A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329 |
Resumo: | Este artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas. |
id |
UNESP-15_3d3dbe7ea581c73e3d446d2d162f43ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8329 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissensoEste artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/832910.21723/riaee.v10i6.8329Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-1444Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-14441982-55872446-860610.21723/riaee.v10i6reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329/5637Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGroff, Apoliana ReginaMaheirie, KátiaMendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira2020-12-30T22:18:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8329Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:18:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso |
title |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso |
spellingShingle |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso Groff, Apoliana Regina |
title_short |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso |
title_full |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso |
title_fullStr |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso |
title_full_unstemmed |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso |
title_sort |
A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso |
author |
Groff, Apoliana Regina |
author_facet |
Groff, Apoliana Regina Maheirie, Kátia Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Maheirie, Kátia Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Groff, Apoliana Regina Maheirie, Kátia Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira |
description |
Este artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329 10.21723/riaee.v10i6.8329 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329 |
identifier_str_mv |
10.21723/riaee.v10i6.8329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329/5637 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-1444 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-1444 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v10i6 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1788171043212361728 |