Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4276 |
Resumo: | A inovação torna-se mais uma criatividade pedagógica para envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Conceitos geográficos como lugar e espaço podem ser discutidos e mediados pelas geotecnologias através de práticas inovadoras. Diante disso, este trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Epifânio Dória, localizada no município de Poço Verde, Sergipe, tem como objetivo refletir sobre o uso das geotecnologias como mediação nas práticas inovadoras de ensino. A abordagem colaborativa-participativa faz parte do método utilizado para a construção do Atlas de Poço Verde, expressão espacial dos pesquisadores juniores. Ao longo da pesquisa desenvolvemos encontros formativos que exploraram as diferentes formas de expressar o espaço, discutimos semanalmente sobre os lugares pesquisados, além de viajarmos para a apresentação de trabalhos em eventos. O Atlas de Poço Verde elaborado pelos pesquisadores juniores está composto por textos, fotografias e mapas. Consideramos, portanto, que este trabalho proporcionou o entrelaçamento entre a prática e a teoria, no qual as inovações foram determinantes para os resultados, assim como a construção do Atlas foi fundamental para que os lugares dos sujeitos fossem expressos. |
id |
UNEB-5_6f3f0933a63c94b6ff5b292817d28b0b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/4276 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de EnsinoGeotecnologiasPráticas Inovadoras de EnsinoLugarAtlasA inovação torna-se mais uma criatividade pedagógica para envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Conceitos geográficos como lugar e espaço podem ser discutidos e mediados pelas geotecnologias através de práticas inovadoras. Diante disso, este trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Epifânio Dória, localizada no município de Poço Verde, Sergipe, tem como objetivo refletir sobre o uso das geotecnologias como mediação nas práticas inovadoras de ensino. A abordagem colaborativa-participativa faz parte do método utilizado para a construção do Atlas de Poço Verde, expressão espacial dos pesquisadores juniores. Ao longo da pesquisa desenvolvemos encontros formativos que exploraram as diferentes formas de expressar o espaço, discutimos semanalmente sobre os lugares pesquisados, além de viajarmos para a apresentação de trabalhos em eventos. O Atlas de Poço Verde elaborado pelos pesquisadores juniores está composto por textos, fotografias e mapas. Consideramos, portanto, que este trabalho proporcionou o entrelaçamento entre a prática e a teoria, no qual as inovações foram determinantes para os resultados, assim como a construção do Atlas foi fundamental para que os lugares dos sujeitos fossem expressos.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/427610.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.37-52Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 3 (2017): Pesquisa Aplicada; 37-522177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v2.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4276/2673Copyright (c) 2017 Murilo Aguiar de Souza, Francisco Jorge de Oliveira Britohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Murilo Aguiar deBrito, Francisco Jorge de Oliveira2020-09-05T02:19:42Zoai:ojs.192.168.5.50:article/4276Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:19:42Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino |
title |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino |
spellingShingle |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino Souza, Murilo Aguiar de Geotecnologias Práticas Inovadoras de Ensino Lugar Atlas |
title_short |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino |
title_full |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino |
title_fullStr |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino |
title_full_unstemmed |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino |
title_sort |
Construção do Atlas de Poço Verde: Geotecnologias e as Práticas Inovadoras de Ensino |
author |
Souza, Murilo Aguiar de |
author_facet |
Souza, Murilo Aguiar de Brito, Francisco Jorge de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Francisco Jorge de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Murilo Aguiar de Brito, Francisco Jorge de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geotecnologias Práticas Inovadoras de Ensino Lugar Atlas |
topic |
Geotecnologias Práticas Inovadoras de Ensino Lugar Atlas |
description |
A inovação torna-se mais uma criatividade pedagógica para envolver os estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Conceitos geográficos como lugar e espaço podem ser discutidos e mediados pelas geotecnologias através de práticas inovadoras. Diante disso, este trabalho desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Epifânio Dória, localizada no município de Poço Verde, Sergipe, tem como objetivo refletir sobre o uso das geotecnologias como mediação nas práticas inovadoras de ensino. A abordagem colaborativa-participativa faz parte do método utilizado para a construção do Atlas de Poço Verde, expressão espacial dos pesquisadores juniores. Ao longo da pesquisa desenvolvemos encontros formativos que exploraram as diferentes formas de expressar o espaço, discutimos semanalmente sobre os lugares pesquisados, além de viajarmos para a apresentação de trabalhos em eventos. O Atlas de Poço Verde elaborado pelos pesquisadores juniores está composto por textos, fotografias e mapas. Consideramos, portanto, que este trabalho proporcionou o entrelaçamento entre a prática e a teoria, no qual as inovações foram determinantes para os resultados, assim como a construção do Atlas foi fundamental para que os lugares dos sujeitos fossem expressos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4276 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.37-52 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4276 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n3.37-52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4276/2673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Murilo Aguiar de Souza, Francisco Jorge de Oliveira Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Murilo Aguiar de Souza, Francisco Jorge de Oliveira Brito https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 3 (2017): Pesquisa Aplicada; 37-52 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v2.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1754569120414695424 |