Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valdinei Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/29305
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação.
id UNB_b588ad3ffc66abc2a22a3a979b3a5e7e
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/29305
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Souza, Valdinei Costa2017-12-07T05:07:34Z2017-12-07T05:07:34Z2014SOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 629-653, set. 2014 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.http://repositorio.unb.br/handle/10482/29305https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação.The aim of this paper is to analyze the Parfor Presencial, focusing its possibility to reduce regional inequalities and to provide equal access to in-service training for teachers at basic education in Brazil. It uses public policies theory to analyze the issue of teacher training in the country, the relationship of the Parfor Presencial with other programs of the national policy for teacher training and its scope of the rights and benefits offers to beneficiates, as well the program management. In conclusion, present the discrepancy between the need for teacher training and the real training offer for the Parfor Presencial, as well as the difficulties of teacher-learners in remain at training.El objetivo de este trabajo es analizar el Parfor Presencial, observando su capacidad para reducir las desigualdades regionales y ofrecer un acceso equitativo a la formación en el servicio para los maestros de la educación básica. Utiliza la construcción teórica de las políticas públicas para abordar el tema, analizando la relación entre el Parfor Presencial con otros programas de la política nacional de formación del profesorado, la configuración de los derechos y beneficios del Parfor Presencial, así como el alcance y la gestión del Programa. Se concluye destacando la discrepancia entre la necesidad de formación del profesorado y la oferta real de cursos por el Parfor Presencial, así como las dificultades de los maestros-alumnos en permanecer en proceso de formación.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em EducaçãoANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em EducaçãoRevista Brasileira de Educação - (CC BY NC) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 03 nov. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdadeTeacher education policy for basic education: the equality issueLa política de formación de maestros para la educación básica: la cuestión de la igualdadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleProfessores - formaçãoPolítica públicaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALARTIGO_PoliticaFormacaoProfessores.pdfARTIGO_PoliticaFormacaoProfessores.pdfapplication/pdf554352http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29305/1/ARTIGO_PoliticaFormacaoProfessores.pdfd290d4d0525e8e58c00656557f38cfaaMD51open access10482/293052023-08-01 00:30:29.268open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/29305Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2023-08-01T03:30:29Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
dc.title.alternative.none.fl_str_mv Teacher education policy for basic education: the equality issue
La política de formación de maestros para la educación básica: la cuestión de la igualdad
title Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
spellingShingle Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
Souza, Valdinei Costa
Professores - formação
Política pública
title_short Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_full Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_fullStr Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_full_unstemmed Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
title_sort Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade
author Souza, Valdinei Costa
author_facet Souza, Valdinei Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Valdinei Costa
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Professores - formação
Política pública
topic Professores - formação
Política pública
description O objetivo deste artigo é analisar o programa Parfor Presencial, tendo como foco observar sua capacidade de reduzir desigualdades regionais e propiciar equidade no acesso de professores da educação básica à formação em serviço. É utilizada uma abordagem teórica do campo das políticas públicas para tratar o tema, analisando a relação do Parfor Presencial com outros programas integrantes da política de formação de professores, a configuração dos direitos e benefícios concedidos pelo programa, bem como a sua abrangência e gestão. O artigo conclui destacando a discrepância entre a necessidade de formação de professores e a oferta real de vagas pelo Parfor Presencial, como também a dificuldade de os professores aprendizes permanecerem nos cursos de formação.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-12-07T05:07:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 629-653, set. 2014 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/29305
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006
identifier_str_mv SOUZA, Valdinei Costa. Política de formação de professores para a educação básica: a questão da igualdade. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58, p. 629-653, set. 2014 . DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000800006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 nov. 2019.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/29305
https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782014000800006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/29305/1/ARTIGO_PoliticaFormacaoProfessores.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d290d4d0525e8e58c00656557f38cfaa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797405438809997312