Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/17580 |
Resumo: | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017. |
id |
UNB-2_93700767a72b230bad006dccfd8894e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/17580 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Santos, Fernanda TibertiFiuza, Gisela DemoSANTOS, Fernanda Tiberti. Desvendando o que encanta na Louis Vuitton: como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca?. 2017. 93 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/17580Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017.Com o avanço tecnológico e a crescente globalização, as empresas necessitam estar cada vez mais competitivas, de modo a se diferenciarem de seus concorrentes. Na busca pela diferenciação, alguns aspectos devem ser observados, como, por exemplo, o posicionamento da marca que é refletido em sua personalidade, sendo necessária sua construção forte e sólida, de modo a agregar maior valor próprio. Ademais, é importante que as empresas tentem entender como seus clientes atribuem significados a seus produtos, uma vez que tal aspecto se relaciona com o comportamento de consumo, podendo influenciar o modo como os consumidores percebem seu relacionamento com as marcas. O Customer Relationship Management trata da união entre as estratégias de marketing de relacionamento e o potencial da Tecnologia da Informação, com o objetivo de maximizar o valor para os acionistas e estabelecer relacionamentos de longo prazo com os clientes estratégicos. O presente estudo teve por objetivo identificar a influência da “personalidade de marca” e do “significado de produto” na “percepção do relacionamento” entre as clientes e uma marca emblemática do mercado de luxo, ainda pouco explorado no Brasil: a marca Louis Vuitton. Na pesquisa, de cunho explicativo e natureza quantitativa, foram aplicados questionários às clientes da marca, compondo uma amostra final de 169 clientes. Os resultados obtidos foram analisados por meio de regressão múltipla linear, e o modelo de predição foi confirmado, onde, as principais dimensões de personalidade de marca influenciadoras foram a credibilidade e a sofisticação. Além disso, tanto o significado de produto simbólico quanto o utilitário, com destaque para o simbólico, contribuíram para a explicação da percepção de relacionamento. A contribuição teórica do estudo se deu na medida em que busca complementar uma lacuna acadêmica que tange aos antecedentes de relacionamento, sendo pioneiro na análise das relações das três variáveis escolhidas simultaneamente. Por fim, como contribuição prática aos gestores da marca, os resultados do presente estudo podem ser utilizados como diagnóstico quando da identificação de variáveis influenciadoras do relacionamento com suas clientes e que subsidiarão ulteriores estratégias de desenvolvimento de produto, posicionamento e comunicação.Submitted by Patricia Souza da Silva (patriciasilva@bce.unb.br) on 2017-07-20T13:39:03Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FernandaTibertiSantos.pdf: 1232516 bytes, checksum: 11aacd8184b91dd0c756e882d8d6b313 (MD5)Rejected by Ruthlea Nascimento (ruthlea.nascimento@gmail.com), reason: Altere as informações adicionais, por favor? Obrigada! on 2017-07-20T16:20:08Z (GMT)Submitted by Patricia Souza da Silva (patriciasilva@bce.unb.br) on 2017-07-20T16:29:35Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FernandaTibertiSantos.pdf: 1232516 bytes, checksum: 11aacd8184b91dd0c756e882d8d6b313 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-08-01T11:22:52Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FernandaTibertiSantos.pdf: 1232516 bytes, checksum: 11aacd8184b91dd0c756e882d8d6b313 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-01T11:22:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_FernandaTibertiSantos.pdf: 1232516 bytes, checksum: 11aacd8184b91dd0c756e882d8d6b313 (MD5)Marca de produtos - personalidadeMarketing de relacionamentoProdutos de luxoDesvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-08-01T11:22:52Z2017-08-01T11:22:52Z2017info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD55ORIGINAL2017_FernandaTibertiSantos.pdf2017_FernandaTibertiSantos.pdfapplication/pdf1232516http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/1/2017_FernandaTibertiSantos.pdf11aacd8184b91dd0c756e882d8d6b313MD5110483/175802017-08-03 10:43:37.216oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-08-03T13:43:37Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? |
title |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? |
spellingShingle |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? Santos, Fernanda Tiberti Marca de produtos - personalidade Marketing de relacionamento Produtos de luxo |
title_short |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? |
title_full |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? |
title_fullStr |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? |
title_full_unstemmed |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? |
title_sort |
Desvendando o que encanta na Louis Vuitton : como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca? |
author |
Santos, Fernanda Tiberti |
author_facet |
Santos, Fernanda Tiberti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Tiberti |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fiuza, Gisela Demo |
contributor_str_mv |
Fiuza, Gisela Demo |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marca de produtos - personalidade Marketing de relacionamento Produtos de luxo |
topic |
Marca de produtos - personalidade Marketing de relacionamento Produtos de luxo |
description |
Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-01T11:22:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-08-01T11:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Fernanda Tiberti. Desvendando o que encanta na Louis Vuitton: como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca?. 2017. 93 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17580 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Fernanda Tiberti. Desvendando o que encanta na Louis Vuitton: como a personalidade de marca e o significado de produto influenciam a percepção de relacionamento das clientes com a marca?. 2017. 93 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
url |
http://bdm.unb.br/handle/10483/17580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/2/license_url http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/3/license_text http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/4/license_rdf http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/5/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/17580/1/2017_FernandaTibertiSantos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 11aacd8184b91dd0c756e882d8d6b313 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1801493037722894336 |