Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gereti, Laís Cristina Viel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568
Resumo: Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou descrever e discutir indícios/características dos processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados na produção escrita de estudantes de Matemática ao resolverem questões discursivas do ENADE. Analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas em uma turma do quarto ano do curso de Matemática de uma universidade norte paranaense. Concluímos, segundo a teoria de Dreyfus (2002), que: seis estudantes mobilizaram o processo de representação simbólica, três estudantes mobilizaram o processo de visualização, quatro estudantes mobilizaram o processo de mudança de representações e tradução entre elas, dois estudantes mobilizaram o processo de modelação, quatro estudantes mobilizaram o processo de sintetização e nenhum estudante mobilizou o processo de generalização. No entanto, inferimos que nenhum estudante mobilizou todos os processos do Pensamento Matemático Avançado em suas resoluções. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.
id UNESP-14_708889c2fec6916c667f23daea64cf72
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8568
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADEEducação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou descrever e discutir indícios/características dos processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados na produção escrita de estudantes de Matemática ao resolverem questões discursivas do ENADE. Analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas em uma turma do quarto ano do curso de Matemática de uma universidade norte paranaense. Concluímos, segundo a teoria de Dreyfus (2002), que: seis estudantes mobilizaram o processo de representação simbólica, três estudantes mobilizaram o processo de visualização, quatro estudantes mobilizaram o processo de mudança de representações e tradução entre elas, dois estudantes mobilizaram o processo de modelação, quatro estudantes mobilizaram o processo de sintetização e nenhum estudante mobilizou o processo de generalização. No entanto, inferimos que nenhum estudante mobilizou todos os processos do Pensamento Matemático Avançado em suas resoluções. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa.application/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 206-2221980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/6593https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/9985Gereti, Laís Cristina VielSavioli, Angela Marta Pereira das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-14T00:04:44Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/8568Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2015-10-14T00:04:44Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
title Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
spellingShingle Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
Gereti, Laís Cristina Viel
Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.
title_short Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
title_full Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
title_fullStr Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
title_full_unstemmed Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
title_sort Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Resoluções de Questões do ENADE
author Gereti, Laís Cristina Viel
author_facet Gereti, Laís Cristina Viel
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author_role author
author2 Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gereti, Laís Cristina Viel
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.
topic Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.
description Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que objetivou descrever e discutir indícios/características dos processos do Pensamento Matemático Avançado evidenciados na produção escrita de estudantes de Matemática ao resolverem questões discursivas do ENADE. Analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas em uma turma do quarto ano do curso de Matemática de uma universidade norte paranaense. Concluímos, segundo a teoria de Dreyfus (2002), que: seis estudantes mobilizaram o processo de representação simbólica, três estudantes mobilizaram o processo de visualização, quatro estudantes mobilizaram o processo de mudança de representações e tradução entre elas, dois estudantes mobilizaram o processo de modelação, quatro estudantes mobilizaram o processo de sintetização e nenhum estudante mobilizou o processo de generalização. No entanto, inferimos que nenhum estudante mobilizou todos os processos do Pensamento Matemático Avançado em suas resoluções. Palavras-chave: Educação Matemática. Ensino Superior. Pensamento Matemático Avançado. ENADE.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/6593
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/8568/9985
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 29 n. 51 (2015); 206-222
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171061372649472