Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zucatti, Ana Paula Noronha
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga, Abbad, Gardênia da Silva, Flores, Cecília Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/36474
https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017
http://orcid.org/0000-0003-3409-0289
http://orcid.org/0000-0002-9531-8251
http://orcid.org/0000-0003-0807-3549
http://orcid.org/0000-0002-5720-3787
Resumo: Este artigo descreve a criação, aplicação e análise da eficácia de uma simulação por computador para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e feedback. Foi realizado um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa em um hospital de Porto Alegre, RS, com 29 enfermeiros, com o objetivo de analisar a eficácia da simulação utilizada em EaD na identificação e desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital pediátrico. Foram utilizados três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) simulação sobre gestão de conflitos e feedback, baseado na teoria do Grid Gerencial, e c) avaliação de reação. A comparação entre as respostas do questionário e da simulação demonstram alteração no estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões relativas às competências estudadas. A avaliação de reação foi positiva, com satisfação de 89,66% dos usuários. A simulação criada neste estudo se mostrou eficaz para a identificação de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback. Porém, são necessários novos estudos com amostras maiores e métodos de controle para afirmar a eficácia no desenvolvimento de competências.
id UNB_420f79ea9b091f7cbb6b6af356002163
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/36474
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Zucatti, Ana Paula NoronhaSilveira, Luiza Maria de Oliveira BragaAbbad, Gardênia da SilvaFlores, Cecília Dias2020-01-24T10:31:09Z2020-01-24T10:31:09Z2019ZUCATTI, Ana Paula Noronha et al. Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, e181204, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100115. Acesso em: 23 jan. 2020.https://repositorio.unb.br/handle/10482/36474https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017http://orcid.org/0000-0003-3409-0289http://orcid.org/0000-0002-9531-8251http://orcid.org/0000-0003-0807-3549http://orcid.org/0000-0002-5720-3787Este artigo descreve a criação, aplicação e análise da eficácia de uma simulação por computador para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e feedback. Foi realizado um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa em um hospital de Porto Alegre, RS, com 29 enfermeiros, com o objetivo de analisar a eficácia da simulação utilizada em EaD na identificação e desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital pediátrico. Foram utilizados três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) simulação sobre gestão de conflitos e feedback, baseado na teoria do Grid Gerencial, e c) avaliação de reação. A comparação entre as respostas do questionário e da simulação demonstram alteração no estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões relativas às competências estudadas. A avaliação de reação foi positiva, com satisfação de 89,66% dos usuários. A simulação criada neste estudo se mostrou eficaz para a identificação de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback. Porém, são necessários novos estudos com amostras maiores e métodos de controle para afirmar a eficácia no desenvolvimento de competências.This article describes the creation, application, and analysis of the effectiveness of a computer simulation for the identification and development of conflict management and feedback skills. A descriptive exploratory study of quantitative approach was realized in a hospital in Porto Alegre, RS, Brazil, with 29 nurses, with the objective of analyzing the efficacy of the simulation used in Distance Education in the identification and development of conflict management skills and of giving and receiving feedback in leading nurses of a pediatric hospital. Three instruments were used: a) leadership assessment questionnaire, b) simulation on conflict management and feedback, based on the managerial grid theory, and c) reaction evaluation. The comparison between the answers of the questionnaire and the simulation shows a change in the managerial style of the participants in the two dimensions. The reaction evaluation was positive, with a satisfaction of 89.66% of users. The simulation created in this study proved to be effective to identify conflict management skills and to give and receive feedback; however, new studies with larger samples and control methods are necessary to assert efficacy in the development of competencies.En este artículo se describe la creación, aplicación y análisis de la eficacia de una simulación por computadora para la identificación y el desarrollo de competencias de gestión de conflictos y retroalimentación. Se realizó un estudio exploratorio descriptivo de abordaje cuantitativo en un hospital de Porto Alegre, RS, con 29 enfermeros, con el objetivo de analizar la eficacia de la simulación utilizada en EaD en la identificación y desarrollo de competencias de gestión de conflictos y dar y recibir feedback en líderes enfermeros de un hospital pediátrico. Se utilizaron tres instrumentos: a) cuestionario de evaluación de liderazgo, b) simulación sobre gestión de conflictos y feedback, basado en la teoría del Grid Gerencial, y c) evaluación de reacción. La comparación entre las respuestas del cuestionario y la simulación demuestran cambios en