Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Marcus; Universidade de Brasília (UnB)
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Portal de Livros da UnB
Texto Completo: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/60
Resumo: A épica homérica continua desafiando artistas, pesquisadores e público em geral. Especialmente na Ilíada, temos grandes cenas de guerra atravessadas por momentos de conflitos individuais e confrontos face a face. Entre o macro e o micro, entre o mundo dos deuses e dos homens, ouve-se uma voz, um som que nos projeta para além de nós mesmos: é a voz do rapsodo, em seu trabalho multissensorial. Neste livro o fascínio por essa dramaturgia ampla é discutido a partir do encontro entre Estudos Clássicos, Estudos do Som e Performance. Tal intercruzamento de fronteiras procura clarificar a dimensão plural da atividade do rapsodo na produção de suas audiocenas, ou eventos interativos imaginativos sonoramente orientados. Após uma detida análise dessa atividade registrada na épica homérica, apresenta-se o experimento narrativo de Heliodoro que, em As Etiópicas, procura competir com todas as obras da tradição clássica, produzindo uma fusão experimental de gêneros. Esta releitura de Homero e da tradição clássica impulsionou diversos artistas, tais como Cervantes, Shakespeare e Verdi.
id UNB-29_aa85bb448daa6a1d70a720d46f740686
oai_identifier_str oai:oai.livros.unb.br:publicationFormat/239
network_acronym_str UNB-29
network_name_str Portal de Livros da UnB
repository_id_str
spelling Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e SonoridadesHomeroEstudos clássicosDramaturgiasHomeroEstudos clássicosDramaturgias A épica homérica continua desafiando artistas, pesquisadores e público em geral. Especialmente na Ilíada, temos grandes cenas de guerra atravessadas por momentos de conflitos individuais e confrontos face a face. Entre o macro e o micro, entre o mundo dos deuses e dos homens, ouve-se uma voz, um som que nos projeta para além de nós mesmos: é a voz do rapsodo, em seu trabalho multissensorial. Neste livro o fascínio por essa dramaturgia ampla é discutido a partir do encontro entre Estudos Clássicos, Estudos do Som e Performance. Tal intercruzamento de fronteiras procura clarificar a dimensão plural da atividade do rapsodo na produção de suas audiocenas, ou eventos interativos imaginativos sonoramente orientados. Após uma detida análise dessa atividade registrada na épica homérica, apresenta-se o experimento narrativo de Heliodoro que, em As Etiópicas, procura competir com todas as obras da tradição clássica, produzindo uma fusão experimental de gêneros. Esta releitura de Homero e da tradição clássica impulsionou diversos artistas, tais como Cervantes, Shakespeare e Verdi.Portal de Livros da UnB2020-09-18Textoinfo:eu-repo/semantics/bookinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDigital (DA) https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/60Portal de Livros da UnB; reponame:Portal de Livros da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/60/239/936Mota, Marcus; Universidade de Brasília (UnB)info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-10T17:25:18ZPortal de Livros
dc.title.none.fl_str_mv Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
title Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
spellingShingle Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
Mota, Marcus; Universidade de Brasília (UnB)
Homero
Estudos clássicos
Dramaturgias
Homero
Estudos clássicos
Dramaturgias
title_short Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
title_full Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
title_fullStr Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
title_full_unstemmed Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
title_sort Audiocenas: Interface entre Cultura Clássica, Dramaturgia e Sonoridades
author Mota, Marcus; Universidade de Brasília (UnB)
author_facet Mota, Marcus; Universidade de Brasília (UnB)
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Marcus; Universidade de Brasília (UnB)
dc.subject.por.fl_str_mv Homero
Estudos clássicos
Dramaturgias
Homero
Estudos clássicos
Dramaturgias
topic Homero
Estudos clássicos
Dramaturgias
Homero
Estudos clássicos
Dramaturgias
dc.description.none.fl_txt_mv

A épica homérica continua desafiando artistas, pesquisadores e público em geral. Especialmente na Ilíada, temos grandes cenas de guerra atravessadas por momentos de conflitos individuais e confrontos face a face. Entre o macro e o micro, entre o mundo dos deuses e dos homens, ouve-se uma voz, um som que nos projeta para além de nós mesmos: é a voz do rapsodo, em seu trabalho multissensorial. Neste livro o fascínio por essa dramaturgia ampla é discutido a partir do encontro entre Estudos Clássicos, Estudos do Som e Performance. Tal intercruzamento de fronteiras procura clarificar a dimensão plural da atividade do rapsodo na produção de suas audiocenas, ou eventos interativos imaginativos sonoramente orientados. Após uma detida análise dessa atividade registrada na épica homérica, apresenta-se o experimento narrativo de Heliodoro que, em As Etiópicas, procura competir com todas as obras da tradição clássica, produzindo uma fusão experimental de gêneros. Esta releitura de Homero e da tradição clássica impulsionou diversos artistas, tais como Cervantes, Shakespeare e Verdi.
description A épica homérica continua desafiando artistas, pesquisadores e público em geral. Especialmente na Ilíada, temos grandes cenas de guerra atravessadas por momentos de conflitos individuais e confrontos face a face. Entre o macro e o micro, entre o mundo dos deuses e dos homens, ouve-se uma voz, um som que nos projeta para além de nós mesmos: é a voz do rapsodo, em seu trabalho multissensorial. Neste livro o fascínio por essa dramaturgia ampla é discutido a partir do encontro entre Estudos Clássicos, Estudos do Som e Performance. Tal intercruzamento de fronteiras procura clarificar a dimensão plural da atividade do rapsodo na produção de suas audiocenas, ou eventos interativos imaginativos sonoramente orientados. Após uma detida análise dessa atividade registrada na épica homérica, apresenta-se o experimento narrativo de Heliodoro que, em As Etiópicas, procura competir com todas as obras da tradição clássica, produzindo uma fusão experimental de gêneros. Esta releitura de Homero e da tradição clássica impulsionou diversos artistas, tais como Cervantes, Shakespeare e Verdi.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv Texto
info:eu-repo/semantics/book
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/60
url https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/60
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/view/60/239/936
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv Digital (DA)
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
publisher.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB
dc.source.none.fl_str_mv Portal de Livros da UnB;
reponame:Portal de Livros da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Portal de Livros da UnB
collection Portal de Livros da UnB
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1729203454547591168