O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danelon, Márcio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos da Silva, Mauro Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135
Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o Movimento Escola sem Partido, particularmente sobre a proposta de gravação das aulas, denúncia e julgamento do professor nas redes sociais. Essa reflexão será feita a partir da filosofia da intersubjetividade presente na fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Com esta chave de interpretação, constatamos que essa tecnologia de vigilância e denúncia do Movimento Escola sem Partido sobre o professor produz, de fato, um profundo mal-estar ao tornar as práticas pedagógicas e o professor objetos de julgamento nas redes sociais.
id UNEB-3_e81080ca4182bfaa8b9d607a47c5515b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8135
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partidoEducaçãoFenomenologia e educaçãoMovimento escola sem partidoOlharSartreEste artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o Movimento Escola sem Partido, particularmente sobre a proposta de gravação das aulas, denúncia e julgamento do professor nas redes sociais. Essa reflexão será feita a partir da filosofia da intersubjetividade presente na fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Com esta chave de interpretação, constatamos que essa tecnologia de vigilância e denúncia do Movimento Escola sem Partido sobre o professor produz, de fato, um profundo mal-estar ao tornar as práticas pedagógicas e o professor objetos de julgamento nas redes sociais.UNEB2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/813510.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 233-2492358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135/pdfCopyright (c) 2020 Márcio Danelon, Mauro Sérgio Santos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDanelon, MárcioSantos da Silva, Mauro Sérgio2023-04-18T00:32:57Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8135Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:32:57Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
title O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
spellingShingle O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
Danelon, Márcio
Educação
Fenomenologia e educação
Movimento escola sem partido
Olhar
Sartre
title_short O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
title_full O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
title_fullStr O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
title_full_unstemmed O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
title_sort O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
author Danelon, Márcio
author_facet Danelon, Márcio
Santos da Silva, Mauro Sérgio
author_role author
author2 Santos da Silva, Mauro Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Danelon, Márcio
Santos da Silva, Mauro Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Fenomenologia e educação
Movimento escola sem partido
Olhar
Sartre
topic Educação
Fenomenologia e educação
Movimento escola sem partido
Olhar
Sartre
description Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o Movimento Escola sem Partido, particularmente sobre a proposta de gravação das aulas, denúncia e julgamento do professor nas redes sociais. Essa reflexão será feita a partir da filosofia da intersubjetividade presente na fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Com esta chave de interpretação, constatamos que essa tecnologia de vigilância e denúncia do Movimento Escola sem Partido sobre o professor produz, de fato, um profundo mal-estar ao tornar as práticas pedagógicas e o professor objetos de julgamento nas redes sociais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Márcio Danelon, Mauro Sérgio Santos da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Márcio Danelon, Mauro Sérgio Santos da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 233-249
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1788355181326368768