A escolha do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Larissa Goulart
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1398
Resumo: Resumo Este trabalho tem por objetivo investigar os critérios utilizados pelos professores de Língua Estrangeira das escolas públicas para selecionar o livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD abrange o componente curricular de Língua Estrangeira desde 2011. Estudos anteriores (SARMENTO; SILVA, 2012; 2013) investigaram aspectos relacionados ao PNLD nas escolas, sem, contudo, detalhar o processo de escolha realizado pelos professores. Acreditamos que esta pesquisa seja relevante para alguns segmentos: 1) os professores, que poderão refletir sobre sua prática; 2) as editoras, que poderão repensar a divulgação dos seus materiais; 3) o próprio PNLD como forma de acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas. Foram analisados questionários realizados com professores de inglês e espanhol. Concluiu-se que a maioria dos professores tem realizado uma seleção impressionista (CUNNINGSWORTH, 1995) do LD devido à falta de tempo para se dedicar a uma avaliação criteriosa e ao desconhecimento dos recursos disponíveis para auxiliar na escolha, como, por exemplo, o Guia do Livro Didático. Palavras-chave: Livro didático. Programa Nacional do Livro Didático. Seleção de livro didático.   Abstract This paper aims to investigate the criteria used by foreign language teachers in public schools to choose the textbook (LD) from the National Textbook Program (PNLD). The PNLD has encompassed foreign languages since 2011. Previous studies (SARMENTO; SILVA, 2012; 2013) have investigated aspects related to the use of PNLD in schools; however, these studies did not investigate textbook choice. We believe this research is relevant to the: 1) teachers who will be able to reflect on their own practice; 2) publishers who may rethink the advertising of materials; 3) PNLD as a way to monitor the development of the program in schools. We analyzed questionnaires conducted with foreign language teachers and concluded that most teachers have chosen a textbook following an impressionistic fashion (CUNNINGSWORTH, 1995) due to lack of time for evaluation and of knowledge about the resources available to assist in their choice as, for example, the textbook guide. Keywords: Textbook. National Program of Textbook. Textbook selection.
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