Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jacques Premoli do
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESC
Texto Completo: http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730
Resumo: Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
id UNESC-1_e0d47addaa9c93031c517924d1279501
oai_identifier_str oai:repositorio.unesc.net:1/5730
network_acronym_str UNESC-1
network_name_str Repositório Institucional da UNESC
spelling Nascimento, Jacques Premoli doPereira, Luciane de CarvalhoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-04-06T01:11:46Z2018-04-06T01:11:46Z2017-12http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.Atualmente, as micro e pequenas empresas do Brasil, antes de sistematizar seu negócio através do marketing digital, tendem a utilizar as redes sociais como uma alternativa de melhorar a comunicação com os clientes e aumentar suas vendas e resultados. A internet disponibiliza, através das mídias digitais, ferramentas úteis e de fácil acesso. O objetivo do presente trabalho é compreender como o marketing por mídias digitais pode se tornar uma alternativa para melhorar a comunicação e as relações com o mercado em microempresas, tendo como base de estudo uma fábrica de doces localizada em Araranguá - SC. Trata-se de um estudo de caso cuja coleta de dados foi uma entrevista elaborada com roteiro semiestruturado com a totalidade de perguntas abertas. Após a análise qualitativa dos dados, os resultados indicaram que a empresa possui presença virtual desde 2007 e, atualmente, faz uso intensivo de estratégias de marketing por mídias digitais, utilizando principalmente as redes sociais como plataformas para uma melhor comunicação com os clientes. Além disso, a empresa atribui um elevado grau de importância para esta forma de marketing, pois as mídias sociais oferecem mais acessibilidade. Com isso, conclui-se que, apesar das mídias sociais serem gratuitas, os empreendedores de microempresas, não possuem as capacidades necessárias de utilizá-las da forma correta, que seria explorar a comunicação com os clientes e expandir seu negócio.MarketingMarketing digitalMicro e pequenas empresasMarketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdfJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdfTCCapplication/pdf1641939http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/1/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf2c2893319bdcbeae8dee3b83be5f4461MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.txtJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain89189http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/3/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt36164d16a937ffca845a224fffa7f8c3MD53THUMBNAILJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.jpgJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/4/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg319f9fb5459972db861be1920ca514fbMD541/57302018-04-05 22:11:49.864Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
title Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
spellingShingle Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
Nascimento, Jacques Premoli do
Marketing
Marketing digital
Micro e pequenas empresas
title_short Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
title_full Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
title_fullStr Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
title_full_unstemmed Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
title_sort Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
author Nascimento, Jacques Premoli do
author_facet Nascimento, Jacques Premoli do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jacques Premoli do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
contributor_str_mv Pereira, Luciane de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Marketing digital
Micro e pequenas empresas
topic Marketing
Marketing digital
Micro e pequenas empresas
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Atualmente, as micro e pequenas empresas do Brasil, antes de sistematizar seu negócio através do marketing digital, tendem a utilizar as redes sociais como uma alternativa de melhorar a comunicação com os clientes e aumentar suas vendas e resultados. A internet disponibiliza, através das mídias digitais, ferramentas úteis e de fácil acesso. O objetivo do presente trabalho é compreender como o marketing por mídias digitais pode se tornar uma alternativa para melhorar a comunicação e as relações com o mercado em microempresas, tendo como base de estudo uma fábrica de doces localizada em Araranguá - SC. Trata-se de um estudo de caso cuja coleta de dados foi uma entrevista elaborada com roteiro semiestruturado com a totalidade de perguntas abertas. Após a análise qualitativa dos dados, os resultados indicaram que a empresa possui presença virtual desde 2007 e, atualmente, faz uso intensivo de estratégias de marketing por mídias digitais, utilizando principalmente as redes sociais como plataformas para uma melhor comunicação com os clientes. Além disso, a empresa atribui um elevado grau de importância para esta forma de marketing, pois as mídias sociais oferecem mais acessibilidade. Com isso, conclui-se que, apesar das mídias sociais serem gratuitas, os empreendedores de microempresas, não possuem as capacidades necessárias de utilizá-las da forma correta, que seria explorar a comunicação com os clientes e expandir seu negócio.
description Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
publishDate 2017
dc.date.created.fl_str_mv 2017-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-06T01:11:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-06T01:11:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730
url http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade do Extremo Sul Catarinense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESC
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Repositório Institucional da UNESC
collection Repositório Institucional da UNESC
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/1/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/2/license.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/3/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/4/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2c2893319bdcbeae8dee3b83be5f4461
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
36164d16a937ffca845a224fffa7f8c3
319f9fb5459972db861be1920ca514fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1725763298507358208