“Professores e professoras deveriam ser mais respeitados dentro e fora da escola”: Representações sociais de crianças acerca da docência masculina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves de Oliveira, Leonardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Peres Gonçalves, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6042
Resumo: O estudo objetivou identificar as representações sociais de crianças a respeito da atuação de professores homens. Para tal, instrumentos de pesquisa que envolveram três modalidades de linguagem (oralidade, desenho e escrita) foram utilizados com 24 crianças de quatro municípios sul-mato-grossenses. Os resultados revelaram representações de que os professores homens são profissionais bravos e que ensinam. Mas as crianças representam predominantemente professores e professoras de modo mais geral, de uma forma que as representações sejam dos(as) profissionais antes de serem representações de gênero. As representações predominantes com relação a professores(as) foram as de que eles(as) são profissionais que ensinam e que gritam na escola.
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