legislação e os programas: Universidade – expandir até ficar do tamanho do Brasil (2005), REUNI, Decreto n. 6.096 (2007), Diretrizes para o processo de integração das Escolas Técnicas Federais (ETFs) com as Escolas Agrícolas Federais (EAFs), Decreto n. 6.095/2007 e Lei n. 11.892/2008, a qual instituiu a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, além das recomendações dos organismos internacionais. Tais tendências incentivaram a criação de instituições e a ampliação de vagas, cursos e campi. Nesse sentido, o objetivo geral e/ou da questão central desta pesquisa tencionou compreender como se configurou a expansão desta educação no Brasil e como tal reforma materializou-se na cidade supracitada. Para tanto, pesquisamos tais questões nos capítulos 2 a 6, os quais tiveram por finalidade: a) Analisar as funções sociais que as avaliações exercem na exclusão de parte dos alunos oriundos das camadas populares; pesquisar os principais aportes teórico-metodológicos de Bourdieu, enfatizando suas contribuições para refletir sobre as rupturas, continuidades e ambivalências da exclusão na educação superior, dos alunos oriundos das camadas populares, sobretudo daqueles estudantes que exercem alguma atividade remunerada; as relações desta exclusão com a conservação social na contemporaneidade; a atuação do sistema de ensino na reprodução do sistema político e cultural; e as relações entre violência simbólica, capital cultural e exclusão escolar e social. b) Investigar os princípios da reforma administrativa estatal (1995) e da reforma educacional, ocorrida a partir de 2003, e as relações destas com o novo projeto de educação superior federal. c) Pesquisar parte das tendências político-culturais que impulsionaram a expansão da educação superior federal no Brasil, sob a égide da necessária inclusão social e democratização do acesso a este nível de ensino. d) Apresentar um panorama de expansão da educação superior federal no Brasil, no período de 2003 a 2014, referenciando-nos na divulgação das ações dos programas de criação de instituições, ampliação de vagas, cursos e campi. e) Investigar a materialização da referida reforma, no que tange à expansão da educação superior federal em Uberlândia, após os três ciclos expansionistas, no contexto dos programas dos governos sociais liberais (2003-2014), e analisar como se concretizaram as categorias defendidas pelos programas (acesso, permanência e certificação dos alunos), a fim de caracterizarmos o perfil dos discentes dos cursos mais expandidos, a relevância social e profissional destes cursos, além de investigarmos o pressuposto de uma possível mudança na cultura institucional das instituições locais após a implementação dos referidos programas. Desse modo, a culminância do trabalho de campo relacionada com o referencial teórico evidenciou que a expansão da educação superior federal no Brasil, 2003-2014, obteve um impacto sem precedentes em nossa história, totalizando 63 universidades e 321 campi. Já a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica ficou constituída após a promulgação da Lei n. 11.892/2008 pelos 38 Institutos Federais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e CEFET de Minas Gerais, o Colégio Pedro II e as 25 Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais. Isto sem contabilizar os campi dos institutos, os quais somaram 562 unidades com este porte ao final de 2014 que foram também expandidas por microrregiões e Uberlândia foi contemplada com a inauguração do campus IFTM – Centro, em 2010. Sinalizou também que os princípios primordiais dos programas, ou seja, implementar a democratização do acesso e a inclusão social, no sentido de atingir maior número de estudantes de 18 a 24 anos (idade produtiva); oferecer acesso à educação superior para alunos de baixa renda, oriundos de escolas públicas e afrodescendentes; fornecer cotas para assegurar o ingresso e atingir a formação do aluno trabalhador, ampliando cursos e vagas no noturno, foram parcialmente alcançados em nossa localidade, uma vez que dos 134 ingressantes (entre 2013-2014) mais de 32% (44 discentes) declararam possuir alguma atividade remunerada e mais de 61% dos alunos inseriram-se na educação superior federal com idade entre 18 e 24 anos (83 de 134 ingressantes), nos três cursos analisados – Engenharia Agronômica (2013/1), IFTM, Campus Uberlândia Rural; Sistemas de Informação, 2013/2, UFU, Campus Santa Mônica; e tecnologia em Marketing, 2014/2, IFTM, Campus Centro. Dos 134 ingressantes, apenas 36 foram oriundos de escolas particulares, 