Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Leonardo Santos Amâncio
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendes, Enicéia Gonçalves, Anna, Lucia de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7915
Resumo: O presente artigo é parte de um projeto europeu mais amplo que visou o desenvolvimento de um programa de apoio a estudantes com deficiências durante seu percurso acadêmico e no processo de sua transição ao mercado de trabalho. O objetivo específico do presente estudo consistiu em implementar e avaliar um programa de orientação acadêmica e profissional a esse público alvo. A proposta, baseada num programa já existente no contexto dinamarquês, foi implementada em três universidades italianas, e 43 pessoas foram envolvidas na avaliação de sua eficácia: 20 estudantes universitários com deficiência em fase de transição ao mundo do trabalho, 20 tutores empresariais e 3 tutores acadêmicos. Como resultado, a experiência possibilitou a identificação de elementos-chave relacionados ao percurso acadêmico, à aquisição de competências profissionais dos estudantes, à transição para a vida adulta e o mundo do trabalho. Além disso, foram identificados elementos que contribuem para a constituição do perfil dos tutores acadêmicos e profissionais no ambiente universitário e profissional. Entende- se, com este estudo, que cabe à comunidade científica avançar no processo, reunindo indicadores de boas práticas que possam contribuir para estratégias concretas que garantam a efetiva inclusão social e no trabalho das pessoas com deficiência.
id UNESP-15_478ac9800a1e9e50e3acee26612c7929
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7915
network_acronym_str UNESP-15
network_name_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianasO presente artigo é parte de um projeto europeu mais amplo que visou o desenvolvimento de um programa de apoio a estudantes com deficiências durante seu percurso acadêmico e no processo de sua transição ao mercado de trabalho. O objetivo específico do presente estudo consistiu em implementar e avaliar um programa de orientação acadêmica e profissional a esse público alvo. A proposta, baseada num programa já existente no contexto dinamarquês, foi implementada em três universidades italianas, e 43 pessoas foram envolvidas na avaliação de sua eficácia: 20 estudantes universitários com deficiência em fase de transição ao mundo do trabalho, 20 tutores empresariais e 3 tutores acadêmicos. Como resultado, a experiência possibilitou a identificação de elementos-chave relacionados ao percurso acadêmico, à aquisição de competências profissionais dos estudantes, à transição para a vida adulta e o mundo do trabalho. Além disso, foram identificados elementos que contribuem para a constituição do perfil dos tutores acadêmicos e profissionais no ambiente universitário e profissional. Entende- se, com este estudo, que cabe à comunidade científica avançar no processo, reunindo indicadores de boas práticas que possam contribuir para estratégias concretas que garantam a efetiva inclusão social e no trabalho das pessoas com deficiência.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2015-08-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/791510.21723/riaee.v10i5.7915Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 615-630Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 615-6301982-55872446-860610.21723/riaee.v10i5reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7915/5423Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Leonardo Santos AmâncioMendes, Enicéia GonçalvesAnna, Lucia de2020-12-30T22:21:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7915Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2020-12-30T22:21:57Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
title Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
spellingShingle Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
Cabral, Leonardo Santos Amâncio
title_short Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
title_full Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
title_fullStr Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
title_full_unstemmed Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
title_sort Orientação acadêmica e profissional dos estudantes com deficiência nas universidades italianas
author Cabral, Leonardo Santos Amâncio
author_facet Cabral, Leonardo Santos Amâncio
Mendes, Enicéia Gonçalves
Anna, Lucia de
author_role author
author2 Mendes, Enicéia Gonçalves
Anna, Lucia de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Leonardo Santos Amâncio
Mendes, Enicéia Gonçalves
Anna, Lucia de
description O presente artigo é parte de um projeto europeu mais amplo que visou o desenvolvimento de um programa de apoio a estudantes com deficiências durante seu percurso acadêmico e no processo de sua transição ao mercado de trabalho. O objetivo específico do presente estudo consistiu em implementar e avaliar um programa de orientação acadêmica e profissional a esse público alvo. A proposta, baseada num programa já existente no contexto dinamarquês, foi implementada em três universidades italianas, e 43 pessoas foram envolvidas na avaliação de sua eficácia: 20 estudantes universitários com deficiência em fase de transição ao mundo do trabalho, 20 tutores empresariais e 3 tutores acadêmicos. Como resultado, a experiência possibilitou a identificação de elementos-chave relacionados ao percurso acadêmico, à aquisição de competências profissionais dos estudantes, à transição para a vida adulta e o mundo do trabalho. Além disso, foram identificados elementos que contribuem para a constituição do perfil dos tutores acadêmicos e profissionais no ambiente universitário e profissional. Entende- se, com este estudo, que cabe à comunidade científica avançar no processo, reunindo indicadores de boas práticas que possam contribuir para estratégias concretas que garantam a efetiva inclusão social e no trabalho das pessoas com deficiência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7915
10.21723/riaee.v10i5.7915
url https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7915
identifier_str_mv 10.21723/riaee.v10i5.7915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7915/5423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Letras/Unesp
dc.source.none.fl_str_mv Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 615-630
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 10, n. esp (2015): Políticas de inclusão e formação na educação superior; 615-630
1982-5587
2446-8606
10.21723/riaee.v10i5
reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
collection Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com
_version_ 1788171042807611392