el estilo gerencial de los participantes en las dos dimensiones relativas a las competencias estudiadas. La evaluación de reacción fue positiva, con satisfacción del 89,66% de los usuarios. La simulación creada en este estudio se mostró eficaz para la identificación de competencias de gestión de conflictos y dar y recibir feedback. Sin embargo, son necesarios nuevos estudios con muestras mayores y métodos de control para afirmar la eficacia en el desarrollo de competencias.Conselho Federal de Psicologia(CC BY)info:eu-repo/semantics/openAccessCriação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospitalCreation of a skills development simulation in a hospitalCreación de una simulación para el desarrollo de competencias en un hospitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino a distânciaSimulação (Computadores)Liderançaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_CriacaoSimulacaoDesenvolvimento.pdfapplication/pdf129977http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36474/1/ARTIGO_CriacaoSimulacaoDesenvolvimento.pdfca09fc3c051c2b18d8a3bf8563bc4840MD51open access10482/364742023-06-04 19:11:33.942open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/36474Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-06-04T22:11:33Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Creation of a skills development simulation in a hospital
Creación de una simulación para el desarrollo de competencias en un hospital
title Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
spellingShingle Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
Zucatti, Ana Paula Noronha
Ensino a distância
Simulação (Computadores)
Liderança
title_short Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
title_full Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
title_fullStr Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
title_full_unstemmed Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
title_sort Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital
author Zucatti, Ana Paula Noronha
author_facet Zucatti, Ana Paula Noronha
Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga
Abbad, Gardênia da Silva
Flores, Cecília Dias
author_role author
author2 Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga
Abbad, Gardênia da Silva
Flores, Cecília Dias
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zucatti, Ana Paula Noronha
Silveira, Luiza Maria de Oliveira Braga
Abbad, Gardênia da Silva
Flores, Cecília Dias
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino a distância
Simulação (Computadores)
Liderança
topic Ensino a distância
Simulação (Computadores)
Liderança
description Este artigo descreve a criação, aplicação e análise da eficácia de uma simulação por computador para a identificação e o desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e feedback. Foi realizado um estudo exploratório descritivo de abordagem quantitativa em um hospital de Porto Alegre, RS, com 29 enfermeiros, com o objetivo de analisar a eficácia da simulação utilizada em EaD na identificação e desenvolvimento de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback em lideranças enfermeiras de um hospital pediátrico. Foram utilizados três instrumentos: a) questionário de avaliação de liderança, b) simulação sobre gestão de conflitos e feedback, baseado na teoria do Grid Gerencial, e c) avaliação de reação. A comparação entre as respostas do questionário e da simulação demonstram alteração no estilo gerencial dos participantes nas duas dimensões relativas às competências estudadas. A avaliação de reação foi positiva, com satisfação de 89,66% dos usuários. A simulação criada neste estudo se mostrou eficaz para a identificação de competências de gestão de conflitos e dar e receber feedback. Porém, são necessários novos estudos com amostras maiores e métodos de controle para afirmar a eficácia no desenvolvimento de competências.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-24T10:31:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-01-24T10:31:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZUCATTI, Ana Paula Noronha et al. Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, e181204, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100115. Acesso em: 23 jan. 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/36474
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017
dc.identifier.orcid.none.fl_str_mv http://orcid.org/0000-0003-3409-0289
http://orcid.org/0000-0002-9531-8251
http://orcid.org/0000-0003-0807-3549
http://orcid.org/0000-0002-5720-3787
identifier_str_mv ZUCATTI, Ana Paula Noronha et al. Criação de uma simulação para o desenvolvimento de competências em um hospital. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 39, e181204, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017. Disponível em: http://scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100115. Acesso em: 23 jan. 2020.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/36474
https://doi.org/10.1590/1982-3703002102017
http://orcid.org/0000-0003-3409-0289
http://orcid.org/0000-0002-9531-8251
http://orcid.org/0000-0003-0807-3549
http://orcid.org/0000-0002-5720-3787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv (CC BY)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv (CC BY)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Federal de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/36474/1/ARTIGO_CriacaoSimulacaoDesenvolvimento.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ca09fc3c051c2b18d8a3bf8563bc4840
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405383081328640