O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Isaíde Bandeira da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033
Resumo: O livro didático faz parte da cultura material da maioria das escolas públicas brasileiras por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Sendo assim, um dos objetivos pesquisados foi identificar e analisar o processo de escolha dos livros didáticos no Estado do Ceará, relacionando-o com os usos que se faz deste instrumento no cotidiano. Tivemos como espaço de pesquisa quatro escolas públicas; em cada escola, uma turma de 6º ano. Como parte do procedimento metodológico, realizamos entrevistas, questionários e observação direta durante as aulas de História do ano de 2008. Finalizamos com uma "roda de conversa". Utilizamos como categoria de análise o conceito de "apropriação", de Chartier, as categorias de "estratégias e táticas", de Certeau, o conceito de "cultura escolar" cunhado por Julia. Percebemos que, em geral, apenas o texto principal de cada capítulo é trabalhado. Então, apesar das transformações teóricas e gráficas na produção do livro didático, este é subutilizado.ReferênciasANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa no Cotidiano Escolar. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1991.BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1991.CERRI, Luís Fernando; FERREIRA, Ângela Ribeiro. Notas Sobre as Demandas Sociais de Representação e os Livros Didáticos de História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.CERTEAU, Michael de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Gallardo. Lisboa; Difel, 1990.______. A Ordem dos Livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priori. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.CHARTIER, Roger; ROCHE, Daniel. O Livro: uma mudança de perspectiva". In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Org.). Fazer História: novos objetos. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. v. 3.CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.COELHO, Araci Rodrigues. Escolarização: uma perspectiva de análise dos livros didáticos da história". In: ARIAS Neto, José Miguel (Org.). Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.COSTA, Ângela Maria Soares da. Prática Pedagógica e Tempo Escolar: o uso do livro didático no ensino de História. 1997. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.). História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.GATTI Júnior, Décio. Professores Universitários que Escrevem Livros Didáticos: análise de depoimentos de autores brasileiros contemporâneos. História e Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História, Londrina, v. 9, n.1, p. 63-96. 2003.______. A Escrita Escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, São Paulo: Edusc; Uberlânida: Edufu, 2004.GRESSLER, Lori Alice. Pesquisa Educacional: importância, modelos, validade, variáveis, hipóteses, amostragem, instrumentos. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1989.HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. Tradução de Maria da Penha Villalobos e Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: T.A. Queiroz, 1985.JOHNSEN, Egil Borre. Libros de Texto en el Calidoscópio - estúdio crítico de la literatura y la investigación sobre los textos escolares. Barcelona: Ediciones Pomares; Corredor, S.A., 1996.JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como objeto histórico. REVISTA Brasileira de História da Educação. Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./ jun. 2001.LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.LÃœDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.MAUAD, Ana Maria e KNAUSS, Paulo. Memória em Movimento: a experiência videográfica do LABHOI/UFF. História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1,jan./jun. 2006.MUNAKATA, Kazumi. Produzindo Livros Didáticos e Paradidáticos. História e Filosofia da Educação. 1997. 218f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade de São Paulo, 1997.OLIVEIRA, Itamar Freitas de. et al. A Ação do PNLD em Sergipe e a Escolha do Livro Didático de História (2005/2007: exame preliminar. In. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Educação Histórica e a Sala de Aula: o processo de aprendizagem em alunos das séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 274f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de História, Universidade de Campinas, Campinas, 2006.PENIN, Sonia T. de Sousa. A Aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.RÃœSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história - fundamentos da ciência história. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Livros Didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.TIMBÓ, Isaíde Bandeira. O Livro Didático de História e a Formação Docente: uma reflexão necessária. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psciológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998.Data de registro: 17/08/2010Data de aceite: 16/02/2011
id UFU-2_e0c0acae67b8f51cf28269e23cadd6fd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8033
