A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018. |
id |
UNB_2b3e9754cfd7aa40f1dfee1529cde3c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/32837 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Oda, Paula dos SantosDantas, Edmundo Brandão2018-10-18T21:47:21Z2018-10-18T21:47:21Z2018-10-182018-02-28ODA, Paula dos Santos. A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018.O presente trabalho busca entender como a reputação é capaz de contribuir para gestão de crises de comunicação dos sites de redes sociais. Sendo assim, foram estudados os conceitos de cibercultura, comunicação organizacional, gestão de crises de comunicação, reputação, imagem e identidade. Foram adotados como principais processos metodológicos a revisão bibliográfica e de documentos, o estudo de caso e a análise de conteúdo. Pela grande notoriedade e atualidade da crise, pela importância da empresa para o Brasil e pela dimensão das suas redes sociais, foi escolhida a crise da Petrobras do ano de 2014.O objetivo geral foi investigar os comentários dos perfis do Facebook e do Twitter da Petrobras para identificar possíveis sinais de se e como a reputação corporativa interferiu no desenvolvimento da crise da Petrobras. Constatou-se que a reputação influenciou na gestão da crise de comunicação da Petrobras nos comentários do Facebook e do Twitter da Petrobras. O capital reputacional age diante de uma crise através da confiança construída com os públicos da organização antes da crise.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).The present work seeks to understand how reputation is able to contribute to crisis communication management of social media. Thus, the concepts of cyberculture, organizational communication, crisis communication management, corporate reputation, image and identity were studied. The main methodological processes were the literature and document review, the case study and the content analysis. Due to the great notoriety and relevance of the crisis, the importance of the company to Brazil and the size of its social networks, the 2014 Petrobras crisis was chosen. The general objective was to investigate the comments of the Petrobras’ Facebook and Twitter profiles to identify possible signs of whether and how corporate reputation interfered in the development of the Petrobras crisis. It was verified that the reputation influenced in the management of the crisis communication of Petrobras in the comments of Petrobras’ Facebook and Twitter. Reputational capital acts in the face of a crisis through the trust built with the organization's audiences before the crisis.Faculdade de Comunicação (FAC)Programa de Pós-Graduação em ComunicaçãoA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessA influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisComunicação organizacionalPetrobrásRedes sociaisCiberculturaReputação corporativaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2018_PauladosSantosOda.pdf2018_PauladosSantosOda.pdfapplication/pdf2290316http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32837/1/2018_PauladosSantosOda.pdf0cba54002bf06a892bcff3c158789dbaMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain671http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32837/2/license.txtbacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5MD52open access10482/328372024-01-26 14:22:17.847open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-26T17:22:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras |
title |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras |
spellingShingle |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras Oda, Paula dos Santos Comunicação organizacional Petrobrás Redes sociais Cibercultura Reputação corporativa |
title_short |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras |
title_full |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras |
title_fullStr |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras |
title_full_unstemmed |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras |
title_sort |
A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras |
author |
Oda, Paula dos Santos |
author_facet |
Oda, Paula dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oda, Paula dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
contributor_str_mv |
Dantas, Edmundo Brandão |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação organizacional Petrobrás Redes sociais Cibercultura Reputação corporativa |
topic |
Comunicação organizacional Petrobrás Redes sociais Cibercultura Reputação corporativa |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-10-18T21:47:21Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-10-18T21:47:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ODA, Paula dos Santos. A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837 |
identifier_str_mv |
ODA, Paula dos Santos. A influência da reputação na gestão de crises de comunicação da Petrobras. 2018. 136 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32837/1/2018_PauladosSantosOda.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/32837/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0cba54002bf06a892bcff3c158789dba bacfee268cc5d4f6aaa2e6e0066d38f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801863768562466816 |