71 entraram por meio das cotas (L1, L2, L3, L4), um aluno ingressou com cota de portador de deficiência e outro como portador de diploma de ensino superior. Já a diferença de ingressantes entraram por meio da Ampla Concorrência (AC). A certificação do aluno trabalhador, uma das finalidades dos programas, ficou comprometida, pois apenas duas alunas trabalhadoras (que iniciaram o curso com 19 e 21 anos) conseguiram concluir a formação dentro do prazo padrão do curso (dois anos e meio) e considerando que o curso noturno analisado não certificou nenhum educando no prazo padrão. A relevância social e profissional dos cursos para a dinâmica da cidade foi externada em seus projetos pedagógicos, os quais demonstraram a importância do incentivo à agricultura, a necessidade do diálogo com a informática e a relevância de reflexões sobre o marketing e o mercado capitalista. Quanto a permanência, 54 alunos ficaram retidos nos três cursos; deste montante, 23 discentes apresentaram possibilidade de concluí-lo no semestre seguinte; 50 evadiram; 10 transferiram para outros cursos ou instituições; e 20 formaram (egressos), o que representou menos de 15% de certificação no prazo padrão. Tal problemática aprofundou os problemas de retenção e evasão na educação superior federal local e denunciou um importante pressuposto de Bourdieu (1974a;1974b; 1979) e Bourdieu e Passaron (1964; 1982), atinente à atuação do sistema de ensino, sobretudo superior, na reprodução do sistema político-cultural; e às relações entre violência simbólica, capital cultural e exclusão escolar e social. Ao mesmo tempo, demonstrou o caráter ambivalente dessa expansão, evidenciando avanços político-culturais no sentido de incluir, ainda que minimamente nesta educação uma nova clientela: deficiente, afrodescendentes, trabalhadores e mais expressivamente alunos egressos de escolas públicas, assim como iniciar um rudimentar processo de democratização deste nível de ensino no referido município.La présente étude a été insérée dans la ligne de recherche- État, Politiques et Gestion de l'éducation du PPGED/UFU. Elle a enquêté l'expansion de l'enseignement supérieur fédéral à Uberlândia, dans le cadre des tendances politico-culturelles, qui a inclus une partie de la législation et les programmes, "Université: élargir jusqu'à ce qu'il soit dans la taille du Brésil" (2005), REUNI, Décret n. 6.096 (2007), Lignes directrices pour le processus d'intégration des ETFs (École Technique Fédérale) avec des EAFs (École Fédérale d'agriculture), Décret n. 6.095/2007 et Loi n. 11.892/2008 qui a institué le réseau fédéral d’éducation professionnelle scientifique et technologique, en plus des recommandations des organismes internationaux. Ces tendances ont encouragé la création d’institutions et l’élargissement des places, des cours et des campis. En ce sens, l’objectif général et/ou de la question centrale de cette recherche a voulu comprendre comment s’est configuré l’expansion de cette éducation au Brésil et comment cette réforme s’est concrétisée dans la ville susmentionnée. À cet effet, nous avons recherché ces questions dans les chapitres 2 à 6, qui ont eu pour but : a) d’analyser les fonctions sociales que les évaluations exercent en excluant une partie des élèves issus des classes populaires; rechercher les principaux apports théoriques et méthodologiques de Bourdieu, en soulignant ses contributions à réfléchir sur les ruptures, les continuités et les ambivalences de l’exclusion dans l’enseignement supérieur des élèves issus des classes populaires, surtout des étudiants qui effectuent une activité rémunérée; les rapports de cette exclusion avec la conservation sociale dans la contemporanéité; l’action du système éducatif dans la reproduction du système politique et culturel; et les rapports entre violence symbolique, capital culturel et exclusion scolaire et sociale. b) Étudier les principes de la réforme administrative de l’État (1995) et de la réforme de l’éducation, intervenue à partir de 2003, et leurs relations avec le nouveau projet federal d’enseignement supérieur. c) rechercher une partie des tendances politico-culturelles qui ont stimulé l’expansion de l’enseignement supérieur fédéral au Brésil, sous l’égide de la nécessaire inclusion sociale et démocratisation de l’accès à ce niveau d’enseignement. d) Présenter un panorama de l’expansion de l’enseignement supérieur fédéral au Brésil au cours de la période 2003-2014, en nous référençant dans la diffusion des actions des programmes de création d’institutions, d’extension de