Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Greyce Kelly Oliveira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/29857
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
id UNB-2_4b5e5e10deae72a3502b17a38bfb69aa
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/29857
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Sousa, Greyce Kelly Oliveira deGazoni, Jefferson LorenciniSOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.https://bdm.unb.br/handle/10483/29857Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.Visto que políticas públicas são para a gestão pública se articular perante a população, no âmbito do turismo esse pensamento não poderia ser diferente. Os frutos de uma política pública exitosa trazem diversos benefícios para o desenvolvimento do turismo, e tendo isso em vista, o trabalho em questão procura analisar as políticas públicas de marketing do Ministério do Turismo voltadas para o turismo interno. Com isso, foi possível pontuar os resultados, além de averiguar se os mesmos contribuíram de forma positiva para o fomento do turismo nacional. As políticas em foco são o Plano de Marketing Cores do Brasil, de 2005; o Plano de Marketing Turístico Experiências do Brasil (2014-2018) e o Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, ação do Programa de Regionalização do Turismo. A presente pesquisa apresenta caráter exploratório e se qualifica metodologicamente como uma pesquisa documental, consistindo em uma investigação de cunho bibliográfico envolvendo autores pertinentes aos campos do turismo, marketing e políticas públicas, além de apresentar o desenvolvimento do turismo por parte do poder público desde a criação do Ministério do Turismo até os dias atuais. A pesquisa aponta que a falta de clareza quanto às etapas e ciclos das políticas e o despreparo dos governantes e gestores do turismo na esfera administrativa podem gerar políticas públicas infrutíferas e incompletas, fazendo assim com que seja impossibilitado o alcance de seus objetivos e, consequentemente, seu sucesso.Submitted by Ilmara Leme (ilmara@unb.br) on 2022-02-08T15:29:00Z No. of bitstreams: 1 2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf: 1079781 bytes, checksum: edf698585fc70a12a326294b6ba69746 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2022-02-10T12:07:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf: 1079781 bytes, checksum: edf698585fc70a12a326294b6ba69746 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-10T12:07:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf: 1079781 bytes, checksum: edf698585fc70a12a326294b6ba69746 (MD5)Since public policies are for public management to be articulated with the population, this thought would not be different in the tourism scenario. The fruits of a successful public policy bring several benefits to the development of tourism, and with this in mind, the work in question seeks to analyze the public policies for marketing by the Ministry of Tourism aimed at domestic tourism. With this, it was possible to score the results, in addition to verifying whether they contributed positively to the promotion of national tourism. The policies in focus will be the Marketing Plan Cores do Brasil, 2005; the Experiências do Brasil Tourism Marketing Plan (2014-2018) and the Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, an action of the Tourism Regionalization Program. This research is exploratory and methodologically qualifies as documentary research, consisting of a bibliographic investigation involving authors relevant to the fields of tourism, marketing, and public policy, in addition to presenting the development of tourism by the government since its creation from the Ministério do Turismo to the present day. The research points out that the lack of clarity regarding the stages and cycles of policies and the lack of preparation of government and tourism managers in the administrative sphere can generate unfruitful and incomplete public policies, making it impossible to reach their goals and, consequently, your success.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessTurismoMarketing turísticoTurismo - marketingTurismo - políticas públicasPolíticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2022-02-10T12:07:42Z2022-02-10T12:07:42Z2021-11-16porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdfapplication/pdf1079781http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/1/2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdfedf698585fc70a12a326294b6ba69746MD5110483/298572022-02-10 10:07:42.188oai:bdm.unb.br:10483/29857w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712022-02-10T12:07:42Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
title Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
spellingShingle Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
Sousa, Greyce Kelly Oliveira de
Turismo
Marketing turístico
Turismo - marketing
Turismo - políticas públicas
title_short Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
title_full Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
title_fullStr Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
title_full_unstemmed Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
title_sort Políticas públicas de marketing : uma análise na perspectiva do turismo brasileiro
author Sousa, Greyce Kelly Oliveira de
author_facet Sousa, Greyce Kelly Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Greyce Kelly Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gazoni, Jefferson Lorencini
contributor_str_mv Gazoni, Jefferson Lorencini
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Marketing turístico
Turismo - marketing
Turismo - políticas públicas
topic Turismo
Marketing turístico
Turismo - marketing
Turismo - políticas públicas
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
publishDate 2021
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2021-11-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T12:07:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T12:07:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/29857
identifier_str_mv SOUSA, Greyce Kelly Oliveira de. Políticas públicas de marketing: uma análise na perspectiva do turismo brasileiro. 2021. 81 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/29857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/29857/1/2021_GreyceKellyOliveiraDeSousa_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
edf698585fc70a12a326294b6ba69746
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493171023118336