Exportação concluída — 

NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rone Batista de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lima, Julião Soares de Souza, Reis, Edvaldo Fialho dos, Pezzopane, José Eduardo Macedo, Silva, Alexandre Faria da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Engenharia na Agricultura
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/31
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar a resposta fisiológica do feijoeiro em diferentes estádios de desenvolvimento, quando submetido ao estresse hídrico. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando recipientes plásticos de 10 litros. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo os tratamentos distribuídos num arranjo fatorial 3x3, envolvendo três níveis de água no solo e três estádios distintos do ciclo de crescimento e desenvolvimento da cultura. As características das plantas avaliadas foram: matéria seca do sistema radicular, matéria seca da parte aérea e área foliar. Para análise de produção, foram avaliados o número de vagens e a massa dos grãos por planta. Os resultados mostraram que as características avaliadas nas plantas foram comprometidas, quando submetidas ao estresse hídrico, permitindo concluir que o estádio de desenvolvimento da cultura mais sensível ao déficit hídrico foi aquele entre o botoamento e o enchimento completo dos grãos.
id UFV-2_c23283305b2a4703c5f161de7648d21d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/31
network_acronym_str UFV-2
network_name_str Engenharia na Agricultura
repository_id_str
spelling NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)feijãoestresse hídricoresposta fisiológicasO objetivo deste trabalho foi determinar a resposta fisiológica do feijoeiro em diferentes estádios de desenvolvimento, quando submetido ao estresse hídrico. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando recipientes plásticos de 10 litros. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo os tratamentos distribuídos num arranjo fatorial 3x3, envolvendo três níveis de água no solo e três estádios distintos do ciclo de crescimento e desenvolvimento da cultura. As características das plantas avaliadas foram: matéria seca do sistema radicular, matéria seca da parte aérea e área foliar. Para análise de produção, foram avaliados o número de vagens e a massa dos grãos por planta. Os resultados mostraram que as características avaliadas nas plantas foram comprometidas, quando submetidas ao estresse hídrico, permitindo concluir que o estádio de desenvolvimento da cultura mais sensível ao déficit hídrico foi aquele entre o botoamento e o enchimento completo dos grãos.Universidade Federal de Viçosa - UFV2008-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/3110.13083/reveng.v16i3.35Engineering in Agriculture; Vol. 16 No. 3 (2008)Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 16 n. 3 (2008)2175-68131414-398410.13083/reveng.v16i3reponame:Engenharia na Agriculturainstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/31/28Oliveira, Rone Batista deLima, Julião Soares de SouzaReis, Edvaldo Fialho dosPezzopane, José Eduardo MacedoSilva, Alexandre Faria dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T12:47:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/31Revistahttps://periodicos.ufv.br/revengPUBhttps://periodicos.ufv.br/reveng/oairevistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br2175-68131414-3984opendoar:2023-01-19T12:47:55Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
title NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
spellingShingle NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
Oliveira, Rone Batista de
feijão
estresse hídrico
resposta fisiológicas
title_short NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
title_full NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
title_fullStr NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
title_full_unstemmed NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
title_sort NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES ESTÁDIOS FENOLÓGICOS DO FEIJOEIRO (Phaseolus vulgaris L., cv. CAPIXABA PRECOCE)
author Oliveira, Rone Batista de
author_facet Oliveira, Rone Batista de
Lima, Julião Soares de Souza
Reis, Edvaldo Fialho dos
Pezzopane, José Eduardo Macedo
Silva, Alexandre Faria da
author_role author
author2 Lima, Julião Soares de Souza
Reis, Edvaldo Fialho dos
Pezzopane, José Eduardo Macedo
Silva, Alexandre Faria da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rone Batista de
Lima, Julião Soares de Souza
Reis, Edvaldo Fialho dos
Pezzopane, José Eduardo Macedo
Silva, Alexandre Faria da
dc.subject.por.fl_str_mv feijão
estresse hídrico
resposta fisiológicas
topic feijão
estresse hídrico
resposta fisiológicas
description O objetivo deste trabalho foi determinar a resposta fisiológica do feijoeiro em diferentes estádios de desenvolvimento, quando submetido ao estresse hídrico. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando recipientes plásticos de 10 litros. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo os tratamentos distribuídos num arranjo fatorial 3x3, envolvendo três níveis de água no solo e três estádios distintos do ciclo de crescimento e desenvolvimento da cultura. As características das plantas avaliadas foram: matéria seca do sistema radicular, matéria seca da parte aérea e área foliar. Para análise de produção, foram avaliados o número de vagens e a massa dos grãos por planta. Os resultados mostraram que as características avaliadas nas plantas foram comprometidas, quando submetidas ao estresse hídrico, permitindo concluir que o estádio de desenvolvimento da cultura mais sensível ao déficit hídrico foi aquele entre o botoamento e o enchimento completo dos grãos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/31
10.13083/reveng.v16i3.35
url https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/31
identifier_str_mv 10.13083/reveng.v16i3.35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reveng/article/view/31/28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv Engineering in Agriculture; Vol. 16 No. 3 (2008)
Revista Engenharia na Agricultura - REVENG; v. 16 n. 3 (2008)
2175-6813
1414-3984
10.13083/reveng.v16i3
reponame:Engenharia na Agricultura
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str Engenharia na Agricultura
collection Engenharia na Agricultura
repository.name.fl_str_mv Engenharia na Agricultura - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv revistaengenharianagricultura@gmail.com||andrerosa@ufv.br||tramitacao.reveng@gmail.com|| reveng@ufv.br
_version_ 1800211144030289920