PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valentini, Carla Beatris
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Belusso, Roniele, Matos, Sônia Regina da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614
Resumo: O presente estudo tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos sobre os conceitos de poder e saber, bem como o funcionamento da inclusão escolar na legislação. Para orientar este estudo, tomou-se a cartografia como inspiração, definindo-se duas pistas/instrumentos. Esses se constituíram do caderno de anotações e dos registros escolares normativos. O caderno de anotações identificou um documento de produção escolar que foi de encontro com todos os documentos oficiais buscados. Essa produção ganhou o contorno de saber produzido pela escola, sendo denominada Saberes Curriculares de um Currículo Adaptado. Nos registros escolares normativos, encontraram-se termos/expressões que identificavam o indivíduo com necessidades educativas especiais. A partir desses registros, foi possível identificar vestígios de saberes psicológicos e médicos, os quais foram denominados noções de um saber psicológico e noções de um saber médico. A produção desta cartografia, a partir dos registros do caderno de anotações e dos registros normativos da escola, evidenciou três saberes que se fizeram constantemente presentes. Tais saberes conectam-se o tempo inteiro. Entretanto, um deles - o saber curricular de um currículo adaptado -, para poder funcionar, precisa de outros dois – as noções de um saber psicológico e as noções de um saber médico.
id UNEB-5_e2acd07b70ba70f2de9d39474ab6afad
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/5614
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOAtendimento Educacional EspecializadoCartografiaInclusãoO presente estudo tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos sobre os conceitos de poder e saber, bem como o funcionamento da inclusão escolar na legislação. Para orientar este estudo, tomou-se a cartografia como inspiração, definindo-se duas pistas/instrumentos. Esses se constituíram do caderno de anotações e dos registros escolares normativos. O caderno de anotações identificou um documento de produção escolar que foi de encontro com todos os documentos oficiais buscados. Essa produção ganhou o contorno de saber produzido pela escola, sendo denominada Saberes Curriculares de um Currículo Adaptado. Nos registros escolares normativos, encontraram-se termos/expressões que identificavam o indivíduo com necessidades educativas especiais. A partir desses registros, foi possível identificar vestígios de saberes psicológicos e médicos, os quais foram denominados noções de um saber psicológico e noções de um saber médico. A produção desta cartografia, a partir dos registros do caderno de anotações e dos registros normativos da escola, evidenciou três saberes que se fizeram constantemente presentes. Tais saberes conectam-se o tempo inteiro. Entretanto, um deles - o saber curricular de um currículo adaptado -, para poder funcionar, precisa de outros dois – as noções de um saber psicológico e as noções de um saber médico.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/561410.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.38-57Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 3 (2018): Educação Especial; 38-572177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v3.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614/3690Copyright (c) 2018 Carla Beatris Valentini, Roniele Belusso, Sônia Regina da Luz Matoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessValentini, Carla BeatrisBelusso, RonieleMatos, Sônia Regina da Luz2020-09-05T02:14:29Zoai:ojs.192.168.5.50:article/5614Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:14:29Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
spellingShingle PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Valentini, Carla Beatris
Atendimento Educacional Especializado
Cartografia
Inclusão
title_short PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_full PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_fullStr PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_full_unstemmed PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
title_sort PAISAGENS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
author Valentini, Carla Beatris
author_facet Valentini, Carla Beatris
Belusso, Roniele
Matos, Sônia Regina da Luz
author_role author
author2 Belusso, Roniele
Matos, Sônia Regina da Luz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valentini, Carla Beatris
Belusso, Roniele
Matos, Sônia Regina da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Atendimento Educacional Especializado
Cartografia
Inclusão
topic Atendimento Educacional Especializado
Cartografia
Inclusão
description O presente estudo tem por objetivo evidenciar os saberes presentes nos registros escolares de alunos que frequentavam o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Desenvolveu-se um quadro teórico com alguns entendimentos sobre os conceitos de poder e saber, bem como o funcionamento da inclusão escolar na legislação. Para orientar este estudo, tomou-se a cartografia como inspiração, definindo-se duas pistas/instrumentos. Esses se constituíram do caderno de anotações e dos registros escolares normativos. O caderno de anotações identificou um documento de produção escolar que foi de encontro com todos os documentos oficiais buscados. Essa produção ganhou o contorno de saber produzido pela escola, sendo denominada Saberes Curriculares de um Currículo Adaptado. Nos registros escolares normativos, encontraram-se termos/expressões que identificavam o indivíduo com necessidades educativas especiais. A partir desses registros, foi possível identificar vestígios de saberes psicológicos e médicos, os quais foram denominados noções de um saber psicológico e noções de um saber médico. A produção desta cartografia, a partir dos registros do caderno de anotações e dos registros normativos da escola, evidenciou três saberes que se fizeram constantemente presentes. Tais saberes conectam-se o tempo inteiro. Entretanto, um deles - o saber curricular de um currículo adaptado -, para poder funcionar, precisa de outros dois – as noções de um saber psicológico e as noções de um saber médico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614
10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.38-57
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n3.38-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/5614/3690
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Carla Beatris Valentini, Roniele Belusso, Sônia Regina da Luz Matos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Carla Beatris Valentini, Roniele Belusso, Sônia Regina da Luz Matos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 3 n. 3 (2018): Educação Especial; 38-57
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v3.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117821140992