O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Josélia Euzébio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Damazio, Ademir Damazio, Mezzari Silveira, Gisele Mezzari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Bolema: Boletim de Educação Matemática
Texto Completo: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333
Resumo: Resumo Investigamos o movimento conceitual adotado por Davýdov e seus colaboradores ao proporem o ensino do Sistema de Numeração no segundo ano do Ensino Fundamental. Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vygotski, coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de Matemática, na União Soviética, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Tal proposta foi publicada por meio de livros didáticos e de orientação ao professor. Durante a investigação, analisamos as tarefas de ensino publicadas nos mencionados livros. A análise permitiu-nos revelar, nas proposições davydovianas, as relações entre o geral, universal, singular e particular, além da consequente unidade entre o lógico e o histórico. Palavras - chave: Teoria Histórico-Cultural. Davýdov. Ensino. Sistema de Numeração.
id UNESP-14_e8ed793af777b32ef8513650f331d23d
oai_identifier_str oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7333
network_acronym_str UNESP-14
network_name_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository_id_str
spelling O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de MatemáticaFormação de ProfessoresResumo Investigamos o movimento conceitual adotado por Davýdov e seus colaboradores ao proporem o ensino do Sistema de Numeração no segundo ano do Ensino Fundamental. Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vygotski, coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de Matemática, na União Soviética, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Tal proposta foi publicada por meio de livros didáticos e de orientação ao professor. Durante a investigação, analisamos as tarefas de ensino publicadas nos mencionados livros. A análise permitiu-nos revelar, nas proposições davydovianas, as relações entre o geral, universal, singular e particular, além da consequente unidade entre o lógico e o histórico. Palavras - chave: Teoria Histórico-Cultural. Davýdov. Ensino. Sistema de Numeração.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2015-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativaapplication/pdfapplication/ziphttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1135-11541980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333/6489https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333/9559da Rosa, Josélia EuzébioDamazio, Ademir DamazioMezzari Silveira, Gisele Mezzariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-02T18:47:00Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/7333Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2016-11-02T18:47Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
title O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
spellingShingle O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
da Rosa, Josélia Euzébio
Formação de Professores
title_short O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
title_full O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
title_fullStr O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
title_full_unstemmed O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
title_sort O Sistema de Numeração nas Tarefas Propostas por Davýdov e seus Colaboradores para o Ensino de Matemática
author da Rosa, Josélia Euzébio
author_facet da Rosa, Josélia Euzébio
Damazio, Ademir Damazio
Mezzari Silveira, Gisele Mezzari
author_role author
author2 Damazio, Ademir Damazio
Mezzari Silveira, Gisele Mezzari
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Josélia Euzébio
Damazio, Ademir Damazio
Mezzari Silveira, Gisele Mezzari
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
topic Formação de Professores
description Resumo Investigamos o movimento conceitual adotado por Davýdov e seus colaboradores ao proporem o ensino do Sistema de Numeração no segundo ano do Ensino Fundamental. Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vygotski, coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de Matemática, na União Soviética, a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural. Tal proposta foi publicada por meio de livros didáticos e de orientação ao professor. Durante a investigação, analisamos as tarefas de ensino publicadas nos mencionados livros. A análise permitiu-nos revelar, nas proposições davydovianas, as relações entre o geral, universal, singular e particular, além da consequente unidade entre o lógico e o histórico. Palavras - chave: Teoria Histórico-Cultural. Davýdov. Ensino. Sistema de Numeração.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333
url https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333/6489
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/7333/9559
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/zip
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv Bolema - Boletim de Educação Matemática; v. 28 n. 50 (2014); 1135-1154
1980-4415
0103-636X
reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática
instname:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Bolema: Boletim de Educação Matemática
collection Bolema: Boletim de Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com
_version_ 1788171060987822080