Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESC |
Texto Completo: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730 |
Resumo: | Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. |
id |
UNESC-1_e0d47addaa9c93031c517924d1279501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesc.net:1/5730 |
network_acronym_str |
UNESC-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESC |
spelling |
Nascimento, Jacques Premoli doPereira, Luciane de CarvalhoUniversidade do Extremo Sul Catarinense2018-04-06T01:11:46Z2018-04-06T01:11:46Z2017-12http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.Atualmente, as micro e pequenas empresas do Brasil, antes de sistematizar seu negócio através do marketing digital, tendem a utilizar as redes sociais como uma alternativa de melhorar a comunicação com os clientes e aumentar suas vendas e resultados. A internet disponibiliza, através das mídias digitais, ferramentas úteis e de fácil acesso. O objetivo do presente trabalho é compreender como o marketing por mídias digitais pode se tornar uma alternativa para melhorar a comunicação e as relações com o mercado em microempresas, tendo como base de estudo uma fábrica de doces localizada em Araranguá - SC. Trata-se de um estudo de caso cuja coleta de dados foi uma entrevista elaborada com roteiro semiestruturado com a totalidade de perguntas abertas. Após a análise qualitativa dos dados, os resultados indicaram que a empresa possui presença virtual desde 2007 e, atualmente, faz uso intensivo de estratégias de marketing por mídias digitais, utilizando principalmente as redes sociais como plataformas para uma melhor comunicação com os clientes. Além disso, a empresa atribui um elevado grau de importância para esta forma de marketing, pois as mídias sociais oferecem mais acessibilidade. Com isso, conclui-se que, apesar das mídias sociais serem gratuitas, os empreendedores de microempresas, não possuem as capacidades necessárias de utilizá-las da forma correta, que seria explorar a comunicação com os clientes e expandir seu negócio.MarketingMarketing digitalMicro e pequenas empresasMarketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UNESCinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdfJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdfTCCapplication/pdf1641939http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/1/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf2c2893319bdcbeae8dee3b83be5f4461MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.txtJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.txtExtracted texttext/plain89189http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/3/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt36164d16a937ffca845a224fffa7f8c3MD53THUMBNAILJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.jpgJACQUES PREMOLI DO NASCIMENTO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1154http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/4/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg319f9fb5459972db861be1920ca514fbMD541/57302018-04-05 22:11:49.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Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.unesc.net/ |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais |
title |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais |
spellingShingle |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais Nascimento, Jacques Premoli do Marketing Marketing digital Micro e pequenas empresas |
title_short |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais |
title_full |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais |
title_fullStr |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais |
title_full_unstemmed |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais |
title_sort |
Marketing digital em microempresas: um estudo de caso em uma fábrica de doces artesanais |
author |
Nascimento, Jacques Premoli do |
author_facet |
Nascimento, Jacques Premoli do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jacques Premoli do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Luciane de Carvalho |
contributor_str_mv |
Pereira, Luciane de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Marketing digital Micro e pequenas empresas |
topic |
Marketing Marketing digital Micro e pequenas empresas |
dc.description.pt_BR.fl_txt_mv |
Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
Atualmente, as micro e pequenas empresas do Brasil, antes de sistematizar seu negócio através do marketing digital, tendem a utilizar as redes sociais como uma alternativa de melhorar a comunicação com os clientes e aumentar suas vendas e resultados. A internet disponibiliza, através das mídias digitais, ferramentas úteis e de fácil acesso. O objetivo do presente trabalho é compreender como o marketing por mídias digitais pode se tornar uma alternativa para melhorar a comunicação e as relações com o mercado em microempresas, tendo como base de estudo uma fábrica de doces localizada em Araranguá - SC. Trata-se de um estudo de caso cuja coleta de dados foi uma entrevista elaborada com roteiro semiestruturado com a totalidade de perguntas abertas. Após a análise qualitativa dos dados, os resultados indicaram que a empresa possui presença virtual desde 2007 e, atualmente, faz uso intensivo de estratégias de marketing por mídias digitais, utilizando principalmente as redes sociais como plataformas para uma melhor comunicação com os clientes. Além disso, a empresa atribui um elevado grau de importância para esta forma de marketing, pois as mídias sociais oferecem mais acessibilidade. Com isso, conclui-se que, apesar das mídias sociais serem gratuitas, os empreendedores de microempresas, não possuem as capacidades necessárias de utilizá-las da forma correta, que seria explorar a comunicação com os clientes e expandir seu negócio. |
description |
Monografia apresentada para a obtenção do grau de Bacharel em Administração, no Curso de Administração – Linha de Formação Específica em Administração de Empresas da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. |
publishDate |
2017 |
dc.date.created.fl_str_mv |
2017-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-04-06T01:11:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-06T01:11:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730 |
url |
http://repositorio.unesc.net/handle/1/5730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade do Extremo Sul Catarinense |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESC instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESC |
collection |
Repositório Institucional da UNESC |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/1/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/2/license.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/3/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.txt http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/5730/4/JACQUES%20PREMOLI%20DO%20NASCIMENTO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c2893319bdcbeae8dee3b83be5f4461 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 36164d16a937ffca845a224fffa7f8c3 319f9fb5459972db861be1920ca514fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1725763298507358208 |