A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Textura - ULBRA |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751 |
Resumo: | A relação entre ciganos, formação e escolarização é um tema pouco debatido no Brasil. Populações ciganas geralmente são excluídas do convívio social nas cidades e geralmente não são conhecidos como cidadãos dotados de direitos. Este texto “A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio - GO” tem por objetivo compreender o sentido de formação apresentados por meio das experiências de vida de ciganos residentes na cidade de Pires do Rio – GO. A metodologia utilizada é o biográfico narrativo, a partir de entrevistas coletadas com cinco ciganos não escolarizados. Compreendemos que a escola da vida destes ciganos, traduzida pelos aprendizados de compra e venda cuidados com a casa, convivência familiar, entre outros, são elementos fortemente formativos que esses ciganos carregam ao longo da vida. |
id |
ULBRA-1_8fc144c5e5a17bb6bb32574178f89ea2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4751 |
network_acronym_str |
ULBRA-1 |
network_name_str |
Revista Textura - ULBRA |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GOA relação entre ciganos, formação e escolarização é um tema pouco debatido no Brasil. Populações ciganas geralmente são excluídas do convívio social nas cidades e geralmente não são conhecidos como cidadãos dotados de direitos. Este texto “A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio - GO” tem por objetivo compreender o sentido de formação apresentados por meio das experiências de vida de ciganos residentes na cidade de Pires do Rio – GO. A metodologia utilizada é o biográfico narrativo, a partir de entrevistas coletadas com cinco ciganos não escolarizados. Compreendemos que a escola da vida destes ciganos, traduzida pelos aprendizados de compra e venda cuidados com a casa, convivência familiar, entre outros, são elementos fortemente formativos que esses ciganos carregam ao longo da vida.Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)Honório Filho, WolneyFELIPE, ADILSON DOS REIS2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/475110.17648/textura-2358-0801-21-46-4751TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019)2358-08011518-4919reponame:Revista Textura - ULBRAinstname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)instacron:ULBRAporhttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751/3406Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letrashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T17:51:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4751Revistahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txrahttp://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/oairevista.textura.ulbra@gmail.com2358-08011518-4919opendoar:2019-07-01T17:51:15Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO |
title |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO |
spellingShingle |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO Honório Filho, Wolney |
title_short |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO |
title_full |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO |
title_fullStr |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO |
title_full_unstemmed |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO |
title_sort |
A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio – GO |
author |
Honório Filho, Wolney |
author_facet |
Honório Filho, Wolney FELIPE, ADILSON DOS REIS |
author_role |
author |
author2 |
FELIPE, ADILSON DOS REIS |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Honório Filho, Wolney FELIPE, ADILSON DOS REIS |
description |
A relação entre ciganos, formação e escolarização é um tema pouco debatido no Brasil. Populações ciganas geralmente são excluídas do convívio social nas cidades e geralmente não são conhecidos como cidadãos dotados de direitos. Este texto “A escola do dia a dia é a escola da vida: narrativas de ciganos em Pires do Rio - GO” tem por objetivo compreender o sentido de formação apresentados por meio das experiências de vida de ciganos residentes na cidade de Pires do Rio – GO. A metodologia utilizada é o biográfico narrativo, a partir de entrevistas coletadas com cinco ciganos não escolarizados. Compreendemos que a escola da vida destes ciganos, traduzida pelos aprendizados de compra e venda cuidados com a casa, convivência familiar, entre outros, são elementos fortemente formativos que esses ciganos carregam ao longo da vida. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751 10.17648/textura-2358-0801-21-46-4751 |
url |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751 |
identifier_str_mv |
10.17648/textura-2358-0801-21-46-4751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/4751/3406 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 TEXTURA - Revista de Educação e Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TEXTURA - Revista de Educação e Letras; v. 21, n. 46 (2019) 2358-0801 1518-4919 reponame:Revista Textura - ULBRA instname:Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) instacron:ULBRA |
instname_str |
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
instacron_str |
ULBRA |
institution |
ULBRA |
reponame_str |
Revista Textura - ULBRA |
collection |
Revista Textura - ULBRA |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Textura - ULBRA - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.textura.ulbra@gmail.com |
_version_ |
1788355317155758080 |