A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858 https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11 https://orcid.org/0000-0002-3070-6210 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0002-1754-0447 |
Resumo: | Este artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos. |
id |
UNB_754a0124c518cc5f03239fa205353022 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio2.unb.br:10482/43858 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Anjos, Hellen Vivian Moreira dosCastioni, RemiRodrigues, Fernando Barreto2022-06-01T13:41:12Z2022-06-01T13:41:12Z2022-05-06ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto. A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 1, p. 283-307, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 1 jun. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11https://orcid.org/0000-0002-3070-6210https://orcid.org/0000-0002-5459-3492https://orcid.org/0000-0002-1754-0447Este artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos.This article analyzes the option of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Gerais for Integrated Secondary Education (EMI). The institution is located in the North Mesoregion of Minas Gerais. Data collection included the realization of a focus group with eight EMI students and the application of structured questionnaires to three hundred and sixty-three students from this type of education. The following questions were constituted as key elements of this study: why did students from Technical Courses Integrated to High School at this institution choose this type of education? Does the EMI on the campus in question address the needs of young people to enter the World of Work? What is the outline of the profiles of this group of individuals? What are the connections between their profiles and the itineraries of their school-work-university transition? The stages of this research (focus group and structured questionnaire), combined with the theoretical framework, were essential to understand what those subjects want and which representations they build about the institution and the courses.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 01 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessA opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisThe option for Integrated Secondary Education : the case of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino médio integradoJuventudeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdfARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdfapplication/pdf326055http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/1/ARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdfadb908c981fcecf3f18c58c5ebf1fb17MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/438582023-08-29 14:23:17.521open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/43858U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-29T17:23:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The option for Integrated Secondary Education : the case of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Gerais |
title |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais |
spellingShingle |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais Anjos, Hellen Vivian Moreira dos Ensino médio integrado Juventude |
title_short |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais |
title_full |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais |
title_fullStr |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais |
title_sort |
A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais |
author |
Anjos, Hellen Vivian Moreira dos |
author_facet |
Anjos, Hellen Vivian Moreira dos Castioni, Remi Rodrigues, Fernando Barreto |
author_role |
author |
author2 |
Castioni, Remi Rodrigues, Fernando Barreto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anjos, Hellen Vivian Moreira dos Castioni, Remi Rodrigues, Fernando Barreto |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino médio integrado Juventude |
topic |
Ensino médio integrado Juventude |
description |
Este artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-01T13:41:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-01T13:41:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto. A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 1, p. 283-307, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 1 jun. 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3070-6210 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0002-1754-0447 |
identifier_str_mv |
ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto. A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 1, p. 283-307, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 1 jun. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858 https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11 https://orcid.org/0000-0002-3070-6210 https://orcid.org/0000-0002-5459-3492 https://orcid.org/0000-0002-1754-0447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/1/ARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdf http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
adb908c981fcecf3f18c58c5ebf1fb17 ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797405287859093504 |