postes, de cours et de campi. e) Étudier la matérialisation de cette réforme en vue de l’expansion de l’enseignement supérieur fédéral à Uberlândia, après les trois cycles expansionnistes, dans le contexte des programmes des gouvernements sociaux-libéraux (2003-2014), et d’analyser comment s’est concrétisé les catégories défendues par les programmes (accès, permanence et certification des élèves), afin de caractériser le profil des apprenants des cours les plus étendus, l’importance sociale et professionnelle de ces cours, ainsi que l’hypothèse d’un changement possible de la culture institutionnelle des institutions locales après la matérialisation de ces programmes. Ainsi, l’aboutissement du travail de terrain lié au référentiel théorique a montré que l’expansion de l’éducation supérieure fédérale au Brésil, 2003-2014, a obtenu un impact sans précédent sur notre histoire, totalisant 63 universités et 321 campi. Pour sa part, le réseau fédéral d’éducation professionnelle scientifique et technologique a été constitué après la promulgation de la loi n. 11.892/2008 par les 38 Instituts fédéraux et l’Université technologique fédérale du Paraná (UTFPR); les centres fédéraux d’éducation technologique Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) et CEFET de Minas Gerais, le collège Pedro II et les 25 écoles techniques liées aux universités fédérales. Cela sans tenir compte des campi des instituts, qui ont ajouté 562 unités de ce port à la fin de 2014 qui ont également été étendus par les microrégions et l’Uberlandia a été récompensé par l’inauguration du campus IFTM – Centre en 2010. Il a également signalé que les principes principaux des programmes, à savoir mettre en œuvre la démocratisation de l’accès et l’inclusion sociale, afin d’atteindre un plus grand nombre d’étudiants de 18 à 24 ans (âge productif); offrir un accès à l’enseignement supérieur aux élèves à faible revenu, issus des écoles publiques et afro-descendants; fournir des quotas pour assurer l’entrée et atteindre la formation de l’élève travailleur, en élargissant les cours et les places de nuit, ont été partiellement atteints dans notre localité, puisque sur les 134 entrants (entre 2013 et 2014) plus de 32% (44 étudiants) ont déclaré avoir une certaine activité rémunérée et plus de 61% des élèves se sont insérés dans l’enseignement supérieur fédéral entre 18 et 24 ans (83 de 134 entrées), dans les trois cours analysés – Ingénierie agronomique (2013/1), IFTM, Campus Uberlândia Rural; Systèmes d’information, 2013/2, UFU, Campus Santa Mônica; et Technologie en marketing, 2014/2, IFTM, Campus Centre. Sur les 134 nouveaux arrivants, seuls 36 étaient issus d’écoles privées, 71 sont entrés par l’intermédiaire des quotas (L1, L2, L3, L4), un étudiant a obtenu un diplôme de handicapé et un autre un diplôme d’enseignement supérieu. Les autres sont entrés par l’intermédiaire de l’AC (large concurrence). La certification de l’élève travailleur, un des objectifs des programmes, a été compromise, car seules deux étudiantes travailleuses (ayant commencé le cours à 19 et 21 ans) ont réussi à terminer la formation dans le délai standard du cours (deux ans et demi) et considérant que le cours de nuit examiné n’a certifié aucun apprenant dans le délai standard. La pertinence sociale et professionnelle des cours pour la dynamique de la ville a été externalisé dans ses projets pédagogiques, qui ont démontré l’importance de l’encouragement à l’agriculture, la nécessité du dialogue avec l’informatique et la pertinence de réflexions sur le marketing et le marché capitaliste. Concernant la permanence, 54 élèves ont été retenus dans les trois cours de ce montant, 23 apprenants ont présenté la possibilité de le terminer au semestre suivant; 50 se sont évadés; 10 ont transféré à d’autres cours ou institutions; 20 se sont formés (diplômés), ce qui représentait moins de 15% de certification dans le délai standard. Cette problématique a approfondi les problèmes de rétention et d’évasion dans l’enseignement supérieur fédéral local et a dénoncé une importante hypothèse de Bourdieu (1974a;1974b; 1979) et de Bourdieu et Passaron (1964; 1982) concernant la matérialisation du système éducatif, surtout supérieur, dans la reproduction du système politico-culturel, et aux rapports entre violence symbolique, capitale culturelle et exclusion scolaire et sociale. En même temps, il a démontré le caractère ambivalent de cette expansion, en soulignant des avancées politico-culturelles visant à inclure, même de façon minime, dans cette éducation une