“Professores e professoras deveriam ser mais respeitados dentro e fora da escola”: Representações sociais de crianças acerca da docência masculina
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6042 |
Resumo: | O estudo objetivou identificar as representações sociais de crianças a respeito da atuação de professores homens. Para tal, instrumentos de pesquisa que envolveram três modalidades de linguagem (oralidade, desenho e escrita) foram utilizados com 24 crianças de quatro municípios sul-mato-grossenses. Os resultados revelaram representações de que os professores homens são profissionais bravos e que ensinam. Mas as crianças representam predominantemente professores e professoras de modo mais geral, de uma forma que as representações sejam dos(as) profissionais antes de serem representações de gênero. As representações predominantes com relação a professores(as) foram as de que eles(as) são profissionais que ensinam e que gritam na escola. |
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“Professores e professoras deveriam ser mais respeitados dentro e fora da escola”: Representações sociais de crianças acerca da docência masculinaO estudo objetivou identificar as representações sociais de crianças a respeito da atuação de professores homens. Para tal, instrumentos de pesquisa que envolveram três modalidades de linguagem (oralidade, desenho e escrita) foram utilizados com 24 crianças de quatro municípios sul-mato-grossenses. Os resultados revelaram representações de que os professores homens são profissionais bravos e que ensinam. Mas as crianças representam predominantemente professores e professoras de modo mais geral, de uma forma que as representações sejam dos(as) profissionais antes de serem representações de gênero. As representações predominantes com relação a professores(as) foram as de que eles(as) são profissionais que ensinam e que gritam na escola. Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)CNPqAlves de Oliveira, LeonardoPeres Gonçalves, Josiane2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/604210.29327/227811.23.55-13TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 23, n. 55 (2021): Dossiê Gênero e processos educativos em instituições sociais e artefatos da cultura2358-08011518-491910.29327/227811.23.55reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/6042/4142Direitos autorais 2021 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-11T19:37:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6042Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2021-08-11T19:37:46Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
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