Modelo de probabilidade da elaboração : efeitos persuasivos na moralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Daniel Barbieri
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18054
http://dx.doi.org/10.26512/2015.03.D.18054
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2015.
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Foram desenvolvidos quatro experimentos. Os experimentos 1 e 2 foram realizados para se testar a viabilidade de estratégias experimentais para a replicação dos processos preconizados pelo Modelo de Probabilidade da Elaboração (ELM). Os resultados sugeriram uma manipulação de sobrecarga cognitiva como forma de operacionalização das rotas persuasivas preconizadas pelo ELM. Este procedimento de manipulação de rotas foi, então, implementado nos experimentos 3 e 4 de forma a se testar o efeito produzido na mudança de atitude moral e no julgamento moral. A sobrecarga cognitiva foi contingentemente realizada durante a apresentação de mensagens persuasivas sobre o tema moral apresentado, assim como durante o julgamento de um cenário moral. Os resultados dos experimentos 3 e 4 sugerem que a atitude que as pessoas têm ao julgar um cenário moral depende diretamente da atitude prévia em relação ao objeto. Os processos persuasivos foram ineficazes em provocar mudança de atitude. Já a sobrecarga cognitiva interferiu no processo de julgamento moral, pois indivíduos submetidos a sobrecarga alta tenderam a endossar significativamente mais cenários deontológicos se comparado a cenários utilitaristas. As conclusões apontam que pode existir especificidade relativa ao objeto atitudinal moral no concernente ao processo persuasivo.Persuasion has been an extensively investigated phenomenon by social psychology; however, some gaps regarding the nature of the object are open. Persuasive processes related to morality may differ from those related to other attitudinal objects. The objective of this research was to test whether different persuasive routes interfere in moral attitudes and moral decision-making. Four experiments were developed. Experiments 1 and 2 were conducted to test the feasibility of experimental strategies for the replication of the processes put forward by the Elaboration Lilkelihood Model (ELM). The results suggested a manipulation of cognitive overload as a way of operationalizing the persuasive routes put forward by the ELM. This route-handling procedure was then implemented in the experiments 3 and 4 in order to test the effect produced on moral attitude and moral judgment changes. Cognitive overload was done contingently with the presentation of persuasive messages about the moral issue presented, as well as during the trial of a moral scenario. The results of experiments 3 and 4 suggest that the attitude that people have upon judging a moral scenario depends directly on the previous attitude towards the object. The persuasive processes were ineffective in causing attitude change. The cognitive overload interfered in moral judgment processes: participants undergoing high overhead tended to endorse significantly more deontological scenarios compared to the utilitarian scenarios. The findings indicate that there may be relative specificity on the moral attitudinal object in concerning the persuasive process.A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessModelo de probabilidade da elaboração : efeitos persuasivos na moralidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisModelo de probabilidade da elaboraçãoPersuasão (Psicologia)porreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2015_DanielBarbieriFreitas.pdf2015_DanielBarbieriFreitas.pdfapplication/pdf1042103http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/18054/1/2015_DanielBarbieriFreitas.pdf22ebd4e32b7566c44ae1f4fbab082c6bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain774http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/18054/2/license.txtbc77fab098d6b17788686da82b407c00MD52open access10482/180542023-07-17 16:40:52.896open accessoai:repositorio2.unb.br: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 Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-07-17T19:40:52Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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