O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Danelon, Márcio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534
Resumo: O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando o professor num “técnico do saber especializado”, conforme conceituação de Jean-Paul Sartre.Palavras-chave: Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre. The school without political party movement and the capture of teaching: the teacher as a specialist knowledge technician Abstract: This article aims to reflect on ways of capturing the pedagogical practices of the teacher present in the thought and the bill proposed by the School Without Political Party Movement. In our analysis, the strategy of surveillance of teaching work, the classification of teaching work as indoctrination and the overlap of family education over school, emerge as ways of capturing teaching, transforming the teacher into a "specialist knowledge technician", as conceptualization. by Jean-Paul Sartre.Keywords: Education; School Without Political Party; Phenomenology; Sartre.  Le mouvement école sans parti et la capture de l’enseignement: L’ enseignant comme technicien spécialisé du savoir Résumé: Cet article vise à réfléchir sur les moyens de capter les pratiques pédagogiques de l’enseignant présent dans la pensée et das le projet de loi proposés par le Mouvement École sans Parti. Dans notre analyse, la stratégie de surveillance du travail d’enseignement, la classification du travail d’enseignement comme endoctrinement et le chevauchement de l’education familier sur l’éducation scolaire, apparaissent comme les raison de capturer de l’enseignement, transformant l’enseignant em um “technicien spécialisé du savoir”, comme conceptualisé par Jean-Paul Sartre.Mots clés: Éducation; École sans parti; Phénoménologie; Sartre. Data de registro: 17/06/2020Data de aceite: 26/11/2020
id UFU-2_92e82b297aa319f4f0b04e0b19c0cf9c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/55534
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializadoEducaçãoEscola sem partidoFenomenologiaSartreO Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando o professor num “técnico do saber especializado”, conforme conceituação de Jean-Paul Sartre.Palavras-chave: Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre. The school without political party movement and the capture of teaching: the teacher as a specialist knowledge technician Abstract: This article aims to reflect on ways of capturing the pedagogical practices of the teacher present in the thought and the bill proposed by the School Without Political Party Movement. In our analysis, the strategy of surveillance of teaching work, the classification of teaching work as indoctrination and the overlap of family education over school, emerge as ways of capturing teaching, transforming the teacher into a "specialist knowledge technician", as conceptualization. by Jean-Paul Sartre.Keywords: Education; School Without Political Party; Phenomenology; Sartre.  Le mouvement école sans parti et la capture de l’enseignement: L’ enseignant comme technicien spécialisé du savoir Résumé: Cet article vise à réfléchir sur les moyens de capter les pratiques pédagogiques de l’enseignant présent dans la pensée et das le projet de loi proposés par le Mouvement École sans Parti. Dans notre analyse, la stratégie de surveillance du travail d’enseignement, la classification du travail d’enseignement comme endoctrinement et le chevauchement de l’education familier sur l’éducation scolaire, apparaissent comme les raison de capturer de l’enseignement, transformant l’enseignant em um “technicien spécialisé du savoir”, comme conceptualisé par Jean-Paul Sartre.Mots clés: Éducation; École sans parti; Phénoménologie; Sartre. Data de registro: 17/06/2020Data de aceite: 26/11/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5553410.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55534Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 509-5531982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534/30971https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534/35774Copyright (c) 2020 Márcio Danelonhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDanelon, Márcio2023-06-06T16:27:41Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/55534Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-06T16:27:41Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
title O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
spellingShingle O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
Danelon, Márcio
Educação
Escola sem partido
Fenomenologia
Sartre
title_short O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
title_full O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
title_fullStr O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
title_full_unstemmed O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
title_sort O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: : O professor como técnico do saber especializado
author Danelon, Márcio
author_facet Danelon, Márcio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Danelon, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Escola sem partido
Fenomenologia
Sartre
topic Educação
Escola sem partido
Fenomenologia
Sartre
description O Movimento Escola sem Partido e a captura da docência: O professor como técnico do saber especializado Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre formas de captura das práticas pedagógicas do professor presentes no pensamento e no projeto de lei proposto pelo Movimento Escola sem Partido. Em nossa análise, a estratégia de vigilância do trabalho docente, a classificação do trabalho docente como doutrinação e a sobreposição da educação familiar sobre a escolar, emergem como formas de captura da docência, transformando o professor num “técnico do saber especializado”, conforme conceituação de Jean-Paul Sartre.Palavras-chave: Educação; Escola sem partido; Fenomenologia; Sartre. The school without political party movement and the capture of teaching: the teacher as a specialist knowledge technician Abstract: This article aims to reflect on ways of capturing the pedagogical practices of the teacher present in the thought and the bill proposed by the School Without Political Party Movement. In our analysis, the strategy of surveillance of teaching work, the classification of teaching work as indoctrination and the overlap of family education over school, emerge as ways of capturing teaching, transforming the teacher into a "specialist knowledge technician", as conceptualization. by Jean-Paul Sartre.Keywords: Education; School Without Political Party; Phenomenology; Sartre.  Le mouvement école sans parti et la capture de l’enseignement: L’ enseignant comme technicien spécialisé du savoir Résumé: Cet article vise à réfléchir sur les moyens de capter les pratiques pédagogiques de l’enseignant présent dans la pensée et das le projet de loi proposés par le Mouvement École sans Parti. Dans notre analyse, la stratégie de surveillance du travail d’enseignement, la classification du travail d’enseignement comme endoctrinement et le chevauchement de l’education familier sur l’éducation scolaire, apparaissent comme les raison de capturer de l’enseignement, transformant l’enseignant em um “technicien spécialisé du savoir”, comme conceptualisé par Jean-Paul Sartre.Mots clés: Éducation; École sans parti; Phénoménologie; Sartre. Data de registro: 17/06/2020Data de aceite: 26/11/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55534
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-55534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534/30971
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/55534/35774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Márcio Danelon
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Márcio Danelon
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 509-553
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233998651392