Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jandrey, Willian Fontanive
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Schultz, Glauco, Souza, Marcelino de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: DRd - Desenvolvimento Regional em debate
Texto Completo: http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1717
Resumo: Este artigo teve como objetivo identificar os canais de comercialização e relacioná-los com os processos de diversificação ou especialização dos sistemas de produção familiares orgânicos da região da Serra Gaúcha. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística foram entrevistados 49 produtores pertencentes a associações e cooperativas. As relações dos agricultores estabelecidas com os mercados por meio das tipificações demonstraram maior diversificação para unidades de produção vinculadas a relações de comercialização com as feiras. A particularidade foi verificada nas relações de comercialização com os supermercados e com as feiras ao demonstrar que em situações em que a feira participa mais na porcentagem total de produtos comercializados, os produtores acessam mais canais de comercialização secundários. A relação de comercialização com os supermercados é confrontada com a necessidade de abastecimento de poucos produtos e por período contínuo, apresentando características para especialização.AbstractThis article aimed to identify the commercialization channels and to relate them to the processes of diversification or specialization of the organic family production systems of the Serra Gaúcha region. Through the constitution of an intentional non-probabilistic sample, 49 producers from associations and cooperatives were interviewed. The relationships of established farmers with the markets through typologies have demonstrated greater diversification for production units linked to trade relations with the fairs. The particularity was verified in the relations of commercialization with the supermarkets and the fairs to demonstrate that in situations in which the fair participates more in the total percentage of products commercialized, the producers access more secondary commercialization channels. The marketing relationship with supermarkets is confronted with the need to supply a few products and for a continuous period, presenting characteristics for specialization.
id UNC - 1_c1c4ee7539f1e28c6a4fa32790ecd34f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1717
network_acronym_str UNC - 1
network_name_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
spelling Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúchaAgricultura familiar. Agricultura orgânica. Canais de comercialização. Diversificação produtiva. Family farm. Organic agriculture. Marketing channels. Productive diversification.Este artigo teve como objetivo identificar os canais de comercialização e relacioná-los com os processos de diversificação ou especialização dos sistemas de produção familiares orgânicos da região da Serra Gaúcha. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística foram entrevistados 49 produtores pertencentes a associações e cooperativas. As relações dos agricultores estabelecidas com os mercados por meio das tipificações demonstraram maior diversificação para unidades de produção vinculadas a relações de comercialização com as feiras. A particularidade foi verificada nas relações de comercialização com os supermercados e com as feiras ao demonstrar que em situações em que a feira participa mais na porcentagem total de produtos comercializados, os produtores acessam mais canais de comercialização secundários. A relação de comercialização com os supermercados é confrontada com a necessidade de abastecimento de poucos produtos e por período contínuo, apresentando características para especialização.AbstractThis article aimed to identify the commercialization channels and to relate them to the processes of diversification or specialization of the organic family production systems of the Serra Gaúcha region. Through the constitution of an intentional non-probabilistic sample, 49 producers from associations and cooperatives were interviewed. The relationships of established farmers with the markets through typologies have demonstrated greater diversification for production units linked to trade relations with the fairs. The particularity was verified in the relations of commercialization with the supermarkets and the fairs to demonstrate that in situations in which the fair participates more in the total percentage of products commercialized, the producers access more secondary commercialization channels. The marketing relationship with supermarkets is confronted with the need to supply a few products and for a continuous period, presenting characteristics for specialization.Universidade do Contestado (UnC)2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/171710.24302/drd.v8i1.1717DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 8 n. 1 (2018); 25-472237-902910.24302/drd.v8i1reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debateinstname:Universidade do Contestadoinstacron:UNCporhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1717/824Copyright (c) 2018 DRd - Desenvolvimento Regional em debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessJandrey, Willian FontaniveSchultz, GlaucoSouza, Marcelino de2020-05-09T16:12:07Zhttp://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/oai2237-90292237-9029opendoar:null2020-05-09 16:12:09.837DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestadofalse
dc.title.none.fl_str_mv Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
title Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
spellingShingle Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
Jandrey, Willian Fontanive
Agricultura familiar. Agricultura orgânica. Canais de comercialização. Diversificação produtiva. Family farm. Organic agriculture. Marketing channels. Productive diversification.