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLARLivro DidáticoPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)Ensino de História.O livro didático faz parte da cultura material da maioria das escolas públicas brasileiras por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Sendo assim, um dos objetivos pesquisados foi identificar e analisar o processo de escolha dos livros didáticos no Estado do Ceará, relacionando-o com os usos que se faz deste instrumento no cotidiano. Tivemos como espaço de pesquisa quatro escolas públicas; em cada escola, uma turma de 6º ano. Como parte do procedimento metodológico, realizamos entrevistas, questionários e observação direta durante as aulas de História do ano de 2008. Finalizamos com uma "roda de conversa". Utilizamos como categoria de análise o conceito de "apropriação", de Chartier, as categorias de "estratégias e táticas", de Certeau, o conceito de "cultura escolar" cunhado por Julia. Percebemos que, em geral, apenas o texto principal de cada capítulo é trabalhado. Então, apesar das transformações teóricas e gráficas na produção do livro didático, este é subutilizado.ReferênciasANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa no Cotidiano Escolar. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1991.BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1991.CERRI, Luís Fernando; FERREIRA, Ângela Ribeiro. Notas Sobre as Demandas Sociais de Representação e os Livros Didáticos de História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.CERTEAU, Michael de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Gallardo. Lisboa; Difel, 1990.______. A Ordem dos Livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priori. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.CHARTIER, Roger; ROCHE, Daniel. O Livro: uma mudança de perspectiva". In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Org.). Fazer História: novos objetos. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. v. 3.CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.COELHO, Araci Rodrigues. Escolarização: uma perspectiva de análise dos livros didáticos da história". In: ARIAS Neto, José Miguel (Org.). Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.COSTA, Ângela Maria Soares da. Prática Pedagógica e Tempo Escolar: o uso do livro didático no ensino de História. 1997. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.). História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.GATTI Júnior, Décio. Professores Universitários que Escrevem Livros Didáticos: análise de depoimentos de autores brasileiros contemporâneos. História e Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História, Londrina, v. 9, n.1, p. 63-96. 2003.______. A Escrita Escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, São Paulo: Edusc; Uberlânida: Edufu, 2004.GRESSLER, Lori Alice. Pesquisa Educacional: importância, modelos, validade, variáveis, hipóteses, amostragem, instrumentos. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1989.HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. Tradução de Maria da Penha Villalobos e Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: T.A. Queiroz, 1985.JOHNSEN, Egil Borre. Libros de Texto en el Calidoscópio - estúdio crítico de la literatura y la investigación sobre los textos escolares. Barcelona: Ediciones Pomares; Corredor, S.A., 1996.JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como objeto histórico. REVISTA Brasileira de História da Educação. Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./ jun. 2001.LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.LÃœDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.MAUAD, Ana Maria e KNAUSS, Paulo. Memória em Movimento: a experiência videográfica do LABHOI/UFF. História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1,jan./jun. 2006.MUNAKATA, Kazumi. Produzindo Livros Didáticos e Paradidáticos. História e Filosofia da Educação. 1997. 218f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade de São Paulo, 1997.OLIVEIRA, Itamar Freitas de. et al. A Ação do PNLD em Sergipe e a Escolha do Livro Didático de História (2005/2007: exame preliminar. In. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Educação Histórica e a Sala de Aula: o processo de aprendizagem em alunos das séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 274f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de História, Universidade de Campinas, Campinas, 2006.PENIN, Sonia T. de Sousa. A Aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.RÃœSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história - fundamentos da ciência história. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Livros Didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.TIMBÓ, Isaíde Bandeira. O Livro Didático de História e a Formação Docente: uma reflexão necessária. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psciológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998.Data de registro: 17/08/2010Data de aceite: 16/02/2011EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033Educação e Filosofia; v. 26 n. 52 (2012): v. 26 n.52 jul./dez. 2012; 565-5971982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033/9722Copyright (c) 2016 Isaíde Bandeira da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Isaíde Bandeira da2021-03-30T16:44:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8033Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:44:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
spellingShingle O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
Silva, Isaíde Bandeira da
Livro Didático
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Ensino de História.
title_short O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_fullStr O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full_unstemmed O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
title_sort O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA: ESCOLHAS, USOS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS NO COTIDIANO ESCOLAR
author Silva, Isaíde Bandeira da
author_facet Silva, Isaíde Bandeira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Isaíde Bandeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Livro Didático
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Ensino de História.
topic Livro Didático
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Ensino de História.
