Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleck, Gilmei Francisco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopez, Cristian Javier, Fant, Carla Cristiane Saldanha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pontos de Interrogação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327
Resumo: O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “O mundo encantado das fadas”. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Candido (1972; 2011), Magnani (1989), Coelho (2017), Jauss (1979), Stierle (1979), Mendoza Fillola (1994), entre outros.
id UNEB-6_4458d08aa8b38a3ee9da9931f6f8ae59
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9327
network_acronym_str UNEB-6
network_name_str Pontos de Interrogação (Online)
repository_id_str
spelling Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “O mundo encantado das fadas”. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Candido (1972; 2011), Magnani (1989), Coelho (2017), Jauss (1979), Stierle (1979), Mendoza Fillola (1994), entre outros.Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural2020-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/932710.30620/p.i..v10i1.9327Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-822237-9681reponame:Pontos de Interrogação (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327/6160Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Culturalhttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFleck, Gilmei FranciscoLopez, Cristian JavierFant, Carla Cristiane Saldanha2023-05-09T18:05:44Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9327Revistahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeintPUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/oairevistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br2237-96812178-8952opendoar:2023-05-09T18:05:44Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
title Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
spellingShingle Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
Fleck, Gilmei Francisco
title_short Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
title_full Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
title_fullStr Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
title_full_unstemmed Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
title_sort Formação do leitor literário no Ensino Fundamental: uma experiência com “O mundo encantado das fadas”
author Fleck, Gilmei Francisco
author_facet Fleck, Gilmei Francisco
Lopez, Cristian Javier
Fant, Carla Cristiane Saldanha
author_role author
author2 Lopez, Cristian Javier
Fant, Carla Cristiane Saldanha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fleck, Gilmei Francisco
Lopez, Cristian Javier
Fant, Carla Cristiane Saldanha
description O gosto pela leitura não surge naturalmente em cada leitor, mas depende de como esse indivíduo vai sendo introduzido ao universo dos livros. Nessa configuração, a literatura infantil desempenha um papel importante de fornecer elementos que atraiam a atenção desse leitor. Assim, práticas que são iniciadas nos primeiros anos escolares podem contribuir para o acesso e o prazer proporcionado pela leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos iniciais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “O mundo encantado das fadas”. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e o papel humanizador e transformador da literatura, como encontramos em Candido (1972; 2011), Magnani (1989), Coelho (2017), Jauss (1979), Stierle (1979), Mendoza Fillola (1994), entre outros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327
10.30620/p.i..v10i1.9327
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327
identifier_str_mv 10.30620/p.i..v10i1.9327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/pontosdeint/article/view/9327/6160
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural
dc.source.none.fl_str_mv Pontos de Interrogação – Journal of Cultural Criticism; Vol. 10 No. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; Vol. 10 Núm. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82
Pontos de Interrogação – Revista de Crítica Cultural; v. 10 n. 1 (2020): Reflexões sobre Letramentos, Educação Literária e Estudos Culturais; 65-82
2237-9681
reponame:Pontos de Interrogação (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Pontos de Interrogação (Online)
collection Pontos de Interrogação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pontos de Interrogação (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistaponti@gmail.com || osmar.moreira@uol.com.br
_version_ 1797042191307112448