title_short Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
title_full Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
title_fullStr Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
title_full_unstemmed Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
title_sort Canais de comercialização em sistemas orgânicos de produção familiares na região da serra gaúcha / Marketing channels in organic family production systems in the region of serra gaúcha
author Jandrey, Willian Fontanive
author_facet Jandrey, Willian Fontanive
Schultz, Glauco
Souza, Marcelino de
author_role author
author2 Schultz, Glauco
Souza, Marcelino de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jandrey, Willian Fontanive
Schultz, Glauco
Souza, Marcelino de
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar. Agricultura orgânica. Canais de comercialização. Diversificação produtiva. Family farm. Organic agriculture. Marketing channels. Productive diversification.
topic Agricultura familiar. Agricultura orgânica. Canais de comercialização. Diversificação produtiva. Family farm. Organic agriculture. Marketing channels. Productive diversification.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo teve como objetivo identificar os canais de comercialização e relacioná-los com os processos de diversificação ou especialização dos sistemas de produção familiares orgânicos da região da Serra Gaúcha. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística foram entrevistados 49 produtores pertencentes a associações e cooperativas. As relações dos agricultores estabelecidas com os mercados por meio das tipificações demonstraram maior diversificação para unidades de produção vinculadas a relações de comercialização com as feiras. A particularidade foi verificada nas relações de comercialização com os supermercados e com as feiras ao demonstrar que em situações em que a feira participa mais na porcentagem total de produtos comercializados, os produtores acessam mais canais de comercialização secundários. A relação de comercialização com os supermercados é confrontada com a necessidade de abastecimento de poucos produtos e por período contínuo, apresentando características para especialização.AbstractThis article aimed to identify the commercialization channels and to relate them to the processes of diversification or specialization of the organic family production systems of the Serra Gaúcha region. Through the constitution of an intentional non-probabilistic sample, 49 producers from associations and cooperatives were interviewed. The relationships of established farmers with the markets through typologies have demonstrated greater diversification for production units linked to trade relations with the fairs. The particularity was verified in the relations of commercialization with the supermarkets and the fairs to demonstrate that in situations in which the fair participates more in the total percentage of products commercialized, the producers access more secondary commercialization channels. The marketing relationship with supermarkets is confronted with the need to supply a few products and for a continuous period, presenting characteristics for specialization.
description Este artigo teve como objetivo identificar os canais de comercialização e relacioná-los com os processos de diversificação ou especialização dos sistemas de produção familiares orgânicos da região da Serra Gaúcha. Através da constituição de uma amostra intencional não probabilística foram entrevistados 49 produtores pertencentes a associações e cooperativas. As relações dos agricultores estabelecidas com os mercados por meio das tipificações demonstraram maior diversificação para unidades de produção vinculadas a relações de comercialização com as feiras. A particularidade foi verificada nas relações de comercialização com os supermercados e com as feiras ao demonstrar que em situações em que a feira participa mais na porcentagem total de produtos comercializados, os produtores acessam mais canais de comercialização secundários. A relação de comercialização com os supermercados é confrontada com a necessidade de abastecimento de poucos produtos e por período contínuo, apresentando características para especialização.AbstractThis article aimed to identify the commercialization channels and to relate them to the processes of diversification or specialization of the organic family production systems of the Serra Gaúcha region. Through the constitution of an intentional non-probabilistic sample, 49 producers from associations and cooperatives were interviewed. The relationships of established farmers with the markets through typologies have demonstrated greater diversification for production units linked to trade relations with the fairs. The particularity was verified in the relations of commercialization with the supermarkets and the fairs to demonstrate that in situations in which the fair participates more in the total percentage of products commercialized, the producers access more secondary commercialization channels. The marketing relationship with supermarkets is confronted with the need to supply a few products and for a continuous period, presenting characteristics for specialization.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1717
10.24302/drd.v8i1.1717
url http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1717
identifier_str_mv 10.24302/drd.v8i1.1717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/1717/824
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 DRd - Desenvolvimento Regional em debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Contestado (UnC)
dc.source.none.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate; v. 8 n. 1 (2018); 25-47
2237-9029
10.24302/drd.v8i1
reponame:DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname:Universidade do Contestado
instacron:UNC
reponame_str DRd - Desenvolvimento Regional em debate
collection DRd - Desenvolvimento Regional em debate
instname_str Universidade do Contestado
instacron_str UNC
institution UNC
repository.name.fl_str_mv DRd - Desenvolvimento Regional em debate - Universidade do Contestado
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1666590362283540480