description O livro didático faz parte da cultura material da maioria das escolas públicas brasileiras por meio do Programa Nacional do Livro Didático. Sendo assim, um dos objetivos pesquisados foi identificar e analisar o processo de escolha dos livros didáticos no Estado do Ceará, relacionando-o com os usos que se faz deste instrumento no cotidiano. Tivemos como espaço de pesquisa quatro escolas públicas; em cada escola, uma turma de 6º ano. Como parte do procedimento metodológico, realizamos entrevistas, questionários e observação direta durante as aulas de História do ano de 2008. Finalizamos com uma "roda de conversa". Utilizamos como categoria de análise o conceito de "apropriação", de Chartier, as categorias de "estratégias e táticas", de Certeau, o conceito de "cultura escolar" cunhado por Julia. Percebemos que, em geral, apenas o texto principal de cada capítulo é trabalhado. Então, apesar das transformações teóricas e gráficas na produção do livro didático, este é subutilizado.ReferênciasANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa no Cotidiano Escolar. In: FAZENDA, Ivani. (Org.). Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 1991.BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1991.CERRI, Luís Fernando; FERREIRA, Ângela Ribeiro. Notas Sobre as Demandas Sociais de Representação e os Livros Didáticos de História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.CERTEAU, Michael de. A Invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Gallardo. Lisboa; Difel, 1990.______. A Ordem dos Livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução de Mary Del Priori. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.CHARTIER, Roger; ROCHE, Daniel. O Livro: uma mudança de perspectiva". In: LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. (Org.). Fazer História: novos objetos. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995. v. 3.CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n. 3, p. 549-566, set./dez. 2004.COELHO, Araci Rodrigues. Escolarização: uma perspectiva de análise dos livros didáticos da história". In: ARIAS Neto, José Miguel (Org.). Dez Anos de Pesquisas em Ensino de História. Londrina: AtritoArt, 2005.COSTA, Ângela Maria Soares da. Prática Pedagógica e Tempo Escolar: o uso do livro didático no ensino de História. 1997. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.FUNARI, Pedro Paulo. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, Leandro (org.). História na Sala de Aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003.GATTI Júnior, Décio. Professores Universitários que Escrevem Livros Didáticos: análise de depoimentos de autores brasileiros contemporâneos. História e Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História, Londrina, v. 9, n.1, p. 63-96. 2003.______. A Escrita Escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, São Paulo: Edusc; Uberlânida: Edufu, 2004.GRESSLER, Lori Alice. Pesquisa Educacional: importância, modelos, validade, variáveis, hipóteses, amostragem, instrumentos. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1989.HALLEWELL, Laurence. O Livro no Brasil: sua história. Tradução de Maria da Penha Villalobos e Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo: T.A. Queiroz, 1985.JOHNSEN, Egil Borre. Libros de Texto en el Calidoscópio - estúdio crítico de la literatura y la investigación sobre los textos escolares. Barcelona: Ediciones Pomares; Corredor, S.A., 1996.JULIA, Dominique. A Cultura Escolar como objeto histórico. REVISTA Brasileira de História da Educação. Campinas, v. 1, n. 1, p. 9-43, jan./ jun. 2001.LAVILLE, Christian e DIONNE, Jean. A Construção do Saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Tradução de Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.LÃœDKE, Menga. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.MAUAD, Ana Maria e KNAUSS, Paulo. Memória em Movimento: a experiência videográfica do LABHOI/UFF. História Oral: Revista da Associação Brasileira de História Oral. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1,jan./jun. 2006.MUNAKATA, Kazumi. Produzindo Livros Didáticos e Paradidáticos. História e Filosofia da Educação. 1997. 218f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade de São Paulo, 1997.OLIVEIRA, Itamar Freitas de. et al. A Ação do PNLD em Sergipe e a Escolha do Livro Didático de História (2005/2007: exame preliminar. In. OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Educação Histórica e a Sala de Aula: o processo de aprendizagem em alunos das séries iniciais do ensino fundamental. 2006. 274f. Tese (Doutorado em História) - Faculdade de História, Universidade de Campinas, Campinas, 2006.PENIN, Sonia T. de Sousa. A Aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994.RÃœSEN, Jörn. Razão Histórica: teoria da história - fundamentos da ciência história. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão. Livros Didáticos de Geografia e História: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.TIMBÓ, Isaíde Bandeira. O Livro Didático de História e a Formação Docente: uma reflexão necessária. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; STAMATTO, Maria Inês Sucupira (Org.). O Livro Didático de História: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007.VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psciológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998.Data de registro: 17/08/2010Data de aceite: 16/02/2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/8033/9722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Isaíde Bandeira da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Isaíde Bandeira da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 26 n. 52 (2012): v. 26 n.52 jul./dez. 2012; 565-597
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383188783104