Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcio Lopes da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Robson José de, Valverde, Sebastião Renato, Machado, Carlos Cardoso, Pires, Vanessa Aparecida Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LOCUS Repositório Institucional da UFV
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de estabelecer a distância máxima de transporte viável para cada tipo de veículo utilizado para transportar a madeira das áreas de colheita até centros de consumo. Para tanto, utilizaram-se dados de custos e receitas de um reflorestamento, bem como a capacidade de carga de diferentes composições veiculares empregadas no transporte. Aplicando-se os critérios econômicos (VPL, TIR, CMP e BCPE), as distâncias variaram entre 155 e 226 km, para o caminhão-truck e o rodotrem, respectivamente. Concluiu-se que o rodotrem pode alcançar distância maior de transporte, sendo o preço da madeira a variável que mais influenciou a distância máxima de transporte.
id UFV_cc28c6d4668facbceb2b96a2b936c2b8
oai_identifier_str oai:locus.ufv.br:123456789/15888
network_acronym_str UFV
network_name_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
repository_id_str 2145
spelling Silva, Márcio Lopes daOliveira, Robson José deValverde, Sebastião RenatoMachado, Carlos CardosoPires, Vanessa Aparecida Vieira2017-12-21T09:41:39Z2017-12-21T09:41:39Z2007-07-041806-9088http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888Este estudo foi realizado com o objetivo de estabelecer a distância máxima de transporte viável para cada tipo de veículo utilizado para transportar a madeira das áreas de colheita até centros de consumo. Para tanto, utilizaram-se dados de custos e receitas de um reflorestamento, bem como a capacidade de carga de diferentes composições veiculares empregadas no transporte. Aplicando-se os critérios econômicos (VPL, TIR, CMP e BCPE), as distâncias variaram entre 155 e 226 km, para o caminhão-truck e o rodotrem, respectivamente. Concluiu-se que o rodotrem pode alcançar distância maior de transporte, sendo o preço da madeira a variável que mais influenciou a distância máxima de transporte.The objective of this study was to establish the viable transport maximum distance for each type of wood transportation vehicle from the harvest areas to the consumption centers. Thus, reforestation cost and revenue data were used, as well as the load capacity of different types of vehicles used for wood transport. The application of economic criteria (VPL, TIR, CMP and BCPE) showed that the distances varied between 155 and 226 km, for the small truck and rodotrem (truck with two large trailers), respectively. It was concluded that rodotrem could reach a greater distance, with wood price being the factor most influencing maximum transport distance.porRevista Árvorev.31, n.6, p.1073-1079, Nov./dez. 2007DistânciaTransporte e economia florestalAnálise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:LOCUS Repositório Institucional da UFVinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVORIGINALa12v31n6.pdfa12v31n6.pdftexto completoapplication/pdf462701https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/1/a12v31n6.pdfc33c48df6a269c46e4ba1a0925714729MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52THUMBNAILa12v31n6.pdf.jpga12v31n6.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4622https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/3/a12v31n6.pdf.jpg20804854f39540a7e5d8f564980cb8e1MD53123456789/158882017-12-21 22:00:58.967oai:locus.ufv.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://www.locus.ufv.br/oai/requestfabiojreis@ufv.bropendoar:21452017-12-22T01:00:58LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.pt-BR.fl_str_mv Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
title Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
spellingShingle Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
Silva, Márcio Lopes da
Distância
Transporte e economia florestal
title_short Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
title_full Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
title_fullStr Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
title_full_unstemmed Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
title_sort Análise do custo e do raio econômico de transporte de madeira de reflorestamentos para diferentes tipos de veículos
author Silva, Márcio Lopes da
author_facet Silva, Márcio Lopes da
Oliveira, Robson José de
Valverde, Sebastião Renato
Machado, Carlos Cardoso
Pires, Vanessa Aparecida Vieira
author_role author
author2 Oliveira, Robson José de
Valverde, Sebastião Renato
Machado, Carlos Cardoso
Pires, Vanessa Aparecida Vieira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcio Lopes da
Oliveira, Robson José de
Valverde, Sebastião Renato
Machado, Carlos Cardoso
Pires, Vanessa Aparecida Vieira
dc.subject.pt-BR.fl_str_mv Distância
Transporte e economia florestal
topic Distância
Transporte e economia florestal
description Este estudo foi realizado com o objetivo de estabelecer a distância máxima de transporte viável para cada tipo de veículo utilizado para transportar a madeira das áreas de colheita até centros de consumo. Para tanto, utilizaram-se dados de custos e receitas de um reflorestamento, bem como a capacidade de carga de diferentes composições veiculares empregadas no transporte. Aplicando-se os critérios econômicos (VPL, TIR, CMP e BCPE), as distâncias variaram entre 155 e 226 km, para o caminhão-truck e o rodotrem, respectivamente. Concluiu-se que o rodotrem pode alcançar distância maior de transporte, sendo o preço da madeira a variável que mais influenciou a distância máxima de transporte.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-21T09:41:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-21T09:41:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1806-9088
identifier_str_mv 1806-9088
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-67622007000600012
http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/15888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartofseries.pt-BR.fl_str_mv v.31, n.6, p.1073-1079, Nov./dez. 2007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Árvore
publisher.none.fl_str_mv Revista Árvore
dc.source.none.fl_str_mv reponame:LOCUS Repositório Institucional da UFV
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str LOCUS Repositório Institucional da UFV
collection LOCUS Repositório Institucional da UFV
bitstream.url.fl_str_mv https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/1/a12v31n6.pdf
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/2/license.txt
https://locus.ufv.br//bitstream/123456789/15888/3/a12v31n6.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c33c48df6a269c46e4ba1a0925714729
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
20804854f39540a7e5d8f564980cb8e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv LOCUS Repositório Institucional da UFV - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv fabiojreis@ufv.br
_version_ 1798053340042493952