nouvelle clientèle: handicapé, afro-descendant, travailleurs et plus expressivement les élèves diplômés des écoles publiques, ainsi que le démarrage d'un processus rudimentaire de démocratisation de ce niveau d'enseignement dans cette municipalité.Tese (Doutorado)2032-01-05porUniversidade Federal de UberlândiaPrograma de Pós-graduação em EducaçãoBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOExpansão da Educação Superior FederalAcessoPermanênciaCertificaçãoInclusãoExpansion de l’éducation supérieure fédérale;AccèsPermanenceCertificationDémocratisationInclusionA Expansão da Educação Superior Federal em Uberlândia: tendências político-culturais (2003 - 2014)L'expansion de l'enseignement supérieur fédéral en Uberlândia: tendances politiques et culturelles (2003 - 2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisMarques, Mara Rúbia Alveshttp://lattes.cnpq.br/8419613389915478Marcelo, Soares Pereira da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1792746783494704Mário, Borges Nettohttp://lattes.cnpq.br/7631482288936524Sangelita, Miranda Franco Marianohttp://lattes.cnpq.br/1240496516313247Antonio, Bosco de Limahttp://lattes.cnpq.br/6516836309161702http://lattes.cnpq.br/3292665058503585Rocha, Elane2489393180f-969f-41c7-a225-c341eb3980f0reponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUTEXTExpansãoEducaçãoSuperior.pdf.txtExpansãoEducaçãoSuperior.pdf.txtExtracted texttext/plain675574https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29184/4/Expans%c3%a3oEduca%c3%a7%c3%a3oSuperior.pdf.txt24993738726605fe2edc146d2e48b59dMD54THUMBNAILExpansãoEducaçãoSuperior.pdf.jpgExpansãoEducaçãoSuperior.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1242https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29184/5/Expans%c3%a3oEduca%c3%a7%c3%a3oSuperior.pdf.jpg199d60c32d8f0a0c8351e398a9e094a4MD55ORIGINALExpansãoEducaçãoSuperior.pdfExpansãoEducaçãoSuperior.pdfapplication/pdf2369637https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/29184/1/Expans%c3%a3oEduca%c3%a7%c3%a3oSuperior.pdf853e685b9ce7d46fb018767b209e8f08MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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description O presente estudo inseriu-se na linha de pesquisa “Estado, Políticas e Gestão da Educação” do PPGED/FACED/UFU. Investigou a expansão da educação superior federal em Uberlândia, no âmbito das tendências político-culturais nacionais, destacando-se parte da legislação e os programas: Universidade – expandir até ficar do tamanho do Brasil (2005), REUNI, Decreto n. 6.096 (2007), Diretrizes para o processo de integração das Escolas Técnicas Federais (ETFs) com as Escolas Agrícolas Federais (EAFs), Decreto n. 6.095/2007 e Lei n. 11.892/2008, a qual instituiu a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, além das recomendações dos organismos internacionais. Tais tendências incentivaram a criação de instituições e a ampliação de vagas, cursos e campi. Nesse sentido, o objetivo geral e/ou da questão central desta pesquisa tencionou compreender como se configurou a expansão desta educação no Brasil e como tal reforma materializou-se na cidade supracitada. Para tanto, pesquisamos tais questões nos capítulos 2 a 6, os quais tiveram por finalidade: a) Analisar as funções sociais que as avaliações exercem na exclusão de parte dos alunos oriundos das camadas populares; pesquisar os principais aportes teórico-metodológicos de Bourdieu, enfatizando suas contribuições para refletir sobre as rupturas, continuidades e ambivalências da exclusão na educação superior, dos alunos oriundos das camadas populares, sobretudo daqueles estudantes que exercem alguma atividade remunerada; as relações desta exclusão com a conservação social na contemporaneidade; a atuação do sistema de ensino na reprodução do sistema político e cultural; e as relações entre violência simbólica, capital cultural e exclusão escolar e social. b) Investigar os princípios da reforma administrativa estatal (1995) e da reforma educacional, ocorrida a partir de 2003, e as relações destas com o novo projeto de educação superior federal. c) Pesquisar parte das tendências político-culturais que impulsionaram a expansão da educação superior federal no Brasil, sob a égide da necessária inclusão social e democratização do acesso a este nível de ensino. d) Apresentar um panorama de expansão da educação superior federal no Brasil, no período de 2003 a 2014, referenciando-nos na divulgação das ações dos programas de criação de instituições, ampliação de vagas, cursos e campi. e) Investigar