O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135 |
Resumo: | Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o Movimento Escola sem Partido, particularmente sobre a proposta de gravação das aulas, denúncia e julgamento do professor nas redes sociais. Essa reflexão será feita a partir da filosofia da intersubjetividade presente na fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Com esta chave de interpretação, constatamos que essa tecnologia de vigilância e denúncia do Movimento Escola sem Partido sobre o professor produz, de fato, um profundo mal-estar ao tornar as práticas pedagógicas e o professor objetos de julgamento nas redes sociais. |
id |
UNEB-3_e81080ca4182bfaa8b9d607a47c5515b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8135 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partidoEducaçãoFenomenologia e educaçãoMovimento escola sem partidoOlharSartreEste artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o Movimento Escola sem Partido, particularmente sobre a proposta de gravação das aulas, denúncia e julgamento do professor nas redes sociais. Essa reflexão será feita a partir da filosofia da intersubjetividade presente na fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Com esta chave de interpretação, constatamos que essa tecnologia de vigilância e denúncia do Movimento Escola sem Partido sobre o professor produz, de fato, um profundo mal-estar ao tornar as práticas pedagógicas e o professor objetos de julgamento nas redes sociais.UNEB2020-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/813510.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 233-2492358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135/pdfCopyright (c) 2020 Márcio Danelon, Mauro Sérgio Santos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessDanelon, MárcioSantos da Silva, Mauro Sérgio2023-04-18T00:32:57Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8135Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:32:57Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido |
title |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido |
spellingShingle |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido Danelon, Márcio Educação Fenomenologia e educação Movimento escola sem partido Olhar Sartre |
title_short |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido |
title_full |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido |
title_fullStr |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido |
title_full_unstemmed |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido |
title_sort |
O olhar da medusa: a objetivação do trabalho docente no movimento escola sem partido |
author |
Danelon, Márcio |
author_facet |
Danelon, Márcio Santos da Silva, Mauro Sérgio |
author_role |
author |
author2 |
Santos da Silva, Mauro Sérgio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Danelon, Márcio Santos da Silva, Mauro Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Fenomenologia e educação Movimento escola sem partido Olhar Sartre |
topic |
Educação Fenomenologia e educação Movimento escola sem partido Olhar Sartre |
description |
Este artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo fazer uma reflexão sobre o Movimento Escola sem Partido, particularmente sobre a proposta de gravação das aulas, denúncia e julgamento do professor nas redes sociais. Essa reflexão será feita a partir da filosofia da intersubjetividade presente na fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Com esta chave de interpretação, constatamos que essa tecnologia de vigilância e denúncia do Movimento Escola sem Partido sobre o professor produz, de fato, um profundo mal-estar ao tornar as práticas pedagógicas e o professor objetos de julgamento nas redes sociais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p233-249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8135/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Márcio Danelon, Mauro Sérgio Santos da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Márcio Danelon, Mauro Sérgio Santos da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 233-249 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1788355181326368768 |