FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Neurisângela Maurício Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Carvalho, Maria Inez S. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912
Resumo: Este artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade.
id UNEB-5_1293105c0e4587e7770e1e8ca35c2b47
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/4912
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimentoFormação de professoresprofissionalidadeprofessoralidadeEste artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/491210.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 67-872177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912/3114Copyright (c) 2018 Neurisângela Maurício Santos Miranda, Maria Inez S. S. Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Neurisângela Maurício SantosCarvalho, Maria Inez S. S.2021-05-18T01:04:47Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4912Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-05-18T01:04:47Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
Miranda, Neurisângela Maurício Santos
Formação de professores
profissionalidade
professoralidade
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES: outros conceitos, outros lugares de acontecimento
author Miranda, Neurisângela Maurício Santos
author_facet Miranda, Neurisângela Maurício Santos
Carvalho, Maria Inez S. S.
author_role author
author2 Carvalho, Maria Inez S. S.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Neurisângela Maurício Santos
Carvalho, Maria Inez S. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
profissionalidade
professoralidade
topic Formação de professores
profissionalidade
professoralidade
description Este artigo é resultado de aprofundamentos teóricos no contexto temático da pesquisa, em andamento, no Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia, o qual envolve otobiografia, currículo e formação de professores, entrecruzados com as experiências em cenários de formação em exercício de professores. Aqui, discutimos algumas escalas de significações sobre formação de professores, conformadas no decurso de nossa história, pondo em relevo a formação que se dá no âmbito do próprio exercício. Com uma abordagem ancorada, principalmente, no diálogo com autores filiados à Filosofia da Linguagem e à Filosofia da Diferença, com destaque para J. Derrida e G. Deleuze, respectivamente, problematizamos as potencialidades de ressignificação da formação em exercício de professores, produzindo pistas para a (re)construção de outros conceitos, outros lugares e outras formas de acontecimento formativo que, sem desvalorar os aspectos da profissionalidade, possa fazer emergir discursos e práticas mais atentas aos aspectos ontológicos da professoralidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.67-87
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4912/3114
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Neurisângela Maurício Santos Miranda, Maria Inez S. S. Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Neurisângela Maurício Santos Miranda, Maria Inez S. S. Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 1 (2018): Educação em Pesquisa; 67-87
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117803315200