Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/1729 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. |
id |
UNB_6fac499ae771b43ab044fd18a5bc3be8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/1729 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Evandro Manzano dosFonseca, Adelaida Pallavicini2009-09-21T18:11:19Z2009-09-21T18:11:19Z2009-09-212008-08-29SANTOS, Evandro Manzano dos. Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics. 2008. 202 f. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/1729Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008.Com o objetivo de alcançar maior competitividade, diversas empresas têm adquirido roteirizadores para reduzir custos e melhorar o serviço ao cliente na distribuição física. Porém, ao contrário destas expectativas, a prática tem demonstrado que estes sistemas, mesmos os já consagrados em outros países, tornam-se fonte de problemas e prejuízos. As causas vão desde falhas de escolha, de implementação, de alimentação e uso de tais ferramentas, até as perdas de produtividade devido às restrições impostas pelo tráfego urbano. Assim, tendo como foco o ramo de distribuição de bebidas, e considerando os roteirizadores ferramentas centrais na gestão da distribuição física, este trabalho analisa tais causas, apresenta referências e sugere medidas que, espera-se, contribuam para a maior produtividade e menor impacto ambiental da distribuição urbana de cargas. Para atingir tais objetivos, primeiramente é dado um embasamento teórico sobre logística urbana, abrangendo conteúdos sobre distribuição física e, em especial, o novo conceito city logistics. Em seguida dicute-se o tema roteirização e programação de veículos, onde são organizadas informações sobre roteirizadores e sistematizada uma proposta de planejamento para sua aquisição, implementação e uso. De modo a contextualizar o foco deste trabalho, são abordados a recente evolução, alguns aspectos operacionais e boas práticas encontradas no ramo de distribuição de bebidas. Após, trata-se da metodologia de pesquisa empregada na coleta e a análise das informações obtidas sobre o uso de roteirizadores em distribuidoras de bebidas, além dos produtos e suportes oferecidos pelos respectivos fornecedores de software. Esta envolveu um estudo de caso e priorizou entrevistas in-loco por meio de questionários pré-estruturados. Ao final, conclui-se que os roteirizadores podem auxiliar as empresas a obter ganhos ainda mais expressivos e a diminuir o impacto ambiental com suas operações de entrega de cargas em centros urbanos. Para isto, fica a sugestão de valorizar a roteirização e de incorporar o conceito de city logistics em suas culturas organizacionais._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACTWith the main goal of improving its competitiveness within the physical distribution scenario, several companies acquire routing systems in order to reduce their operational costs and to improve their customer services. Anyway, despite of all the expectations set, they have learned in practice that these systems can become sources of problems and losses, even though the top ones have already been awarded in some countries. The reasons for such lessons can be explained by wrong choices, bad implementations, inappropriate feedback, passing through the bad use of such tools, until the losses of productivity imposed by the urban traffic. Thus, by focusing on the drink distribution field, and considering the routing system as a fundamental tool within the physical distribution management, this thesis analyzes such causes, presents references and suggests actions that could contribute to a better productivity, as well as to mitigate the environmental impact of the urban freight transport. For reaching such objectives, a theoretical basis of traditional city logistics is presented, covering contents about physical distribution, and in a special way, the new “city logistics” concept. Just right after that, the routing theme itself and the vehicle programming are both discussed, where the information about these systems are organized and a planning proposal for its acquisition, implementation and use is systemized. For putting the focus of this work into the context, the recent evolution, the operation aspects as well as the best practices are also referenced. After the theoretical basis, the next topics are related to the research methodology used during the collection and the analysis of the information gotten about the use of routing systems in drink deliverers, in addition to the products and correspondent support offered by the respective software vendors. A case study became part of this stage and priorities have been set to “in loco” interviews, which have used structured questionnaires. At the end, the conclusion is that routing systems can help companies to increase their profits and mitigate the environmental impact of urban freight transport operations in big cities. For reaching these goals, it is suggested that they should give more value to the routing practices and should incorporate concepts of city logistics to their cultures.Faculdade de Tecnologia (FT)Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)Programa de Pós-Graduação em TransportesContribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logisticsContribution to the urban freight distribution management from the city logistics concept perspectiveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTransporte rodoviário de cargaPolítica de transporte urbano - aspectos econômicosDesenvolvimento econômicoTransportes - planejamentoBRAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2008_EvandroMdosSantos.pdf2008_EvandroMdosSantos.pdfDissertação de Evandro Manzano dos Santosapplication/pdf1893760http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1729/1/2008_EvandroMdosSantos.pdf80491e36afb8d33e1b2d2dfd3aff97e0MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1882http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1729/2/license.txt0cdbf7dc52a4c361d14f8d709d4731f8MD52open accessTEXT2008_EvandroMdosSantos.pdf.txt2008_EvandroMdosSantos.pdf.txtExtracted texttext/plain376296http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1729/3/2008_EvandroMdosSantos.pdf.txtad3c8bcde911d7cf0bd14f9a6a10bbffMD53open access10482/17292024-02-08 14:19:03.873open accessoai:repositorio2.unb.br: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Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-02-08T17:19:03Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Contribution to the urban freight distribution management from the city logistics concept perspective |
title |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics |
spellingShingle |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics Santos, Evandro Manzano dos Transporte rodoviário de carga Política de transporte urbano - aspectos econômicos Desenvolvimento econômico Transportes - planejamento |
title_short |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics |
title_full |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics |
title_fullStr |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics |
title_full_unstemmed |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics |
title_sort |
Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics |
author |
Santos, Evandro Manzano dos |
author_facet |
Santos, Evandro Manzano dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Evandro Manzano dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Adelaida Pallavicini |
contributor_str_mv |
Fonseca, Adelaida Pallavicini |
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv |
Transporte rodoviário de carga Política de transporte urbano - aspectos econômicos Desenvolvimento econômico Transportes - planejamento |
topic |
Transporte rodoviário de carga Política de transporte urbano - aspectos econômicos Desenvolvimento econômico Transportes - planejamento |
description |
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2008. |
publishDate |
2008 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2008-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-09-21T18:11:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2009-09-21T18:11:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Evandro Manzano dos. Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics. 2008. 202 f. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1729 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Evandro Manzano dos. Contribuição à gestão da distribuição de cargas em áreas urbanas sob a ótica do conceito city logistics. 2008. 202 f. Dissertação (Mestrado em Transportes Urbanos)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/1729 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1729/1/2008_EvandroMdosSantos.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1729/2/license.txt http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/1729/3/2008_EvandroMdosSantos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80491e36afb8d33e1b2d2dfd3aff97e0 0cdbf7dc52a4c361d14f8d709d4731f8 ad3c8bcde911d7cf0bd14f9a6a10bbff |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405342397628416 |