a materialização da referida reforma, no que tange à expansão da educação superior federal em Uberlândia, após os três ciclos expansionistas, no contexto dos programas dos governos sociais liberais (2003-2014), e analisar como se concretizaram as categorias defendidas pelos programas (acesso, permanência e certificação dos alunos), a fim de caracterizarmos o perfil dos discentes dos cursos mais expandidos, a relevância social e profissional destes cursos, além de investigarmos o pressuposto de uma possível mudança na cultura institucional das instituições locais após a implementação dos referidos programas. Desse modo, a culminância do trabalho de campo relacionada com o referencial teórico evidenciou que a expansão da educação superior federal no Brasil, 2003-2014, obteve um impacto sem precedentes em nossa história, totalizando 63 universidades e 321 campi. Já a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica ficou constituída após a promulgação da Lei n. 11.892/2008 pelos 38 Institutos Federais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); os Centros Federais de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e CEFET de Minas Gerais, o Colégio Pedro II e as 25 Escolas Técnicas vinculadas às universidades federais. Isto sem contabilizar os campi dos institutos, os quais somaram 562 unidades com este porte ao final de 2014 que foram também expandidas por microrregiões e Uberlândia foi contemplada com a inauguração do campus IFTM – Centro, em 2010. Sinalizou também que os princípios primordiais dos programas, ou seja, implementar a democratização do acesso e a inclusão social, no sentido de atingir maior número de estudantes de 18 a 24 anos (idade produtiva); oferecer acesso à educação superior para alunos de baixa renda, oriundos de escolas públicas e afrodescendentes; fornecer cotas para assegurar o ingresso e atingir a formação do aluno trabalhador, ampliando cursos e vagas no noturno, foram parcialmente alcançados em nossa localidade, uma vez que dos 134 ingressantes (entre 2013-2014) mais de 32% (44 discentes) declararam possuir alguma atividade remunerada e mais de 61% dos alunos inseriram-se na educação superior federal com idade entre 18 e 24 anos (83 de 134 ingressantes), nos três cursos analisados – Engenharia Agronômica (2013/1), IFTM, Campus Uberlândia Rural; Sistemas de Informação, 2013/2, UFU, Campus Santa Mônica; e tecnologia em Marketing, 2014/2, IFTM, Campus Centro. Dos 134 ingressantes, apenas 36 foram oriundos de escolas particulares, 71 entraram por meio das cotas (L1, L2, L3, L4), um aluno ingressou com cota de portador de deficiência e outro como portador de diploma de ensino superior. Já a diferença de ingressantes entraram por meio da Ampla Concorrência (AC). A certificação do aluno trabalhador, uma das finalidades dos programas, ficou comprometida, pois apenas duas alunas trabalhadoras (que iniciaram o curso com 19 e 21 anos) conseguiram concluir a formação dentro do prazo padrão do curso (dois anos e meio) e considerando que o curso noturno analisado não certificou nenhum educando no prazo padrão. A relevância social e profissional dos cursos para a dinâmica da cidade foi externada em seus projetos pedagógicos, os quais demonstraram a importância do incentivo à agricultura, a necessidade do diálogo com a informática e a relevância de reflexões sobre o marketing e o mercado capitalista. Quanto a permanência, 54 alunos ficaram retidos nos três cursos; deste montante, 23 discentes apresentaram possibilidade de concluí-lo no semestre seguinte; 50 evadiram; 10 transferiram para outros cursos ou instituições; e 20 formaram (egressos), o que representou menos de 15% de certificação no prazo padrão. Tal problemática aprofundou os problemas de retenção e evasão na educação superior federal local e denunciou um importante pressuposto de Bourdieu (1974a;1974b; 1979) e Bourdieu e Passaron (1964; 1982), atinente à atuação do sistema de ensino, sobretudo superior, na reprodução do sistema político-cultural; e às relações entre violência simbólica, capital cultural e exclusão escolar e social. Ao mesmo tempo, demonstrou o caráter ambivalente dessa expansão, evidenciando avanços político-culturais no sentido de incluir, ainda que minimamente nesta educação uma nova clientela: deficiente, afrodescendentes, trabalhadores e mais expressivamente alunos egressos de escolas públicas, assim como iniciar um rudimentar processo de democratização deste nível de ensino no referido município.
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