A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Groff, Apoliana Regina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maheirie, Kátia, Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329
Resumo: Este artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas.
id UNESP-15_3d3dbe7ea581c73e3d446d2d162f43ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8329
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissensoEste artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/832910.21723/riaee.v10i6.8329Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-1444Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-14441982-55872446-860610.21723/riaee.v10i6reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329/5637Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGroff, Apoliana ReginaMaheirie, KátiaMendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira2020-12-30T22:18:34Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8329Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:18:34Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
title A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
spellingShingle A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
Groff, Apoliana Regina
title_short A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
title_full A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
title_fullStr A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
title_full_unstemmed A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
title_sort A educação sexual e a formação de professores/as um convite ao dissenso
author Groff, Apoliana Regina
author_facet Groff, Apoliana Regina
Maheirie, Kátia
Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
author_role author
author2 Maheirie, Kátia
Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Groff, Apoliana Regina
Maheirie, Kátia
Mendes, Patrícia de Oliveira e Silva Pereira
description Este artigo apresenta um olhar acerca da educação sexual, como ela vem sendo compreendida historicamente no cenário educativo brasileiro, bem como os avanços, retrocessos e desafios que ela tem enfrentado no âmbito das politicas educacionais atuais. Nosso objetivo é problematizar a educação sexual nos espaços de formação de professores/as e a sua relação com a produção de legislações que intentam retirar do plano educativo as reflexões sobre a “promoção da igualdade de gênero e orientação sexual”. Para refletir sobre este cenário, nos ancoramos nas noções de dissenso, gestão e democracia, do filósofo francês Jacques Rancière. No diálogo com este autor, abrimos a possibilidade para que professores e professoras adentrem este campo de sensibilidade desde uma posição dissidente, no sentido de produzir outras reconfigurações em torno da educação sexual nas escolas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329
10.21723/riaee.v10i6.8329
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i6.8329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8329/5637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-1444
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp n.2 (2015): 15 anos do Núcleo de Estudos da Sexualidade: de grupo de pesquisa a programa de pós-graduação; 1431-1444
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i6
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171043212361728