A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Honório Filho, Wolney
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: FELIPE, ADILSON DOS REIS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Textura - ULBRA
Texto Completo: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751
Resumo: A relação entre ciganos, formação e escolarização é um tema pouco debatido no Brasil. Populações ciganas geralmente são excluídas do convívio social nas cidades e geralmente não são conhecidos como cidadãos dotados de direitos. Este texto “A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio - GO” tem por objetivo compreender o sentido de formação apresentados por meio das experiências de vida de ciganos residentes na cidade de Pires do Rio – GO. A metodologia utilizada é o biográfico narrativo, a partir de entrevistas coletadas com cinco ciganos não escolarizados. Compreendemos que a escola da vida destes ciganos, traduzida pelos aprendizados de compra e venda cuidados com a casa, convivência familiar, entre outros, são elementos fortemente formativos que esses ciganos carregam ao longo da vida.
id ULBRA-1_8fc144c5e5a17bb6bb32574178f89ea2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4751
network_acronym_str ULBRA-1
network_name_str Revista Textura - ULBRA
repository_id_str
spelling A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GOA relação entre ciganos, formação e escolarização é um tema pouco debatido no Brasil. Populações ciganas geralmente são excluídas do convívio social nas cidades e geralmente não são conhecidos como cidadãos dotados de direitos. Este texto “A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio - GO” tem por objetivo compreender o sentido de formação apresentados por meio das experiências de vida de ciganos residentes na cidade de Pires do Rio – GO. A metodologia utilizada é o biográfico narrativo, a partir de entrevistas coletadas com cinco ciganos não escolarizados. Compreendemos que a escola da vida destes ciganos, traduzida pelos aprendizados de compra e venda cuidados com a casa, convivência familiar, entre outros, são elementos fortemente formativos que esses ciganos carregam ao longo da vida.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Honório Filho, WolneyFELIPE, ADILSON DOS REIS2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/475110.17648/textura-2358-0801-21-46-4751TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751/3406Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4751Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
title A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
spellingShingle A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
Honório Filho, Wolney
title_short A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
title_full A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
title_fullStr A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
title_full_unstemmed A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
title_sort A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
author Honório Filho, Wolney
author_facet Honório Filho, Wolney
FELIPE, ADILSON DOS REIS
author_role author
author2 FELIPE, ADILSON DOS REIS
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Honório Filho, Wolney
FELIPE, ADILSON DOS REIS
description A relação entre ciganos, formação e escolarização é um tema pouco debatido no Brasil. Populações ciganas geralmente são excluídas do convívio social nas cidades e geralmente não são conhecidos como cidadãos dotados de direitos. Este texto “A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio - GO” tem por objetivo compreender o sentido de formação apresentados por meio das experiências de vida de ciganos residentes na cidade de Pires do Rio – GO. A metodologia utilizada é o biográfico narrativo, a partir de entrevistas coletadas com cinco ciganos não escolarizados. Compreendemos que a escola da vida destes ciganos, traduzida pelos aprendizados de compra e venda cuidados com a casa, convivência familiar, entre outros, são elementos fortemente formativos que esses ciganos carregam ao longo da vida.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4751
url http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751
identifier_str_mv 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751/3406
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
dc.source.none.fl_str_mv TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)
2358-0801
1518-4919
reponame:Revista Textura - ULBRA
instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron:ULBRA
instname_str Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
instacron_str ULBRA
institution ULBRA
reponame_str Revista Textura - ULBRA
collection Revista Textura - ULBRA
repository.name.fl_str_mv Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
repository.mail.fl_str_mv revista.textura.ulbra@gmail.com
_version_ 1788355317155758080