A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anjos, Hellen Vivian Moreira dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Castioni, Remi, Rodrigues, Fernando Barreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11
https://orcid.org/0000-0002-3070-6210
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-1754-0447
Resumo: Este artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos.
id UNB_754a0124c518cc5f03239fa205353022
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/43858
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Anjos, Hellen Vivian Moreira dosCastioni, RemiRodrigues, Fernando Barreto2022-06-01T13:41:12Z2022-06-01T13:41:12Z2022-05-06ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto. A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 1, p. 283-307, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 1 jun. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11https://orcid.org/0000-0002-3070-6210https://orcid.org/0000-0002-5459-3492https://orcid.org/0000-0002-1754-0447Este artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos.This article analyzes the option of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Gerais for Integrated Secondary Education (EMI). The institution is located in the North Mesoregion of Minas Gerais. Data collection included the realization of a focus group with eight EMI students and the application of structured questionnaires to three hundred and sixty-three students from this type of education. The following questions were constituted as key elements of this study: why did students from Technical Courses Integrated to High School at this institution choose this type of education? Does the EMI on the campus in question address the needs of young people to enter the World of Work? What is the outline of the profiles of this group of individuals? What are the connections between their profiles and the itineraries of their school-work-university transition? The stages of this research (focus group and structured questionnaire), combined with the theoretical framework, were essential to understand what those subjects want and which representations they build about the institution and the courses.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão(CC BY NC ND) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Fonte: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 01 jun. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessA opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas GeraisThe option for Integrated Secondary Education : the case of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnsino médio integradoJuventudeporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdfARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdfapplication/pdf326055http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/1/ARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdfadb908c981fcecf3f18c58c5ebf1fb17MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain163http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/2/license.txtba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701MD52open access10482/438582023-08-29 14:23:17.521open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/43858U3VibWlzc8OjbyBlZmV0aXZhZGEgcG9yIGludGVncmFudGUgZGEgZXF1aXBlIGRvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuQiBkZSBhY29yZG8gY29tIGxpY2Vuw6dhIGNvbmNlZGlkYSBwZWxvIGF1dG9yIGUvb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLg==Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-29T17:23:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The option for Integrated Secondary Education : the case of students from an agricultural campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology from the North of Minas Gerais
title A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
spellingShingle A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Anjos, Hellen Vivian Moreira dos
Ensino médio integrado
Juventude
title_short A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
title_full A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
title_fullStr A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
title_full_unstemmed A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
title_sort A opção pelo Ensino Médio Integrado : o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
author Anjos, Hellen Vivian Moreira dos
author_facet Anjos, Hellen Vivian Moreira dos
Castioni, Remi
Rodrigues, Fernando Barreto
author_role author
author2 Castioni, Remi
Rodrigues, Fernando Barreto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anjos, Hellen Vivian Moreira dos
Castioni, Remi
Rodrigues, Fernando Barreto
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Ensino médio integrado
Juventude
topic Ensino médio integrado
Juventude
description Este artigo analisa a opção dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais pelo Ensino Médio Integrado (EMI). A instituição está localizada na Mesorregião Norte de Minas Gerais. A coleta de dados contou com a realização de um grupo focal com oito estudantes do EMI e a aplicação de questionários estruturados a trezentos e sessenta e três alunos desta modalidade de ensino. Constituíram-se como elementos chave deste estudo as seguintes questões: por que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio dessa instituição optaram por esta modalidade de ensino? O EMI no campus em questão contempla as necessidades dos jovens para o ingresso no Mundo do Trabalho? Qual o traçado dos perfis desse grupo de indivíduos? Quais são as conexões de seus perfis com os itinerários de sua transição escola-trabalho-universidade? As etapas desta pesquisa (grupo focal e questionário estruturado), aliadas ao referencial teórico, foram essenciais na compreensão do que desejam esses sujeitos e quais são as representações que constroem da instituição e dos cursos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-06-01T13:41:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-06-01T13:41:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto. A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 1, p. 283-307, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 1 jun. 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-3070-6210
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-1754-0447
identifier_str_mv ANJOS, Hellen Vivian Moreira dos; CASTIONI, Remi; RODRIGUES, Fernando Barreto. A opção pelo Ensino Médio Integrado: o caso dos alunos de um campus agrícola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v. 15, n. 1, p. 283-307, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19158. Acesso em: 1 jun. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43858
https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n1.2022.11
https://orcid.org/0000-0002-3070-6210
https://orcid.org/0000-0002-5459-3492
https://orcid.org/0000-0002-1754-0447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/1/ARTIGO_OpcaoEnsinoMedio.pdf
http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/43858/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv adb908c981fcecf3f18c58c5ebf1fb17
ba54f8d1c5f5ec8df897ad678916c701
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405287859093504