Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luís Gustavo Alexandre da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linhas Críticas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3551
Resumo: Este artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, destacando-se suas implicações no processo de organização, gestão e efetivação do trabalho docente. A hierarquia, as relações pessoais, o clientelismo político, o patrimonialismo e o moralismo religioso são as principais referências conceituais utilizadas para demonstrar as intersecções estabelecidas entre os poderes burocrático, político e religioso no interior da instituição escolar, bem como evidenciar a articulação simbólica realizada pelo campo político capaz de transformar esse conjunto de elementos culturais em significativos processos de dominação no campo escolar. O estudo de caso coletivo de natureza etnográfica realizado em duas escolas públicas do município de Morrinhos, do Estado de Goiás, apresentou-se como a melhor estratégia para identificar que as ações desenvolvidas na instituição escolar são permeadas pela tradição cultural e articuladas pelo campo político, principais responsáveis pela definição dos tipos de relações de poder e comportamentos dos agentes escolares.
id UNB - 28_1b92f61914956030dccb07bdb43169b7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3551
network_acronym_str UNB - 28
network_name_str Linhas Críticas (Online)
repository_id_str
spelling Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentesCultura;; Dominação;Instituição escolarEste artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, destacando-se suas implicações no processo de organização, gestão e efetivação do trabalho docente. A hierarquia, as relações pessoais, o clientelismo político, o patrimonialismo e o moralismo religioso são as principais referências conceituais utilizadas para demonstrar as intersecções estabelecidas entre os poderes burocrático, político e religioso no interior da instituição escolar, bem como evidenciar a articulação simbólica realizada pelo campo político capaz de transformar esse conjunto de elementos culturais em significativos processos de dominação no campo escolar. O estudo de caso coletivo de natureza etnográfica realizado em duas escolas públicas do município de Morrinhos, do Estado de Goiás, apresentou-se como a melhor estratégia para identificar que as ações desenvolvidas na instituição escolar são permeadas pela tradição cultural e articuladas pelo campo político, principais responsáveis pela definição dos tipos de relações de poder e comportamentos dos agentes escolares.Faculdade de Educação - Universidade de Brasília2009-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/355110.26512/lc.v15i29.3551Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-325Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-325Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-3251981-04311516-489610.26512/lc.v15i29reponame:Linhas Críticas (Online)instname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UnBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3551/3235Copyright (c) 2016 Linhas Críticashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luís Gustavo Alexandre da2022-09-09T16:26:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3551Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/PUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/oairvlinhas@unb.br||1981-04311516-4896opendoar:2022-09-09T16:26:47Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
title Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
spellingShingle Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
Silva, Luís Gustavo Alexandre da
Cultura;
; Dominação;
Instituição escolar
title_short Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
title_full Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
title_fullStr Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
title_full_unstemmed Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
title_sort Cultura e instituição escolar: os processos de dominação e a organização, a gestão e as práticas docentes
author Silva, Luís Gustavo Alexandre da
author_facet Silva, Luís Gustavo Alexandre da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luís Gustavo Alexandre da
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura;
; Dominação;
Instituição escolar
topic Cultura;
; Dominação;
Instituição escolar
description Este artigo analisa as interferências dos aspectos culturais na dinâmica interna da escola, destacando-se suas implicações no processo de organização, gestão e efetivação do trabalho docente. A hierarquia, as relações pessoais, o clientelismo político, o patrimonialismo e o moralismo religioso são as principais referências conceituais utilizadas para demonstrar as intersecções estabelecidas entre os poderes burocrático, político e religioso no interior da instituição escolar, bem como evidenciar a articulação simbólica realizada pelo campo político capaz de transformar esse conjunto de elementos culturais em significativos processos de dominação no campo escolar. O estudo de caso coletivo de natureza etnográfica realizado em duas escolas públicas do município de Morrinhos, do Estado de Goiás, apresentou-se como a melhor estratégia para identificar que as ações desenvolvidas na instituição escolar são permeadas pela tradição cultural e articuladas pelo campo político, principais responsáveis pela definição dos tipos de relações de poder e comportamentos dos agentes escolares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3551
10.26512/lc.v15i29.3551
url https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3551
identifier_str_mv 10.26512/lc.v15i29.3551
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/3551/3235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Linhas Críticas
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação - Universidade de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv Linhas Críticas; Vol. 15 No. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-325
Linhas Críticas; Vol. 15 Núm. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-325
Linhas Crí­ticas; v. 15 n. 29 (2009): Formação de Professores; Educação Ambiental; Novas Tecnologias; 307-325
1981-0431
1516-4896
10.26512/lc.v15i29
reponame:Linhas Críticas (Online)
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UnB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UnB
institution UnB
reponame_str Linhas Críticas (Online)
collection Linhas Críticas (Online)
repository.name.fl_str_mv Linhas Críticas (Online) - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv rvlinhas@unb.br||
_version_ 1797053650527322112